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Professores desenvolvem trabalho que une lógica e meio ambiente

Em conformidade com as diretrizes curriculares do Minist√©rio da Educa√ß√£o e atenta √†s exig√™ncias de um mercado cada vez mais competitivo, a Faculdade de Ci√™ncia e Tecnologia (FTCE) da Universidade S√£o Judas, apresenta em seu ciclo b√°sico dos cursos de Engenharia Civil, da Computa√ß√£o, de Controle e Automa√ß√£o, de Produ√ß√£o, El√©trica, Eletr√īnica e Mec√Ęnica a disciplina de Introdu√ß√£o √† Engenharia.

Sob a coordena√ß√£o do Prof. Dr. Angelo Eduardo Battisitini Marques, a disciplina busca abordar de modo¬†interdisciplinar, ainda que de forma inicial, a realidade de atua√ß√£o do engenheiro e seus campos de atua√ß√£o, buscando refor√ßar a motiva√ß√£o do aluno. Ao relacionar situa√ß√Ķes do dia a dia de um profissional com os conhecimentos trabalhados em aula, o aluno deve ser motivado a interpretar as situa√ß√Ķes e buscar, no seu repert√≥rio de conhecimentos, as solu√ß√Ķes adequadas e a cultivar aptid√Ķes para a solu√ß√£o de problemas de forma eficiente e trabalhando com quest√Ķes conceituais e de racioc√≠nio. Al√©m disso, a disciplina procura mostrar as diversas habilita√ß√Ķes da engenharia, auxiliando o estudante na sua escolha e mostrando uma vis√£o ampla das √°reas nas quais o profissional de engenharia pode atuar, entender o seu papel na sociedade e as principais habilidades e aptid√Ķes que devem ser cultivadas por um engenheiro. Com isso, √© interessante trazer √† disciplina o est√≠mulo ao aluno em um contexto de busca de solu√ß√£o de problemas.

Diante do desafio de buscar inova√ß√Ķes para o ensino da engenharia, o Professor Angelo Battistini tem pesquisado metodologias de ensino inovadoras por meio de projetos de pesquisa voltados para a utiliza√ß√£o de metodologias de aprendizagem ativa com alunos de primeiro ano de Engenharia, o que resultou na aplica√ß√£o experimental de um conjunto de metodologias de algumas universidades americanas. Dentre os projetos em curso podemos mencionar o CDIO (Conceive, Design, Implement & Operate ou "Conceber, Projetar, Implementar e Operar" em tradu√ß√£o livre). Origin√°rio do Massachusetts Institute of Technology, o m√©todo trabalha a concep√ß√£o criativa de projetos a serem analisados em sua implementa√ß√£o e opera√ß√£o por meio dos conhecimentos te√≥ricos abordados nas demais disciplinas do ciclo b√°sico.

Para a aplica√ß√£o da metodologia do CDIO, a professora Roberta Vieira Raggi trouxe a proposta da sua aplica√ß√£o por meio do estudo de formas e fen√īmenos da natureza aplicadas √† Engenharia. Observando as formas e fen√īmenos que a natureza aperfei√ßoou durante mil√™nios na natureza os alunos trazem especialmente a matem√°tica e a f√≠sica para a atua√ß√£o pr√°tica para solu√ß√£o de problemas e cria√ß√£o de inova√ß√Ķes. Como resultado do trabalho conjunto dos professores Angelo Battistini e Roberta Raggi e acrescido de valiosas contribui√ß√Ķes do Prof. Mairlos Navarro, foram produzidos os materiais did√°ticos que se encontram nestes dois links: (1) / (2)

O projeto se encontra em fase de implanta√ß√£o. Todavia, a aplica√ß√£o de metodologias de aprendizagem ativa contribuir√° n√£o somente para que o aluno de engenharia possa assimilar os conte√ļdos te√≥ricos abordados no ciclo b√°sico de seu curso, mas tamb√©m conseguir√° desenvolver o racioc√≠nio l√≥gico e a habilidade de aplica√ß√£o dos conhecimentos adquiridos na solu√ß√£o de problemas e ainda ser√° sensibilizado para a preserva√ß√£o do meio ambiente na medida em que amplia o seu conhecimento a respeito de formas e fen√īmenos da natureza.

 

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