Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Alexandre Apolo da Silveira Menezes
Título(s): O esporte à luz da inclusão/exclusão na rede pública de ensino no Estado de São Paulo na cidade de Santos.
Resumo: [pt] O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre discurso e intervenção no ensino do Esporte; identificar as estratégias inclusivas/excludentes no ensino do Esporte nas aulas de Educação Física e analisar a influência dos Cadernos de Ensino na prática pedagógica dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo na cidade de Santos-SP. Foram entrevistados 20 professores de Educação Física de 20 escolas da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e quatro sessões de observações de aulas consecutivas que abordavam o ensino do tema Esporte em classes do Ensino Fundamental II, em cinco escolas da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo e análise dos dados ocorreu conforme a Análise de Conteúdo preconizada por Bardin (2011) nas entrevistas e as variáveis de adaptação de Munster e Almeida (2005) como instrumento de pesquisa para as observações de campo. Concluímos que professores utilizam a Proposta Curricular do Estado de São Paulo como material de apoio para o ensino do conteúdo Esporte; a partir desse material criam estratégias inclusivas para atender especificidades dos alunos com deficiência. As estratégias encontradas pelos professores foram aulas teóricas e o Jogo modificado em sete variáveis de adaptação (Munster e Almeida, 2005). Palavras.
Abstract: [en] The objective of this study was to verify the relation between speech and intervention in the teaching of Sport; to identify the inclusive / exclusionary strategies in the teaching of Sport in Physical Education classes and to analyze the influence of the Teaching Notebook in the pedagogical practice of the teachers of the Public School Network of the State of São Paulo in the city of Santos-SP. Twenty physical education teachers from twenty schools of the Public Education Network of the State of São Paulo were interviewed. Data were collected through a semistructured interview and four sessions of consecutive class observations that addressed the teaching of the theme Sport in classes of Elementary School, in five schools of the Public Education Network of the State of São Paulo and data analysis occurred according to the Content Analysis advocated by Bardin (2011) in the interviews and the adaptation variables of Munster and Almeida (2005) as a research tool for the field observations. We conclude that teachers use the Curricular Proposal of the State of São Paulo as support material for teaching content Sports; from this material create inclusive strategies to meet the specific needs of students with disabilities. The strategies found by the teachers were theoretical classes and the Game modified in seven adaptation variables (Munster and Almeida, 2005).
Titulação: Doutorado em Educação Física
Orientador (a): Prof. Graciele Massoli Rodrigues
Banca

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Assuntos: Estratégias de ensino, Educação Física Escolar, Esporte inclusivo
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Pesquisa Específica