Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Andreia Camila de Oliveira
Título(s): [pt] ] Situações de conflito no ambiente escolar: um olhar a partir do professor de Educação Física
Resumo: [pt] Conflitos estão presentes em todas as relações humanas e, portanto, também ocorrem no contexto escolar. Eles surgem de ideias ou opiniões divergentes ou modos diferentes de interpretar algum fato e podem auxiliar os alunos a perceberem que deles surgem oportunidades para o amadurecimento e crescimento pessoal e social, se conduzidos de maneira eficaz. É importante os professores realizarem intervenções e estímulos às discussões sobre o tema com o objetivo de desenvolver a cidadania, uma vez que o conflito também é uma oportunidade de ruptura do que está constituído para que se construa algo novo. O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula, e promoveu reflexão conjunta entre professores e pesquisadora voltada para problemas relacionais entre alunos. Participaram da pesquisa três professores de Educação Física, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, da rede particular de ensino da cidade de São Bernardo do Campo. Para análise dos dados, foi realizada análise de conteúdo de acordo com Saldaña (2011), tendo como referência duas categorias pré-definidas: a) situações de conflito; b) ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo tipologia proposta por Moore (1998). A pesquisa revelou a preocupação dos professores de Educação Física em solucionar os conflitos de maneira pacífica e imparcial, utilizando o diálogo como principal estratégia, o que exigiu dos educadores o exercício da escuta. Os resultados indicaram que docentes anteriormente críticos em relação à convivência com os conflitos, hoje exercitam com maior reflexão o papel de facilitadores. Os estudos apontaram que a mediação é o caminho para a resolução dos conflitos e o mediador tem um papel fundamental nesse processo. Existe um consenso entre os professores de que eles não foram preparados para lidar com tais situações e que não existe uma metodologia educacional que possa ser praticada.
Abstract: [en] ] Conflicts are present in all human relationships and therefore also occur in the school context. They arise from differing views or opinions or different ways of interpreting a fact and can help students realize that opportunities for maturation and personal and social growth arise if they are conducted effectively. It is important for teachers to make interventions and stimulate discussions on the subject with the aim of developing citizenship, since conflict is also an opportunity to break up what is constituted in order to build something new. The objective of the research was to understand the teacher perception about the relationship between conflict situations and pedagogical interventions in Physical Education classes. It is a descriptive, qualitative research that used semi-structured interviews, class diary, and promoted joint reflection between teachers and researcher focused on relational problems among students. Three Physical Education teachers participated in the research. They are from Elementary School II and High School, from the private teaching network of the city of São Bernardo do Campo. For analysis of the data, the content analysis was used Saldaña (2011), having as reference two pre-defined categories: a) conflict situations; b) actions implemented. The conflicts were classified according to the typology proposed by Moore (1998). The research revealed the concern of Physical Education teachers to resolve conflicts in a peaceful and impartial manner, using dialogue as the main strategy, which required the teachers to exercise listening. The results indicated that previously critical teachers in relation to living with conflicts, today exercise with greater reflection the role of facilitators. The studies pointed out that mediation is the way to resolve conflicts and the mediator plays a fundamental role in this process. There is a consensus among teachers that they have not been prepared to deal with such situations and that there is no educational methodology that can be practiced.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Prof. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Banca

-

Assuntos: Educação Física Escola, Conflito, Mediação, Formação continuada
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica