Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Uirá de Siqueira Farias
Título(s): [pt] Prática Pedagógica na Educação Física: a percepção dos autores de saberes na realidade escolar
Resumo: [pt] Este trabalho busca compreender a percepção dos/as professores/as de Educação Física Escolar sobre a configuração de suas práticas pedagógicas e descrever como esses/as professores/as sistematizam e selecionam seus conteúdos, objetivos, estratégias e avaliações. O estudo apresenta reflexões sobre as práticas pedagógicas da Educação Física Escolar, suscitadas por um grupo de professores/as atuantes em escolas públicas da cidade de Santo André/SP. Tece discussões acerca da escola, da pedagogia, da didática e das práticas pedagógicas que norteiam a Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo que utilizou a entrevista individual semiestruturada com oito professores/as de Educação Física para dialogar com a realidade escolar. A amostra foi típica, e a delimitação do número de participantes do estudo se deu pela amostragem por saturação. As entrevistas foram analisadas com base no método de análise de conteúdo que motivou a discussão por meio de seis categorias: Na lente: os professores; Inspirações que mobilizam a construção de sua prática pedagógica; Alicerces que norteiam o planejamento dos/as professores/as; Escola: o ateliê da prática pedagógica; Prática pedagógica como obra interativa e Percepções dos artistas. Os resultados apontaram que os/as professores/as produzem seus planejamentos com base em suas experiências de vida, buscam apoio nos seus pares de área para produzirem suas didatizações e constroem currículos vivos. Levam em consideração os interesses das crianças e desenvolvem suas aulas de forma particular com vigilância crítica, intencionalidade, insistência, testagens e reflexões sobre seu fazer pedagógico. São professores/as intelectuais transformadores, uma vez que se propõem a refletir, a questionar e ser questionados/as pelos discentes, além de se mostrarem comprometidos/as e inovadores/as no atual cenário da Educação Física Escolar.
Abstract: [en] This work seeks to understand the perception of teachers of Physical Education in the configuration of their pedagogical practices and to describe how these teachers systematize and select their content, objectives, strategies and evaluations. The study presents reflections on the pedagogical practices of Physical School Education, based on a group of teachers working in public schools in the city of Santo André/SP. It contains discussions that involve the idea of contemporary school, pedagogy, didactics and pedagogical practices that guide Physical School Education. It is a qualitative research, with a descriptive character that used the semi-structured individual interview with eight teachers of physical education to dialogue with the school reality. We chose the typical sample that had as initial indication a pedagogical coordinator of Physical School Education. To delimit the number of participants of the study was by sampling by saturation. The interviews were analyzed based on the content analysis method, which motivated the discussion through six categories: In the lens: teachers; Inspirations that mobilize the construction of their pedagogical practice; Structures that guide the planning of teachers; School: the atelier of pedagogical practice; Pedagogical practice as an interactive work and Perceptions of artists. The results pointed out that teachers produce their plans based on their life experiences, seek support from their area peers to produce their didactic and build living curricula. They take into consideration the interests of children, showing a logic that runs away from the traditional, the marketing, the reproduction, and a sense open to dialogue, being in a state of critical vigilance, with intentionality, insistence, tests and reflections on their pedagogical doing. They are transforming intellectual teachers, since they propose to reflect, question and be questioned by the students, in addition to being committed and innovative in the current scenario of Physical School Education.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Prof. Graciele Massoli Rodrigues
Banca

-

Assuntos: Prática Pedagógica, Educação Física Escolar
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica