Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Gustavo Allegretti João
Título(s): Efeito de diferentes intensidades do treinamento de força com volume equalizado no gasto calórico.
Resumo: [pt] O treinamento de força (TF) tem demonstrando grande eficiência em mudanças biomotoras e comportamentais além de alterações metabólicas associadas ao potencial anaeróbico e a contribuição na melhora do consumo de oxigênio. Posicionamento do American College Sport and Medicine (2011) apresenta que todos os adultos devem acumular pelo menos 30 minutos de atividade física, na maioria dos dias da semana, intensidades moderada-vigorosa, que proporcionando gasto calórico (GC) mínimo de 8,0kcal por minutos, permitindo o controle do peso corporal e prevenção de doenças crônicas associadas. Entretanto, não se conhece com profundidade como o TF poderia contribui com o aumento do dispêndio energético diário. OBJETIVO: Analisar o efeito de diferentes intensidades no treinamento de força no gasto calórico com volume equalizado de adultos saudáveis do sexo masculino praticantes de musculação. METODOLOGIA: Para investigar o GC no TF, 15 participantes do sexo masculino, experientes no TF, realizaram em dias alternados, treinamentos em 3 intensidades de forma randomizada (90%, 75% e 60% de 1- RM). Na intensidade de 90% de 1-RM os participantes realizaram 6 séries, intensidades de 75% de 1-RM foram realizadas 3 séries e 60% 1-RM foram realizadas 2 séries. Todos os protocolos foram realizados em repetições máximas (RM) com 2 minutos de intervalo de recuperação (IR) entre as séries em 8 exercícios comuns no TF. Para a equalização do volume total foi realizado pelo cálculo: volume total = número de repetições x número de séries x número de exercícios. Para quantificar o GC durante a sessão de TF foi mensurado via analisador de gases portátil (Fitmate). A análise do dados foi realizada por método estatístico máximo verossimilhança utilizando ANOVA de medidas repetidas, seguido de post-hoc de Bonferroni; t teste, teste de homogeneidade e esfericidade foram confirmados por testes de Shapiro-Wilk, Levene e Mauchly, respectivamente; correlação de Pearson; tamanho do efeito generalizado eta quadrado (ηG 2); regressão multivariada (stepwise), teste de Durbin-Watson, VIF, Blant-Altman. A significância foi fixada em 5%. Os dados foram processados no software R versão 1.0.44 para Macintosh. RESULTADOS: Estudo 1 (Análise 1): Houve efeito significativo no GC no método múltiplas séries comparado ao método circuitado. Quanto às análises de subgrupos (intensidade), houve tendência de aumento no GC associado com o aumento da intensidade no TF. Contudo, após o ajuste do risco de viés, não houve incremento no gasto calórico com o aumento da intensidade (p < 0,18). Estudo 2 (Análise 1): O GC - sessão com a intensidade de 90% de 1-RM, bem como, o GC - repetição foi significantemente maior em comparação as intensidades de 60% e 75% de 1-RM. Estudo 2 (Análise 2): O principal achado do presente estudo mostra que o GC por exercício no TF em diferentes intensidades com o volume equalizado foi significantemente maior quando realizado em alta intensidade em todos os exercícios. Estudo 2 (Análise 3): o GC foi significativamente maior em protocolos com alta intensidade em comparação com baixo intensidade no TF, adicionalmente, o GC foi maior em exercícios multiarticular em comparação com exercícios monoarticulares (Δ% 7-9,8) em todas as intensidades (p < 0,01). Estudo 3 (Análise 1): O custo metabolismo da sessão no TF associado a intensidade de 60- 75% de 1-RM pode ser predito com a equação kcal/sessão = - 38,88 -1,58 (X1) + 0,0031 (X2) + 10,35 (X3). Enquanto, sessão no TF com a intensidade de 90% de 1-RM pode ser previsto com a equação kcal/sessão = 256,06 - 0,54 (X1) + 0,02 (X2) + 2,02 (X3).
Abstract: [en] Strength training (ST) has demonstrated great efficiency in biomotor and behavioral changes in addition to metabolic alterations associated to the anaerobic potential and the contribution in the improvement of the oxygen consumption. The positioning of American College Sport and Medicine (2011) states that all adults should accumulate at least 30 minutes of physical activity on most days of the week, moderatevigorous intensities, which provide minimal energy expenditure (EE) of 8,0 kcal per minute, allowing the control of body weight and prevention of associated chronic diseases. However, it is not known with depth how the ST could contribute with the increase of the daily EE. PURPOSE: To analyze the effect of different intensities of ST with equalized volume total on the EE of healthy male adult trained. METHODS: To investigate the GC in the TF, 15 male participants, experienced in the ST, performed on alternate days, training in 3 intensities in a randomized way (90%, 75% and 60% of 1-RM). In the intensity of 90% of 1-RM the participants performed 6 sets, intensities of 75% of 1-RM were performed 3 sets and 60% 1-RM were performed 2 sets. All protocols were performed in maximal repetitions (MR) with 2 minutes of recovery interval (RI) between sets in 8 common exercises in the ST. For the equalization of the total volume was performed by the calculation being: total volume = number of repetitions x number of sets x number of exercises. To quantify the EE during the ST session was measured via portable gas analyzer (Fitmate). Data analysis was performed by maximum-likelihood estimation method (MLE) using repeated measures ANOVA, followed by Bonferroni post-hoc; t test, homogeneity test and sphericity were confirmed by Shapiro-Wilk, Levene and Mauchly tests, respectively; Pearson's correlation; generalized effect size eta square (ηG2); multivariate regression (stepwise), test Durbin-Watson, VIF, Blant-Altman. The significance was determined at 5%. The data was processed in R version 1.0.44 for Macintosh software. RESULTS: Study 1 (Analysis 1): Therefore, there was a significant effect of EE in the multiples sets method compared to the circuit training method. Regarding the subgroup analyzes (intensity), there was a trend of increased EE associated with the increase in ST intensity. However, after adjusting the risk of bias, there was no increase in caloric expenditure with increasing intensity (p < 0.18). Therefore, the results of its metanalysis are inconclusive. We suggest further studies, controlling methodological biases to arrive at an answer. Study 2 (Analysis 1): The EE – session with the intensity of 90% of 1-RM, as well as, the EE - repetition was significantly greater compared to the intensities of 60% and 75% of 1-RM. Study 2 (Analysis 2): The main finding of the present study shows that the EE per exercise in the ST in different intensities with the equalized volume was significantly higher when performed in high intensity in all the exercises. Study 2 (Analysis 3): However, EE was significantly higher in protocols with high intensity compared to low intensity in ST, in addition, EE was higher in multiarticular exercises compared to monoarticular exercises (Δ% 7-9,8) at all intensities (p <0, 01). Study 3 (Analysis 1): We found that the EE of ST session metabolism associated with the intensity of 60-75% of 1-RM can be predicted with the equation kcal / session = - 38.88 - 1.58 (X1) + 0.0031 (X2) + 10.35 (X3). Meanwhile, the ST session with the 90% intensity of 1-RM can be predicted with the equation kcal / session = 256.06 - 0.54 (X1) + 0.02 (X2) + 2.02 (X3).
Titulação: Doutorado em Educação Física
Orientador (a): Prof. Aylton José Figueira Júnior
Banca

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Assuntos: Exercício, Exercício resistido, Treinamento, Caloria
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

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