NÚCLEOS DE PESQUISA

Núcleo de Pesquisa em Microeletrônica e dispositivos opto-eletrônicos

Atualmente, a evolução na área de materiais para o desenvolvimento de componentes e circuitos eletrônicos tem se tornado estratégica para o país, uma vez que o domínio dessa tecnologia implica na autonomia em fabricar e desenvolver equipamentos eletrônicos que estão presentes em todas as atividades do homem moderno. O corpo docente da Universidade São Judas Tadeu tem se capacitado também nessa área tendo a possibilidade de desenvolver, a médio prazo, um trabalho de porte nesse desenvolvimento.

Além disso, a Universidade tem a possibilidade de propiciar aos alunos, através do Centro de Pesquisa, a oportunidade de entrar em contato com a tecnologia de ponta nessa área ainda no curso de graduação.

O núcleo tem como objetivo a construção, caracterização e modelagem de componentes e circuitos eletrônicos. Os componentes eletrônicos podem ser transistores, dispositivos ópticos ou sensores fabricados pelas técnicas de microeletrônica.

A caracterização de componentes e circuitos eletrônicos também envolvem ensaios de funcionamento sob condições extremas como radiação ou variações extremas de temperatura e pressão.

Desenvolvimento de sensores e de equipamentos de medida, controle e atuação para aplicações industriais e também para pesquisa.

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Caracterização elétrica de dispositivos

Linha 2: Caracterização óptica de dispositivos

Linha 3: Dispositivos ópticos e de alta frequência

Linha 4: Microeletrônica

Linha 5: Micro-sensores

Linha 6: Modelagem de dispositivos

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO

Grande área de conhecimento: Engenharia Elétrica

Áreas afins:

1) Materiais e Componentes Semicondutores,
2) Materiais e Componentes Eletroóticos e Magnetoóticos, Materiais Fotoelétricos,
3) Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle

Informações Adicionais