GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq

O CNPq define um grupo de pesquisa como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

  • cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
  • no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
  • cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa; e
  • que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador. Na quase totalidade desses casos, os grupos se compõem do pesquisador e de seus estudantes.

O pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual naquele ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos.

O Dirigente da Instituição é quem cadastra o pesquisador como Líder. Para tanto, é condição necessária a existência de um Currículo Lattes atualizado.

Um grupo pode ter até no máximo dois líderes. No entanto, por uma questão burocrática e de funcionamento do sistema, apenas a senha Lattes do primeiro líder dá acesso ao site de Líderes, onde está disponível o formulário do sistema grupo para inclusão e atualização de dados.

O líder de grupo, cadastrado como tal pelo Dirigente, é o responsável pelo preenchimento e envio das informações do grupo, a fim de serem examinadas pelo Dirigente. Através do seu site, acessível por meio da senha Lattes, o líder pode registrar um grupo novo, atualizar dados de grupos já enviados, excluir grupo e também acompanhar a situação (status) em que se encontram os grupos por ele enviados: se já foi certificado, se está aguardando certificação, etc.

Como cadastrar um grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq :
CV LATTES • O professor pesquisador preenche/atualiza seu currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br)
LÍDER • O dirigente da IES cadastra o professor pesquisador como líder no CNPq. Para ser líder pela USJT o professor necessita pertencer ao Regime de Trabalho em Tempo Integral.
GRUPO DE PESQUISA • O líder cadastra o Grupo no Diretório de Grupo de Pesquisa utilizando sua senha Lattes (http://dgp.cnpq.br/diretorioc/) e solicita a certificação ao Dirigente da IES.

Mais informações: 2799-1945.