Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Fábio Alves de Oliveira
Título(s): Educação física no ensino fundamental: análise de uma intervenção pedagógica embasada no ensino híbrido à luz da relação com o saber.
Resumo: [pt] O uso da tecnologia digital é uma realidade no ambiente escolar. Estudantes com habilidades específicas para usufruir das tecnologias digitais estabelecem uma relação íntima e produtiva no ambiente virtual de aprendizagem. Incorporar tecnologia digital como interface de ensino e aprendizagem e utilizar aplicativos, para ampliação das possibilidades de interação com o conteúdo proposto, são tendências na ação pedagógica realizada por professores e estudantes. Este estudo tem como objetivo analisar uma intervenção pedagógica embasada em pressupostos híbridos para a transmissão de conhecimentos específicos da Educação Física no Ensino Fundamental e conhecer a percepção dos estudantes sobre a proposta. A proposição contou com o formato de sala de aula invertida (flipped classroom), utilização das tecnologias digitais, aprendizagem entre pares e o desenvolvimento prático teórico na quadra esportiva. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com participantes adolescentes, estudantes do 9º ano de uma escola particular da cidade de São Paulo. Foi utilizada a plataforma Moodle para o contato preliminar com o conteúdo proposto. Os participantes passaram por um processo de ensino e aprendizagem com características próprias. Eles vivenciaram os esquemas táticos do basquetebol no ambiente virtual e na quadra esportiva do colégio. A proposta foi organizada e aplicada em quatro etapas. A primeira etapa estabeleceu o contato e a relação do estudante com o ambiente virtual de aprendizagem. A segunda etapa oportunizou a rotação entre bancadas de estudo, sendo que a experiência proporcionou ao discente a troca ou aprendizagem entre pares quando o resgate da videoaula assistida na sala de aula invertida (flipped classroom) aconteceu, além do compartilhamento dos conhecimentos prévios entre os estudantes. A terceira etapa contou com a vivência dos esquemas táticos na quadra esportiva, onde os participantes colocaram em prática a sua estratégia. Os jogos foram filmados pelos próprios estudantes com uma câmera acoplada ao corpo de um dos jogadores. A quarta etapa foi dedicada ao processo avaliativo realizado pelos alunos por intermédio de um questionário eletrônico disponibilizado na plataforma Moodle. Durante as quatro etapas o pesquisador coletou informações com a utilização de observações de campo, análise da filmagem das aulas, aplicação de questionário eletrônico e entrevistas com os alunos. À luz da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot foi realizada uma análise das respostas dos alunos. Entre os participantes, 91% declararam ter aprendido a utilizar a prancheta tática virtual, 62% aplicaram notas 4 e 5 (em uma escala de 0 a 5) para o aplicativo “CoachNote” e 79% classificaram a prática de ensino com as notas 4 e 5 (em uma escala de 0 a 5). Sobre a percepção dos estudantes, a partir da identificação das etapas mais significativas foi possível definir as figuras do aprender elencadas 8 por eles. O estudante número 1 apontou as “bancadas de estudo”, menção à figura do aprender “dispositivo relacional”, como o momento mais significativo durante o processo. Os estudantes 2, 3 e 4 especificaram a figura do aprender “atividades a serem dominadas”, definindo o jogo proposto na aula como a etapa mais significativa. O estudante número 6 valorizou a figura do aprender “objetos cujo uso deve ser aprendido” quando mencionou a utilização da filmadora GoPro. E os estudantes 5 e 7 citaram o vídeo gravado por eles. A percepção deles indicou a figura do aprender “saberes-objeto”, entenderam que no vídeo havia saberes incorporados e que sua consulta seria importante para o desenvolvimento do aprendizado específico daquele conteúdo.
Abstract: [en] The use of digital technology is a reality in the school environment. Students with specific skills in making use of digital technologies establish intimate productive relationships in the Virtual Learning Environment. To incorporate digital technology as a teaching-learning interface and to utilize apps to broaden the possibility of interaction with the planned content are trends in the pedagogical action carried out by teachers and pupils. This study aims at analyzing a pedagogical intervention based on hybrid assumptions for the transmission of specific knowledge of Physical Education in Elementary School as well as understanding pupils’ perception of such proposal. This proposition counted with the Flipped Classroom format, the use of digital technology, learning, and the practical theoretical development in the sports court. The research utilized a qualitative approach, with teenage participants, 9th graders in a private school in São Paulo. Moodle platform was used to establish contact with the preliminary planned content. Participants went through a teaching-learning process with specific characteristics. The Pedagogical Implementation was unprecedented. Pupils experienced basketball’s tactical schemes in a virtual environment and then in the sports court. The proposal was organized and applied in 4 stages. Stage 1 established pupils’ contact and relationship with the virtual learning environment. Stage 2 enabled pupils to rotate between study groups so that the experience provided them with collaborative learning when the video class watched in the Flipped Classroom was rescued, not to mention the pupils’ sharing of their own previous knowledge. Stage 3 counted with the experience of tactical schemes in the sports court where participants put their strategy into practice. Pupils themselves filmed the matches using a camera attached to one of the players’ body. Stage 4 was dedicated to the evaluating process carried out by the pupils through electronic questionnaire available on the Moodle platform. Field observation, analysis of class filming, electronic questioning and interview with participants enabled the researcher to collect information throughout the 4 stages. Analysis of pupils’ answers was carried out in the light of Bernard Charlot’s relationship to knowledge theory. Among the participants, 91% stated they had learned how to use the virtual drawing board, 62% applied grade 4 or 5 (on a 0 to 5 scale) for the “CoachNote" application and 79% rated the teaching practice with grade 4 or 5 (on a 0 to 5 scale). On the perception of the pupils, from the identification of the most significant steps it was possible to define the learning figures listed by them. Pupil number 1 pointed to the "study benches”, reference to the learning figure 10 "relational device”, as the most significant moment during the process. Pupils 2, 3 and 4 specified the learning figure "activities to be mastered” defining the proposed game in class as the most significant step. Pupil number 6 emphasized the learning figure "objects whose use must be learned” when he mentioned the use of the GoPro camcorder. Pupils 5 and 7 cited the video recorded by them, their perception indicated the learning figure “object-knowledge”. They understood that in the video there were incorporated knowledge and its consultation would be important for the development of that contents’ specific learning.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Prof. Elisabete dos Santos Freire
Banca

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Assuntos: Ensino da Educação Física, Tecnologia Digital, Ensino Híbrido, Teoria da Relação com o Saber.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

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