NÚCLEOS DE PESQUISA

Núcleo de Pesquisa em Fisioterapia

Na última década foi observado profundo interesse pela área de reabilitação e em especial a fisioterapia. Grande número de profissionais ingressaram no mercado de trabalho e a partir de necessidades de aperfeiçoamento individual iniciaram a busca por aprofundamento específico na área. Deparam-se com a realidade da pesquisa em nosso país, com a escassez de centros de estudos e desenvolvimento em fisioterapia e principalmente com um reduzido número de profissionais pesquisadores com área de atuação específica em ciências da reabilitação.

O panorama atual da pesquisa em fisioterapia é representado por pequenos grupos de fisioterapeutas ou até mesmo pesquisadores isolados que desenvolvem seus estudos vinculados a programas de pesquisa e ensino em medicina, educação física, entre outros. Apesar dos benefícios do contato interdisciplinar, a organização de linhas de interesse e programas de pesquisa estendida específicos da fisioterapia torna-se dificultosa e, a produção científica da área, restrita e vinculada a periódicos considerados com baixo índice de impacto.

Entendendo que a formação de profissionais da área da saúde e principalmente da fisioterapia não se esgota ao término da graduação o objetivo da formação de um núcleo de pesquisa em fisioterapia é de agregar conhecimento científico a área, contribuindo com o aperfeiçoamento das abordagens terapêuticas, despertar o interesse de profissionais pela pesquisa científica e promover melhores condições de atendimento aos portadores de necessidade da comunidade.

Linhas de Pesquisa

Linha 01: Fisiopatologia Experimental

Objetivo: Estudo dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nas doenças com comprometimento músculo-esquelético, neuro-cognitivo, cardiovascular, respiratório e autonômico, que prejudicam a função e ou a independência. Contribuição com novos recursos diagnósticos e possíveis tratamentos fisioterapêuticos.

Linha 02: Biodinâmica do Movimento Humano

Objetivo: Análise e interpretação de parâmetros fisiológicos e mecânicos relacionados ao movimento humano.

Informações Adicionais