INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Apresentação

A Iniciação Científica se destina a alunos de graduação dos diferentes cursos da Universidade São Judas Tadeu e tem como finalidade o desenvolvimento orientado de projetos de pesquisa através de um planejamento adequado, desenvolvido e aperfeiçoado cientificamente para esta finalidade.

Atualmente, a Iniciação Científica da USJT contempla 3 programas, o RIC, o PVIC e o PIBIC/CNPq. Cada um tem suas particularidades e peculiaridades, mas todos têm em comum o objetivo de proporcionar conhecimentos, desenvolver habilidades e formar atitudes, contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa; desenvolvendo no aluno um pensamento critico e estimulando a aquisição de habilidades como pesquisador cientifico, despertando o aluno para aperfeiçoar seu conhecimento em uma área da ciência; colocando jovens alunos da graduação em contato com professores/pesquisadores de reconhecida competência e servindo como um complemento importante na formação de futuros profissionais.

Os programas também possibilitam uma maior interação entre a graduação e a pós-graduação stricto sensu e tem por meta qualificar alunos para os programas de pós-graduação stricto sensu e estimular os professores/pesquisadores a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas.

As pesquisas científicas são realizadas na forma de projetos individuais, orientados por um professor-tutor que orienta as atividades do aluno de acordo com um tema norteador tendo em vista o interesse de ambos e a relevância científica do estudo.  As atividades de pesquisa dos alunos consistem da determinação de um problema de pesquisa, uma pesquisa meticulosa e sistemática cientificamente válida, orientação básica dos resultados e conclusões com sua subseqüente apresentação em conferências científicas.

Duração

A duração da Iniciação Científica varia conforme o programa, o RIC tem duração de 03 semestres e o PVIC e PIBIC são anuais.

Vagas

Há um número limitado de vagas, estipuladas de acordo com a capacidade de orientação da Instituição para os 3 programas, 60 para o RIC, 50 para o PVIC e, 07 para o PIBIC. Nesse último caso, o número de vagas é designado anualmente pelo CNPq.

Quem pode participar

O aluno que estiver regularmente matriculado num curso de graduação e não esteja no penúltimo ano de seu curso. Deve ter um excelente desempenho acadêmico, não cursar dependências e dispor de tempo para as atividades programadas.

Como Participar

As inscrições para os 3 Programas de Iniciação Científica são feitas à partir da publicação dos Editais no site da USJT. Cada programa tem seu formulário próprio, os interessados podem fazer o download dos formulários para seu preenchimento. A data de inscrição e início das atividades de cada programa é diferente, portanto, fique atento à publicação dos editais no site da USJT.

Cabe ressaltar, que somente serão aceitas inscrições para os programas de alunos que apresentarem toda a documentação exigida.

Critérios para análise das propostas

As solicitações são analisadas a partir de critérios que contemplam cada programa, bem como pelo desempenho acadêmico do aluno, o currículo do orientador e o projeto apresentado.

Informações gerais

Os Programas de Iniciação Científica da USJT não fazem restrições quanto à idade do aluno e não fazem restrições ou favorecimento a raça, gênero, ideologia ou convicção religiosa.

Além do mais, a Coordenação da Iniciação Científica não interfere ou opõe restrições à escolha do orientando pelo orientador, desde que o aluno indicado atenda aos requisitos de cada programa e tenha desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas.

Um diferencial aos alunos de todas as modalidades de Iniciação Científica oferecidas pela Universidade São Judas é o Curso de Inglês Instrumental ministrado por professores do Curso de Letras da Universidade. O curso, totalmente gratuito, tem um total de 30 horas/aula e duração de 3 meses.

Para saber mais sobre os programas de Iniciação Científica, oferecidos pela Univ. São Judas, acesse:

Professora Dra. Milkes Yone Alvarenga
Coordenadora da Iniciação Científica

Informações Adicionais