ISSN 1413-6147
Ano I
Agosto de 1995
Nº 2
Conteúdo deste número
Editoriais
In Memoriam . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
83
Universidade e autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . .
83

Artigos
Fundamentos do conhecimento e a linguagem .
Ricardo Gonçalves
86
O pensamento simbólico e sua implicações no desenvolvimento do indivíduo . . . . . . . . . . . . . . . .
Wilma Domingues Freitas

94
Monitoramento da corrosividade de sistemas
através de ensaios de campo
. . . . . . . . . . . . . . . . .
Roberto Ferraboli Jr., Mauro Duque de Araújo e André Luiz Faião

98
A arte teratral: Uma reflexão ilosófica
(2ª parte de duas)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Débora Cristina Morato Pinto

101
Técnicas de pesquisa educacional. . . . . . . . . . . . .
Marly Santos Mütschele
104
A música sacra de Itu no século IX
(1ª parte de duas)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Marcus Júlio Sergl

106
Representações sociais e relações de gênero.
Um estudo sobre a mulher que trabalha
. . . . . .
Regina Vitória Lima Castilho

109
Análise comparativa de desempenho de processamento convencional em relação à arquitetura "Data Flow" . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Angelo Sebastião Zanini


115
Leitura: Caminho possível para o ensino-aprendizagem no francês língua estrangeira . . .
Berenice Pompilho

123

A São Judas também é História
1947: O ano I do Complexo Educacional SJT. . .
124
1954: Tempos que não voltam mais . . . . . . . . . . .
125

Clube dos Autores
Reunião do Clube dos Autores . . . . . . . . . . . . . . .
126
Livros recebidos e novos sócios . . . . . . . . . . . . . .
126

Termômetro de Máxima e...
Perfil dos alunos de 1º ano da FCHS . . . . . . . . . . .
127
Temperatura máxima . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
127
Conceitos, Polêmicas e Controvérsias
A síndrome dos três i's . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Alberto Mesquita Filho
128

Informativo CP
Agenda científico-cultural . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
132

Especial
Maratona Interdisciplinar
"O que é produzir conhecimento?"
A universidade como fonte riadora de conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Marco Antonio Guerra e Paula de Vicenzo F. Belfort Mattos

133
Aprender a aprender . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Jelssa Ciardi Avolio
137
Produção de conhecimentos e eória: algumas pontuações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Mônica Rebecca Ferrari Nunes

139
Redação teoria e prática: O dilema edagógico .
Mônica Appezzato Pinazza
140
Propostas pra registro da rodução de conhecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Álvaro Guillermo

142
Perguntas e debates . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Assimilação de Conhecimentos. Interdisciplinaridade. Iniciação Científica. Avaliação Universitária. Informatização Educacional. Espaço Informacional. Integração. O Efeito Zap. Repensar as Semanas de Cursos. O que é ensinar? Direitos Autorais. Centro de Design. Designar Objetos. A Marca Brasil. Design e Raízes Culturais. O Design como fator de Integração. A Pesquisa na Universidade Particular.
143
Outros trabalhos apresentados na Maratona . .
156

Diversos
Resumos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
156
Correspondência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
157
Informações aos autores e colaboradores . . . .
158
Carta de Intenções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
158
Expediente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
159

Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu