NÚCLEOS DE PESQUISA

Núcleo de Pesquisa em Psicologia

O Grupo de Pesquisa em Psicologia: Educação e Saúde tem como objetivo geral promover a competência científica no âmbito da Psicologia, contribuindo para a formação de profissionais, de docentes e pesquisadores voltados à produção de conhecimento no campo das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. Quanto aos objetivos específicos, propõe-se: 1) gerar pesquisas científicas sobre as condições de saúde e educação das populações humanas; 2) conhecer (avaliar), planejar e implementar (intervir) formas de prevenção e promoção da saúde e da educação em instituições; 3) desenvolver tecnologia educacional e em saúde adaptada às necessidades de instituições; 4) criar conhecimentos científicos capazes de incrementar a educação e a saúde para as populações humanas; 5) manter intercâmbio ativo com grupos de pesquisadores, do Brasil e do exterior, voltados para a compreensão psicológica da interface entre educação e saúde. Os resultados das pesquisas do Grupo vem sendo divulgados em congressos locais e nacionais nas áreas da Psicologia, Educação e Saúde.

Linhas de Pesquisa

Formação e Atuação do Psicólogo - esta linha visa desenvolver conhecimento sobre como a atuação do psicólogo reflete e é condicionada pelos processos envolvidos na sua formação. São estudados os elementos de socialização inscritos nos campos formalizados e não formalizados de instrução que produzem competências adequadas e/ou congruentes com o campo de fenômenos psicológicos, em seus contextos históricos, culturais e sociais. Estes estudos são circunscritos ao âmbito dos sistemas sociais de prestação de serviços de Educação e de Saúde considerando-se que nestes campos situam-se, majoritariamente, as ações de profissionais da Psicologia.

Produção Científica em Psicologia: educação e saúde: levantar, analisar e avaliar a produção científica em Psicologia nas áreas de educação e saúde e na interface entre ambas, buscando detectar lacunas que mereçam um estudo mais aprofundado, assim como verificar o estado da arte do conhecimento nestas áreas e nas temáticas pertinentes ao conhecimento psicológico.

Psicologia: Condições da Realidade e Expectativas Sociais - perscrutar a realidade social é uma necessidade para que ocorra uma adequação entre o sujeito teórico da Psicologia (em seus substratos epistêmico, psicossocial e psicológico) e o sujeito real, podendo nortear transformações no âmbito da atuação do psicólogo. A partir do estudo das condições de realidade social emerge a possibilidade de se delimitarem as expectativas sociais com relação à ação dos psicólogos e às contribuições da Psicologia. Neste sentido, esta compreensão poderá vir a ser significativa, tanto para a aproximação objetivada do sujeito da teoria com o sujeito real, como para contribuir de forma mediata, com a formulação de inovações em nível curricular, quer instrucionais quer de oferecimento de serviços e subsídios para a avaliação e proposição de políticas públicas nos campos da Educação e Saúde.

Informações Adicionais