NÚCLEOS DE PESQUISA

Núcleo de Pesquisa em Comunicação

A comunicação contemporânea se ampara num paradigma múltiplo e diversificado de arranjos que substituem a predominância na recepção, realizando a metalinguagem das mídias tradicionais na busca de sua própria sobrevivência e da construção de sua auto-referência para pertencer, agora, aos sistemas híbridos de comunicação. Desde seu início, o Núcleo de Pesquisa em Comunicação tem sua proposta centrada na abordagem dos textos e dos processos de comunicação tradicionais e híbridos enquanto estruturas de informação midiáticas, o que significa, em outras palavras, que as mídias são o objeto de pesquisa do núcleo. Dessa forma, o grande tema e os objetivos do Núcleo estão centrados na crítica, na produção e na memória.

1 - "Produção e Crítica Midiática" que se define como sendo uma abordagem estética e processual das relações midiático-cultural-ambientais; um estudo da recepção/transmissão da informação e a retradução desses processos em novos textos culturais, distintos e híbridos. Essa linha pretende demonstrar e discutir o uso que tem sido feito de imagens (sonoras, visuais, verbais) já consagradas pela história e que são utilizadas na contemporaneidade sem que haja relação com as propostas originais nas quais foram baseadas. Dentre seus objetivos destacam-se: desenvolver a análise crítica dos objetos de comunicação e de produtos para as mídias; entender os processos de interpretação e a utilização das informações processadas nos mais diferentes meios de comunicação inclusos no ambiente social; fazer o levantamento das imagens sonoras, visuais e verbais que são utilizadas pelos meios de comunicação na contemporaneidade, sejam elas de massa, interpessoais, de grupo, relacionados ou não ao meio ambiente.

2 - "Crítica e Memória Midiática" parte das indagações: O que é um sistema de memória? Como ele se processa? A partir da construção de um sistema de memória, faz-se a sua crítica; ou, a partir da leitura crítica de uma produção pode-se entender o que é a memória gerada por esse produto? Um outro modo de enfocar a crítica e memória midiática é entender a diacronia de um dado sistema de linguagem e a conseqüente crítica desse percurso. Destacam-se como objetivos: pesquisar a memória e suas relações com as informações midiáticas; compreender os processos de tradução crítica entre linguagens e mídias diversas.

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