NÚCLEOS DE PESQUISA

Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática

O núcleo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática tem como objetivo principal desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino e à aprendizagem do objeto matemático assim como objetos de áreas afins como a física, a estatística, etc.

A Educação Matemática, uma das linhas de pesquisa pertencente a este núcleo, é uma área de conhecimento considerada nova no Brasil e, por este motivo, ainda utiliza referencial teórico e metodológico, principalmente, da psicologia, da pedagogia e sociologia. O objeto de estudo é um conteúdo específico da matemática, o que justifica também a utilização do conhecimento desta área.

Os resultados obtidos nas pesquisas podem contribuir para a melhoria do ensino de Matemática, a partir de uma reflexão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos e as diferentes maneiras de discutir o conteúdo matemático em sala de aula.

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1: Educação Matemática

Objetivo: Discutir os aspectos ligados ao processo ensino-aprendizagem em Matemática.

Serão consideradas pesquisas nessa linha aqueles que envolverem:

A. Estudo de conceitos matemáticos nos diferentes níveis de ensino.
O objetivo dessa temática é verificar o conceito do aluno (ou professor) sobre um conteúdo matemático. Como o sujeito interpreta o conteúdo? Que significado esse conteúdo matemático tem para o sujeito?

B. Estudo das atitudes dos alunos ou professores em relação a um determinado conteúdo matemático.
O objetivo desse tema é verificar a prontidão do aluno (ou professor) para aprender (ou ensinar) um determinado conteúdo matemático.

C. Estudo dos livros didáticos de Matemática
O objetivo dessa temática é levantar as tarefas, as técnicas e as tecnologias priorizadas nos livros didáticos, identificando as possíveis conseqüências para a aprendizagem.

Linha de Pesquisa 2: Educação Estatística


Objetivo: Nessa linha pretende-se abrir espaço para a discussão de aspectos ligados ao processo ensino-aprendizagem em Estatística.
As áreas temáticas são as mesmas já especificadas para a Educação matemática, com a alteração do objeto de pesquisa para conteúdos de estatística, nos diferentes níveis escolares.

Informações Adicionais