Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Luis André dos Santos
Título(s): [pt] Building Information Modeling no ensino de arquitetura e urbanismo: percepção e disseminação do BIM nas Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo
Resumo: [pt] Nesta dissertação analisamos a legislação sobre o ensino da arquitetura e do urbanismo vigente e a viabilização que as Instituições de Ensino Superior (IES) dão às chamadas disciplinas de informática aplicada, onde tradicionalmente o BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção) pretende ser ensinado. O estudo que se apresenta parte da análise de matrizes curriculares, ementas e projetos pedagógicos das 122 Instituições de Ensino Superior de arquitetura e urbanismo presentes no estado de São Paulo em 2016, identificando como e de que maneira o BIM está sendo incorporado aos cursos de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo deste trabalho é ponderar se realmente será possível o ensino do BIM, uma vez que deve existir uma relação entre o que se ensina nas escolas de arquitetura e urbanismo e a prática profissional, até porque as diretrizes curriculares determinam os conhecimentos e aptidões que os profissionais da arquitetura e do urbanismo devem possuir. No entanto, tem se verificado que o mercado profissional já está sendo afetado pela implantação do BIM, mas a incorporação do BIM à atual estrutura de ensino de arquitetura no Brasil é incipiente. Apresenta uma série de desafios, a começar pela falta de metodologia em razão de ser um processo relativamente novo e não se limitar a um campo disciplinar que possa ser resumido a uma única disciplina. Pelo contrário, sua formulação com base numa atividade multidisciplinar, que permeia praticamente todas as disciplinas do curso, dificulta sua aplicação desde o ponto de vista do ensino tradicional da arquitetura e do urbanismo, embasado em disciplinas independentes.
Abstract: [en] In this dissertation we analyze the legislation on the teaching of Architecture and Urbanism current and the viability that the Institutions of Higher Education (IES) give to the so-called disciplines of applied informatics, where traditionally BIM (Building Information Modeling) intended to be taught. The study starts from the analysis of curriculum guidelines and pedagogical projects of the 122 Institutions of Higher Education of Architecture and Urbanism present in the state of São Paulo in 2016, identifying how the BIM is being incorporated into the Architecture courses and Urbanism. The aim of this work is to consider whether the teaching of BIM will really be possible, since there must be a relationship between what is taught in Architecture and Urbanism schools and professional practice, even because the curricular guidelines determine the knowledge and skills that professionals of Architecture and Urbanism must own. However, it has been verified that the professional market is already being affected by the implementation of BIM, but the incorporation of BIM to the current structure of Architecture teaching in Brazil is insipient. It presents a series of challenges, starting with the lack of methodology because it is a relatively new process and not limited to a disciplinary field that can be summarized in a single discipline. On the contrary, its formulation based on a multidisciplinary activity, which permeates practically all the subjects of the course, makes difficult its application from the point of view of the traditional teaching of Architecture and Urbanism, based on independent disciplines. incorporation of BIM to the current structure of Architecture teaching in Brazil is insipient. It presents a series of challenges, starting with the lack of methodology because it is a relatively new process and not limited to a disciplinary field that can be summarized in a single discipline. On the contrary, its formulation based on a multidisciplinary activity, which permeates practically all the subjects of the course, makes difficult its application from the point of view of the traditional teaching of Architecture and Urbanism, based on independent disciplines.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Profa. Fernando Guillermo Vazquez Ramos
Banca

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Assuntos: Informática aplicada, Ensino, BIM, Diretrizes curriculares.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

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