NÚCLEOS DE PESQUISA

Núcleo de Pesquisa em Bioengenharia

A Bioengenharia é uma ciência fortemente interdisciplinar, cujos pilares são sustentados por três ciências fundamentais: Ciências da Vida (Medicina, Biologia, Fisioterapia, etc...), Ciências Físicas (Matemática, Física e Química) e Engenharia. A pesquisa em Bioengenharia abraça uma vasta gama de projetos, desde órgãos artificiais, instrumentação médica e biomateriais, até modelos matemáticos para simular os sistemas cardiovascular, respiratório, muscular, entre outros.

A crescente demanda de tecnologia nas diversas áreas de Medicina, Odontologia, Biologia e áreas afins provocou um desenvolvimento tecnológico específico. Além da tecnologia pura, propriamente dita, houve um desenvolvimento paralelo de técnicas e teorias físicas e matemáticas, visando a melhor compressão dos fenômenos biológicos. A idéia de se formar um grupo de pesquisa justifica-se, por um lado, pela demanda crescente de novos estudos e, por outro lado, pela necessidade de se capacitar profissionais com formação em Ciências Exatas e/ou Biológicas para atuar na área de Engenharia Biomédica, tanto na docência e pesquisa quanto em desenvolvimento tecnológico, visando atender à demanda existente em Instituições de Pesquisa, Empresas de Desenvolvimento Tecnológico, Hospitais e Centros Médicos.

Linhas de Pesquisa

  • Engenharia Médica: desenvolvimento de protótipos de aplicação biomédica e de instrumentação e software para finalidades médicas e de pesquisa. Desenvolvimento de dispositivos, sistemas e equipamentos eletrônicos utilizando técnicas emergentes de "hardware" e "software", para a obtenção, processamento e parametrização de sinais biológicos, que envolve os profs. Jeison Fonseca e Vladimir Chvojka Junior.
  • Bioengenharia: onde o foco é o sistema biológico que neste caso é abordado através do desenvolvimento de modelos quantitativos de fenômenos biológicos. Exemplos representativos dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo são os estudos que levem à construção de protótipos de dispositivos de assistência à circulação sangüínea e conseguinte avaliação de desempenho, com o objetivo de confeccionar protótipos de órgãos artificiais e/ou sistemas de suporte a vida, destacando-se os projetos
    • "Simulador Físico Eletro-Fluidodinâmico do Sistema Cardiovascular para Pesquisa na Área de Circulação Assistida", desenvolvido pelos profs. Celso Luiz Felipini , Júlio Lucchi e Aron Andrade;
    • "Análise espectral prospectiva dos eletrogramas atriais em cães com fibrilação atrial artificialmente induzidos", desenvolvido pelos Profs. Alexandre Brincalepe (USJT), Dr. Dalmo Moreira (IDPC), Eng. Msc. Reinaldo Akikubo (IDPC) e Fábio Paulon (USJT);
    • "Desenvolvimento e testes de bombas de sangue e subsistemas para Circulação Extracorpórea (CEC) e Assistência Ventricular" desenvolvido pelos Profs. Aron de Andrade (IDPC), Jeison da Fonseca (USJT), Eduardo Bock (UNICAMP) e Fábio Guedes (RIC-USJT).
  • Aplicações da Teoria de Controle na Bioengenharia: voltada para o projeto de controladores automáticos para a infusão de medicamentos necessários para a regulação da pressão média arterial em pacientes que estão em estágio pós-operatório de cirurgia cardíaca.
  • Modelos Matemáticos de Sistemas Biológicos: Tem como objetivo simular o comportamento de um sistema real em situações críticas.

Informações Adicionais