ISSN 1413-6147
Ano V
Novembro de 1999
Nº 19
Conteúdo deste número
Editoriais
Educação a Distância e a Universidade do Futuro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

243

Artigos
Uma aula sobre Kant . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Mario Ariel González Porta
245
Motivação ou liderança? Eis a questão . . . . . . . . .
Rafael Annunciato Neto
252
O estágio no curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu: pressupostos e organização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Leliane M. A. Gliosce Moreira


254
A gestão da informação e do conhecimento nas organizações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Antonio Vico Mañas

259
Experiência de uma revista interativa na internet: a metodologia Net-In  . . . . . . . . . . . . . . .
Alberto Mesquita Filho

262
Psicologia organizacional e realidade brasileira
Arilson Pereira da Silva
265
Criação de valor através do processo de inovação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Alberto S. Suen; Herbert Kimura; Cathia R. B. Pinheiro

268
Perfil e concepções do nadar de profissionais de natação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ana M. A. Limongelli; Maurício T. Souza; Alessandra V. T. Silva; Amélia A. G. Souza; Fabiana R. Marcinkevicius; Marcos A. Ribeiro; Rosana M. Hara; Rosimeire A. P. Moraes; Victoriana K. A. Silva

272
O imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) incidente nas atividades de prestação de serviços de ensino superior . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Reynaldo Ribeiro Daiuto


276
Do sistema geocêntrico ao heliocêntrico . . . . . .
Maria Helena O. Lopes; Wilson Lopes
279

A São Judas também é História
O espírito empreendedor do político e jovem educador, major Antônio da Silveira Camargo, pai do fundador do complexo educacional “São Judas Tadeu” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Antônio Melo Mesquita


286
Clube dos Autores
Livros e periódicos recebidos . . . . . . . . . . . . . . . .
288

Termômetro de Máxima e...
IX Concurso de Poesia da USJT . . . . . . . . . . . . . . .
289
V Simpósio Multidisciplinar da USJT . . . . . . . . . . .
289

Conceitos, Polêmicas e Controvérsias
O uso do portfolio, a reflexão e a avaliação . . . .
Dinéia Hypolitto
291

Informativo CP
Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação . . . . . . . .
293

Especial
Regime de Iniciação Científica da USJT
Os primeiros passos... Um caminho de descobertas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Maria Cristina Soares Esteves

294
Para que filosofia da ciência? . . . . . . . . . . . . . . . . .
Arnaldo Valentim Silva
296
A estatística na iniciação científica da Universidade São Judas Tadeu . . . . . . . . . . . . . . . .
Cláudia Borim da Silva

297
A computação na iniciação científica da Universidade São Judas Tadeu . . . . . . . . . . . . . . . .
Ivan da Cunha

299
Metodologia do trabalho científico na iniciação científica da Universidade São Judas Tadeu . . . .
Yone Xavier Felipe

301
Uma contribuição para a Formação de Pesquisadores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ricardo Gonçalves

302
Alfabetização científica: a integração de conhecimentos no regime de iniciação científica do Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu . . . . . . . . . . . . . . . .
Altemir José Gonçalves Barbosa


305

Diversos
Correspondência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
309
Informações aos autores e colaboradores . . . .
310
Carta de Intenções do CP . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
310
Índice de Integração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
311
Expediente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
319

Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu