CORPO DOCENTE

 

AYLTON FIGUEIRA JUNIOR
Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC (1988) e Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica do Exercício pelo Instituto de Medicina Deportiva de Cuba (1991). Estágio na School of Health Science na Universidade de Toronto (1994), no Laboratório de Kinanthropometry and Biodinamics. Concluiu o Mestrado em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2000) com ênfase em Adaptação Humana, Atividade Física e Saúde. Em 2009, concluiu o Doutorado em Educação Física com concentração em Adaptação Humana, Atividade Física e Saúde na UNICAMP. Tem estudado os aspectos relacionados à atividade física e ao exercício nas dimensões da promoção da saúde e qualidade de vida em adolescentes e adultos. Desenvolve estudos relacionados a adaptação, estilo de vida, atividade física e saúde. Na pós-graduação atua nas linhas “Promoção e Prevenção em Saúde”  e “Fenômeno Esportivo” do programa de mestrado e doutorado em Educação Física.
Campos de Orientação: Adaptação biocultural da atividade física e fatores determinantes; Estudos do nível de atividade física em adolescentes e adultos e fatores de risco à saúde e do estilo de vida; Atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida; Estudos dos fatores de aderência à atividade física.
Grupos de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde – GEAF
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=1107427417348652
Local e horário das reuniões: Reuniões semanais todas as 4 feiras das 16:30 a 18:30 horas, sala 206 C, na Universidade São Judas Tadeu.

 

BRUNO RODRIGUES

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e pós-doutorado em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor/HC/FMUSP). Possui experiência acadêmica nas áreas de Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardiopulmonar em níveis de graduação e pós-graduação. Atualmente é pesquisador associado do Laboratório de Hipertensão Experimental do InCor, professor dos programas de mestrado e doutorado em Educação Física e mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu. Nos últimos anos, tem se dedicado às atividades de pesquisas relacionadas às alterações funcionais, hemodinâmicas, autonômicas e moleculares do infarto do miocárdio associado ou não aos seus fatores de risco (ex: diabetes, hipertensão e envelhecimento), bem como o papel do treinamento físico nessas condições fisiopatológicas. Recentemente, tem investigado alterações autonômicas cardiovasculares e da força da musculatura respiratória em idosos com fatores de risco para doença arterial coronariana, além do papel de diferentes tipos de treinamento físico nessas condições.

Na pós-graduação atua nas linhas de pesquisa “Atividade Física e Disfunções Orgânicas” e “Promoção e Prevenção em Saúde” do programa de mestrado e doutorado em Educação Física.

Grupo de Estudos: Grupo de Estudos em Cardiologia e Metabolismo do Exercício

 

DANILO SALES BOCALINI

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Possui graduação em Possui graduação em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2002), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FM-USP (2012), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Professor da graduação e do curso de mestrado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fisiologia humana e do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e doenças crônicas, envelhecimento, avaliações funcionais (ergoespirometria, lactatemia, dentre outros), atividade física aplicada à prática clínica e ao meio liquido com enfoque na promoção de saúde e esporte.

Na pesquisa básica, participa em projetos de pesquisa utilizando modelos experimentais de insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, hipertensão, obesidade e disfunção renal. Nesta perspectiva procura analisar o desempenho ventricular utilizando ecodoplercardiograma e análise hemodinâmica, possui experiência na avaliação da contratilidade miocárdica e da microestrutura e cardíaca de roedores submetidos a diferentes tipos de exercício. Na pós-graduação atua nas linhas “Atividade Física e Disfunções Orgânicas”, “Promoção e Prevenção em Saúde” e “Fenômeno Esportivo”.

Campos de Orientação: Adaptações morfofuncionais do esporte e da atividade física; Análise funcional, estrutural e molecular do sistema cardiovascular sob efeito do esporte, exercício físico ou de condições patológicas, Adaptações da atividade física no envelhecimento e Atividade física na promoção e na prevenção de saúde.
Grupo de Estudos:
Biodinâmica do exercício aplicado ao esporte, saúde e desempenho humano

 

ELIANE FLORÊNCIO GAMA
Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Especialização em Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1999), e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade São Judas Tadeu (USJT) orientando trabalhos de conclusão de curso, Regime de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da USJT; Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (MEC); Editora Executiva do Journal of Morphological Sciences. Experiência acadêmica anterior ministrando a disciplina de Anatomia na Universidade Federal de Pernambuco (1986-1987). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia atuando principalmente nos seguintes temas: modificações estruturais de órgãos e tecidos submetidos à atividade física. Além de desenvolver estudos sobre a Percepção Corporal e suas relações com atividade motora. Na pós-graduação atua nas linhas: “Atividade Física e Disfunções Orgânicas” e “Promoção e Prevenção em Saúde”.
Campos de Orientação:
Análise mesoscópica, microscópica, ultra-estrutural morfométrica e estereológica dos sistemas orgânicos sob efeito de exercícios físicos, em especial coração e sistema ostemioarticular; Atividade Física no envelhecimento. Estudo da percepção corporal: métodos de avaliação do esquema corporal; Esquema Corporal: modificações relacionadas à idade, sexo e diferentes condições sensoriomotoras.

Grupos de Pesquisa:
Esquema corporal e atividade motora
Adaptações morfofuncionais dos tecidos à atividade física
Envelhecimento e atividade física

Local e horário das reuniões:
Reuniões às 2as feiras, das 12h às 13h30min, sala 211C - USJT.

 

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Apresentação: Possui Licenciatura (1990) e Mestrado (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutorado (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora no Curso de Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou também por 10 anos com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica.  Na pós-graduação em Educação Física atua na Linha de Pesquisa:  “Educação Física, Escola e Sociedade”.
Campos de Orientação:
Tem como principal área de pesquisa a construção do currículo da Educação Física e, nos últimos anos, tem se dedicado a investigar a presença de conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física e as relações entre mídia, educação física e esporte.
Grupos de Pesquisa:
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física, Escola e Currículo

 

ÉRICO CHAGAS CAPERUTO
Graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001) e Doutor em Biologia Celular e Molecular também pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2005). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Educação Física e Fisioterapia e da Universidade São Judas Tadeu no Curso de Educação Física e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e Ciências do Envelhecimento. No programa de Educação Física, atua nas linhas de pesquisa “Atividade Física e Disfunções Orgânicas”, “Fenômeno Esportivo” e “Promoção e Prevenção em Saúde”.
Campos de orientação: Metabolismo e bioquímica do exercício e do esporte; Suplementação alimentar e metabolismo no exercício e no esporte.
Grupo de Estudos:
Grupo de Estudos em Cardiologia e Metabolismo do Exercício

 

GRACIELE MASSOLI RODRIGUES

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e especialização em Educação Física para Pessoas com Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Educação Física atuando principalmente nas temáticas educação física adaptada, educação física inclusiva, deficiência e diferença, envelhecimento e dança.

Na pós-graduação em Educação Física atua nas linhas de pesquisa “Educação Física, Escola e Sociedade”, “Promoção e Prevenção em Saúde” e “Fenômeno Esportivo”.

Grupo de Estudos:
Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência

 

LAURA BEATRIZ MESIANO MAIFRINO

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduada em Biomedicina e Odontologia, Mestre e Doutora em Ciências, área de concentração Anatomia Funcional pela UNIFESP. Pós-doutora pelo Instituto de Biociências da USP. Tem atuado na área acadêmica, ministrando a disciplina da anatomia Humana e em cursos de Pós-Graduação. Publicou 13 artigos, sendo na maioria internacionais e apresentou 56 trabalhos em congressos. Na USJT, faz parte de grupos de estudos no qual desenvolve pesquisas em morfologia, estereologia e ultraestrutura. Na pós-graduação atua na linha “Atividade Física e Disfunções Orgânicas”.

Campos de Orientação: Desenvolve estudos dos efeitos da atividade física em tecidos e órgãos sobre vários fatores como envelhecimento, desnutrição protéica, síndrome metabólica e doença de Chagas.
Grupos de Pesquisa:
Adaptações morfofuncionais dos tecidos em camundongos chagásicos submetidos à atividade física
Efeito da atividade física em diferentes tecidos e órgãos em animais com Síndrome Metabólica

 

MARIA LUIZA DE JESUS MIRANDA

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é docente da Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade São Judas Tadeu, sendo orientadora nos mestrados em Educação Física e Ciências do Envelhecimento e no doutorado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Na pós-graduação em Educação Física atua nas linhas: “Promoção e Prevenção em Saúde” e “Educação Física, Escola e Sociedade”.

Campos de Orientação: Tem experiência na área de Educação Física, nos contextos escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e envelhecimento; educação física e promoção da saúde; programas de educação física com ênfase nos aspectos psicossociais e pedagógicos; música e bem-estar subjetivo; educação para o autocuidado com a saúde na velhice.

Grupo de Pesquisa:
GREPES - Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior

Local e horário das reuniões:
Reuniões às 5as feiras - das 12h30min às 13h30min - sala 210C - USJT

 

MARIA REGINA FERREIRA BRANDÃO

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: É psicóloga, especializada em Psicologia do Esporte pelo Instituto Superior de Cultura Física de Havana-Cuba. Mestre em Educação Física na área de Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santa Maria-RS, nesse período dirigiu suas investigações sobre o perfil social e psicológico da seleção brasileira de voleibol masculino. Doutorou-se, no ano de 2000, em Ciências do Esporte no Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas onde desenvolveu estudos sobre o stress em jogadores profissionais de futebol. Presta assessoria a equipes esportivas, dentre as quais se pode destacar diversos clubes de futebol no Brasil, a seleção brasileira de voleibol masculino durante a fase preparatória para a Olimpíada de Barcelona, bem como ao técnico Luís Felipe Scolari, durante sua permanência como técnico da seleção brasileira da seleção portuguesa de futebol masculino. Como docente, atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física e Psicologia. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte da Universidade São Judas Tadeu. Na pós-graduação atua na linha “Fenômeno Esportivo”.

Campos de Orientação: Desenvolve pesquisas na área de Stress no Esporte, Imagem Corporal, Transição de Carreira Esportiva, Perfil Psicológico de Atletas e Treinadores, e sobre Fé, Espiritualidade e Religião no Esporte.

Grupo de Pesquisa:
Psicologia do Exercício e do Esporte

Local e horário das reuniões:
Reuniões às 4as feiras, a cada quinze dias, das 13h30min às 15h30min na Coordenadoria da Pós-graduação – USJT.

 

ROMEU RODRIGUES DE SOUZA

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduou-se em Medicina, fez seu Doutorado na área de Anatomia Funcional, no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, onde também obteve sua livre docência. Iniciou suas atividades ligadas à Educação Física, em 1988, quando publicou o livro “Anatomia para Estudantes de Educação Física”, pela Editora Guanabara, hoje com edição esgotada, que deverá reaparecer em breve, agora pela Editora Manole. Desde 1995, ministra aulas em Curso de Pós-Graduação do Cecafi- Faculdade de Medicina da USP, denominado Atividade Física na Saúde, na Doença e no Envelhecimento. Professor colaborador do Curso de Pós-Graduação em Anatomia do ICB e da Faculdade de Medicina Veterinária da USP. leciona na USJT desde 2000. Em sua trajetória acadêmica publicou mais de 60 artigos, todos completos, sendo na maioria internacionais, escreveu 6 capítulos de livros e 5 livros, 35 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. Na USJT, criou um grupo de pesquisa em 2000 com vários trabalhos, algumas já publicadas ou encaminhadas para publicação e outros em andamento. Na pós-graduação atua na linha “Atividade Física e Disfunções Orgânicas”.

Campos de Orientação: Desenvolve estudos sobre: Efeitos morfológicos e quantitativos da atividade física e do envelhecimento em tecidos e órgãos; Estrutura e ultraestrutura de nervos intrínsecos do coração e traquéia; Efeitos morfológicos e quantitativos da desnutrição protéica, síndrome metabólica e diabetes sobre tecidos e órgãos.

Grupos de Pesquisa:
Adaptações morfofuncionais dos tecidos à atividade física
Anatomia funcional do sistema entérico
Envelhecimento e atividade física

Local e horário das reuniões:
USJT e USP; horário a combinar semanalmente.

 

SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduada em Educação Física pela USP, com curso de Especialização em Técnica Desportiva em Basquetebol. Cursou também Pedagogia na USP com Habilitação em Administração Escolar. Na PUC realizou seu curso de Mestrado em Supervisão e Currículo e o Doutorado em Psicologia Educacional. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto Nacional de Educação Física de La Coruña, na Espanha. Na USJT, coordena o Grupo de Estudos da Motricidade Humana, vinculado à Red Internacional de Investigadores de la Motricidad Humana. A Red inclui pesquisadores da Espanha, Brasil, Portugal, Argentina, Colômbia e Chile e possui uma revista digital que publica a produção de seus componentes. Na pós-graduação atua nas linhas “Educação Física, Escola e Sociedade” e “Fenômeno Esportivo”.

Campos de Orientação: suas investigações estão pautadas nas intervenções pedagógicas fundamentadas nos princípios da Ciência da Motricidade Humana; Educação Física escolar, formação profissional.

Grupos de Pesquisa:
Educação Física Escolar
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar
Motricidade Humana

 

PROFESSORES COLABORADORES

 

  CÁSSIO DE MIRANDA MEIRA JR

Graduado (1996), mestre (1999) e doutor (2005) pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Atualmente é livre-docente no Curso de Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Chefia nessa instituição o Laboratório de Ciências da Atividade Física e é Vice-Coordenador do Grupo de Estudos em Capacidades e Habilidades Motoras. Possui experiência nas áreas de Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Controle Motor, Voleibol, Pedagogia do Movimento Humano e Metodologia da Pesquisa. Interessa-se principalmente pelas diferenças individuais motoras e pelos fatores que afetam a execução e aquisição de habilidades motoras. Em 2012, concluiu pós-doutorado na University of Tennessee (Knoxville Campus, Department of Kinesiology, Recreation, and Sport Studies).

Na pós-graduação em Educação Física colabora nas Linhas de Pesquisa:  “Educação Física, Escola e Sociedade” e “Fenômeno Esportivo”.

 

CLAUDIA BORIM DA SILVA

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduada em Matemática. Mestre em Educação Matemática pela UNICAMP e doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora de Estatística Aplicada em cursos de graduação e Pós-Graduação. Na área científica, tem-se dedicado ao estudo sobre o ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos, com ênfase na área de psicologia e didática da Educação Matemática. Orientadora de pesquisas de Iniciação Científica. Na pós-graduação atua nas linhas “Atividade Física e Disfunções Orgânicas”, “Fenômeno Esportivo” e “Promoção e Prevenção em Saúde”

Campos de Orientação: Estatística Aplicada