Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Danielle Borges Calderaro
Título(s): [pt] Processo educacional para idosos estruturados em Universidades da Cidade de São Paulo
Resumo: [pt] O envelhecimento populacional constitui uma realidade mundial e evidencia a importância da preparação das sociedades para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos idosos. O idoso tem na educação uma ferramenta para novas oportunidades e a possibilidade de transformação por meio do aprender com questões culturais, sociais e biológicas. As Universidades Abertas se apresentam como um espaço propicio para os idosos ampliarem relações sociais, culturais, qualidade de vida, tendo em vista a valorização pessoal, a convivência em grupo e o contato constante com as mudanças que acontecem no mundo, além de auxiliar na formação de um indivíduo com consciência de suas responsabilidades e direitos. Esse trabalho tem objetivo de verificar e analisar as propostas de atendimento/educação para idosos nos programas de Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) das Universidades de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e com exploração de campo e uso de entrevistas semiestruturadas com 10 idosos, 5 professores e 5 coordenadores pertencentes a projetos de extensão universitária da Cidade de São Paulo - UNATI. As análises foram descritivas com base em análise de conteúdo preconizada por Bardin (2011). Os resultados mostraram que os programas educacionais para idosos na Cidade de São Paulo, em sua maioria possuem propostas pedagógicas semelhantes. Concebendo como principais objetivos, a socialização, atualização, promoção da qualidade de vida, inserção do idoso na sociedade. Os coordenadores e professores, mostraram-se integrados em relação aos objetivos, propostas e desenvolvimento das atividades dos programas. Os idosos participam parcialmente das decisões referentes aos programas, porém apresentam grande satisfação com as propostas disponibilizadas.
Abstract: [en] Population aging is a global reality and highlights the importance of preparing societies to provide a better quality of life for older citizens. The elderly has in the education a tool for new opportunities and the possibility of transformation through learning with cultural, social and biological issues. The Open Universities present themselves as a space conducive for the elderly to broaden social, cultural and quality of life, with a view to personal appreciation, group living together and constant contact with the changes taking place in the world, as well as assisting in formation of an individual with an awareness of their responsibilities and rights. This work has the objective of verifying and analyzing the proposals of care / education for the elderly in the programs Open University of the Third Age (UNATI) of the Universities of São Paulo. This is a descriptive qualitative research with field exploration and use of semistructured interviews with 10 seniors, 5 teachers and 5 coordinators belonging to university extension projects of the City of São Paulo (UNATI). The analyzes were descriptive based on content analysis advocated by Bardin (2011). The results showed that the educational programs for the elderly in the City of São Paulo, in their majority, have similar pedagogical proposals. Conceiving as main objectives, socialization, updating, promotion of the quality of life, insertion of the elderly in society. The coordinators and teachers were integrated in relation to the objectives, proposals and development of the activities of the programs. The elderly participate partially in the decisions regarding the programs, but they are very satisfied with the proposals made available.
Titulação: Mestrado em Ciências do Envelhecimento
Orientador (a): Prof. Graciele Massoli Rodrigues
Banca

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Assuntos: Universidade Aberta à Terceira Idade, Envelhecimento, Educação
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Pesquisa Específica