Telefone | (11) 2799-1677 Atendimento


Prouni 2019

Inscreva-se
INSCRIÇÕES
31 de janeiro até 3 de fevereiro (às 23h59)
RESULTADO
1º chamada: 6/2 - 2º chamada: 20/2
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES
1ª chamada: de 6 a 14/02 e 2º chamada: 20 a 27/02
LISTA DE ESPERA
Inscrição: 7 e 8/2 | Resultado: 11/03
COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES - LISTA DE ESPERA
12 a 13 de março

SAIBA COMO CONCORRER A
BOLSAS DO PROUNI

LOCAIS DAS ENTREVISTA

UNIDADE MOOCA
R. Taquari, 546 – Mooca – São Paulo – SP – 03166-000  / 1° Andar – Bloco C – Sala 108C/Segunda à Sexta das 09 às 20h e Sábado das 09h às 12h
UNIDADE SANTO AMARO
Rua Alexandre Dumas, 2016 – Santo Amaro – São Paulo – SP – 04717-004 /Térreo/Segunda à Sexta das 09 às 20h e Sábado das 09h às 12h
UNIDADE BUTANTÃ
Av. Vital Brasil, 1000 – Butantã – São Paulo – SP – 05503-001 /Térreo/ Segunda à Sexta das 09 às 20h e Sábado das 09h às 12h
UNIDADE JABAQUARA
Av. Jabaquara, 1870 – Saúde, São Paulo – SP, 04046-300  /Térreo/Segunda à Sexta das 09 às 20h e Sábado das 09h às 12h
UNIDADE PAULISTA
Av. Angélica, 2565 – Bela Vista – São Paulo – SP – 01227-200  / Térreo / Segunda à Sexta das 09 às 20h e Sábado das 09h às 12h

 

Para realizar a entrevista os candidatos devem estar com a documentação completa em mãos. Quando as cópias estiverem ilegíveis, trazer os originais.

Organização dos Documentos

Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;

  • Não grampear as cópias, nem as recortar, deixar em tamanho A4;
  • Na falta de algum documento o processo NÃO será aceito.

Análise da Documentação e Resultado

  • Portar os documentos, ORIGINAL e CÓPIA, na ordem da “do checklist a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”
  • Será realizada a triagem da documentação apresentada e apenas serão recebidos para o processo seletivo os candidatos que estiverem com a documentação completa;

Nos dias 07 e 08 de março de 2019, os candidatos que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição.

A manifestação de interesse assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à bolsa ofertada no âmbito do ProUni para a qual a referida manifestação foi efetuada, estando a concessão da bolsa condicionada à existência de bolsas disponíveis e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

11 de março de 2019 – Resultado para o candidato, com a sua inscrição, acessar o site do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br) e verificar se está na lista dos Pré-Selecionados na Lista de Espera.

Os candidatos que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 12 a 13 de março de 2019.

CONHEÇA SUA JORNADA DO
PROUNI USJT

Infográfico Infográfico

Dúvidas
Frequentes

A renovação do ProUni é realizada todo o semestre, de acordo com as datas estipuladas pelo MEC. Você será chamado pela instituição de ensino para assinar o Termo de Atualização Coletiva de Usufruto da Bolsa ProUni. Os bolsistas do Prouni que tiverem rendimento abaixo do exigido, pela primeira vez, terão que realizar um pedido de reconsideração do benefício. Aqueles que tiverem o segundo baixo rendimento terão sua bolsa encerrada. Após ter a sua bolsa cancelada, o aluno pode continuar matriculado na instituição e pagar as mensalidades do curso a partir do momento que a bolsa for cancelada. Compareça ao CAA do seu campus para realizar a assinatura do cancelamento.

Para se manter no ProUni, você deverá́ ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Exemplo: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá́ ter o financiamento encerrado, porque teve somente 50% de aproveitamento. Neste caso, o coordenador do Prouni, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas em que houve reprovação, poderá analisar as justificativas apresentadas pelo estudante para o rendimento acadêmico insuficiente e autorizar, por duas vezes, a continuidade da bolsa.

Veja outros exemplos na tabela a seguir:

Para realizar a suspenção da bolsa do ProUni, você deverá comparecer o CAA do seu campus, realizar o trancamento da matrícula e solicitar a suspensão da bolsa por meio do protocolo “ProUni: suspensão/trancamento”. Após o deferimento do protocolo, você deve retornar novamente no CAA do seu campus para assinar o termo de Suspensão. Porém, o período suspenso conta como de efetiva utilização, sendo descontado do prazo máximo de utilização da bolsa, o que deve ser considerado antes do trancamento da matrícula e suspensão da bolsa. Atenção! A bolsa poderá ficar suspensa por até 4 semestres e, caso você não retorne dentro deste prazo, a bolsa será encerrada. Para o encerramento da bolsa, você deverá procurar o CAA do seu campus e solicitar o cancelamento de sua matricula, por meio do protocolo “ProUni: encerramento”. Após o deferimento do protocolo, você deve comparecer no CAA do seu campus para assinatura do termo de Encerramento. Sendo assim, para suspensão da bolsa, você tem que solicitar o trancamento da matrícula. Para encerramento da bolsa, você precisa solicitar o cancelamento da matrícula.

Você pode transferir sua bolsa do Prouni para outra instituição, curso, turno ou campus, a partir do segundo semestre como bolsista, de acordo com os critérios:

O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

A instituição e o curso para o qual deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa Prouni; exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

Transferência Externa: a Instituição aceita transferência de bolsa parcial e integral para curso de área afins de acordo com a Tabela Capes e mediante chave de transferência emitida pela Instituição de origem;

Transferência Interna: você não pode ter cursado mais de 75% do curso de origem qual foi concedido a bolsa e a permissão ocorre somente para transferência de curso para área afim de acordo com a Tabela Capes.