Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Aline Rodrigues Santos
Título(s): Pedagogias participativas e educação física escolar: uma experiência no ensino fundamental
Resumo: [pt] A Educação Física escolar está em constante construção dentro da escola e tem vários desafios, sendo um deles o foco desse estudo: a organização da prática pedagógica condizente com o interesse das crianças para construir processos de ensino aprendizagem mais significantes e participativos. A partir de uma lógica da pedagogia da participação a abordagem de projetos se configura como uma possibilidade de organização pedagógica, que efetive a participação do aluno na construção do conhecimento sobre a cultura corporal de movimento e a constante reflexão da prática pelo docente. O presente estudo pretende analisar uma experiência na Educação Física Escolar pautada numa perspectiva participativa com a abordagem de projetos e conhecer a percepção da professora e dos alunos envolvidos em sua implementação. Para tal, utilizaremos a vertente qualitativa de pesquisa. Utilizaremos como modalidade de pesquisa o estudo de caso. O estudo tem como participantes 25 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, 1 professora polivalente e a professora pesquisadora que participaram da construção e aplicação de um projeto didático. Configuram-se como instrumentos de coleta das informações: a) observação participante, b) Diálogo com os participantes sobre as aprendizagens e impressões das crianças, registro fotográfico feito pelos professores e c) diário de campo das impressões da professora pesquisadora quanto ao processo de implementação do projeto. As informações foram analisadas com o olhar da análise de conteúdo. As informações nos revelam que a abordagem de projetos efetiva a participação das crianças na construção significativa do conhecimento e se traduz como uma possibilidade de organização pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar.
Abstract: [en] The School Physical Education is constantly being built within the school and has several challenges, one of them being the focus of this study: the organization of pedagogical practice in keeping with the children's interest, in order to build more meaningful and participative learning teaching processes. From a logic of the pedagogy of participation, the approach of projects is configured as a possibility of pedagogical organization, which effectively participates the student in the construction of knowledge about the cultural body of movement and constant reflection of the practice by the teacher. The present study aims to analyze an experience in School Physical Education based on a participatory perspective with the project approach and to know the perception of the teacher and the students involved in the implementation. For this we will use the qualitative aspect of research. We will use the case study as a research modality. The study has as participants 25 students of the 2nd year of Elementary School I, 1 polyvalent teacher and the researcher teacher who will participate in the construction and application of a didactic project. They are set up as instruments for collecting information: a) participant observation, b) dialogue with the participants about the children's learning and impressions, photographic record made by the teachers, and c) the field journal of the teacher's impressions regarding the implementation process of the project. The information will be analyzed with the look of content analysis. The information reveals that the project approach effectively participates the children in the meaningful construction of knowledge and is translated as a possibility of pedagogical organization for the School Physical Education classes.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Prof. Elisabete dos Santos Freire
Banca

-

Assuntos: Educação Física Escolar, Abordagem de Projetos, Pedagogia da Participação
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica