DISSERTAÇÃO DIGITAL

1. Por que minha dissertação de mestrado deverá se tornar pública através da web?

A Portaria Nº 13 de 15 de fevereiro de 2006 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituiu a obrigatoriedade da divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Em função desta exigência, as dissertações de mestrado produzidas na USJT, a partir de março de 2006, deverão ser disponibilizadas na Biblioteca Digital da USJT.

2. Que formato deverá ter minha dissertação para a divulgação digital?

Sua dissertação deverá estar no formato PDF. Os arquivos com extensão PDF foram criados pela Adobe® e se tornaram um padrão para distribuição de documentos eletrônicos, tornando-se, portanto, uma especificação disponível publicamente. PDF é uma abreviatura de Portable Document Format ou formato de documento portátil. O PDF é um tipo de arquivo que permite ver, na tela, uma imagem do documento semelhante à versão impressa. É possível converter para PDF vários tipos de arquivos, desde os baseados em texto até documentos com tabelas, gráficos, imagens, etc. Você poderá obter mais informações sobre o formato PDF no site da Adobe®.

3. Além de converter minha dissertação para o formato PDF, que outras providências deverei tomar?

Antes de converter sua dissertação para o formato PDF, você deverá procurar a Biblioteca da USJT para a confecção da Ficha Catalográfica. Esta ficha deverá ser incorporada ao trabalho, na versão impressa e na versão digital, no verso da folha de rosto. Além disso, você deverá preencher e assinar um Termo de Autorização para divulgação digital de sua dissertação.

3.1 Direito Autoral

A propriedade intelectual da dissertação de mestrado pertence ao autor. Portanto, o texto da dissertação somente é disponibilizado na Biblioteca Digital da USJT diante da autorização expressa do autor, que se dá através do preenchimento e assinatura do Termo de Autorização. O Termo de Autorização, preenchido e assinado, deve ser entregue à Biblioteca.

No que se refere ao aspecto jurídico para o depósito e disponibilização das dissertações na Internet, a formalização baseia-se na Lei 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998, que consolida a legislação sobre Direitos Autorais e dá outras providências.

É importante ressaltar que a USJT não se responsabiliza por eventuais cópias, parciais e/ou totais, realizadas por terceiros, sem a autorização do autor. Em função disto, siga as instruções para tornar sua dissertação digital a mais segura possível. Por outro lado, cabe à USJT o direito de aplicar penalidades, conforme o disposto em seu Regimento Geral, aos seus alunos que plagiarem ou se utilizarem indevidamente de parte ou do todo das dissertações disponibilizadas na Biblioteca Digital.

3.2 Termo de Autorização

4. Como posso gerar um arquivo PDF?

Existem diversas alternativas para converter um arquivo no formato PDF e você poderá encontrá-las fazendo uma pesquisa em qualquer instrumento de busca na web. Uma dica importante: caso sua dissertação esteja separada em diversos arquivos, crie um arquivo único antes de proceder à conversão. A título de auxílio e sem nenhum comprometimento comercial ou de divulgação, apresentamos duas alternativas para conversão em PDF, ambas públicas, legais e gratuitas. Em qualquer caso pesquise, teste e opte. A responsabilidade pela utilização e resultado final é inteiramente sua.

4.1 PDFOnline

Uma das maneiras de converter arquivos para o formato PDF é utilizar algum tipo de serviço automático existente na web. Um dos mais simples e eficientes encontra-se no site PDF Online. Neste site você poderá converter arquivos tipo: DOC, RTF, TXT, HTML, JPG, GIF, TIFF, BMP e outros. Você envia seu arquivo online e recebe a conversão por e-mail, em pouco tempo. O serviço é gratuito e a vantagem é que você não necessitará instalar nada em seu computador. A única limitação é o tamanho do arquivo, que não poderá exceder 2 MB.

Instruções de utilização do PDFOnline

4.2 PDFCreator

Caso seu arquivo tenha mais de 2 MB de tamanho total, será necessário instalar um programa em seu computador que faça a conversão de arquivos PDF. Uma alternativa é o PDFCreator®, um programa gratuito para criar arquivos PDF, inclusive para uso comercial. O programa original está em inglês, mas existe um arquivo de tradução do programa para o português. É do tipo Open Source (programa de fonte aberta cujo exemplo mais conhecido é o navegador Firefox®) e sua liberação respeita as normas GNU (General Public License). Cria arquivos PDF a partir de qualquer programa do sistema operacional Windows® que seja capaz de imprimir. Permite acrescentar elementos de segurança impedindo a cópia (através do comando copiar ou sob a forma de download) e a impressão, utilizando inclusive senhas geradas pelo usuário. Você encontrará o programa no site do PDFCreator®.

Instruções de instalação e utilização do PDFCreator®

5. Como faço para visualizar um arquivo PDF?

Após ter feito a conversão para PDF de sua dissertação, você necessitará instalar , em seu computador, um programa que permita visualizar (e também imprimir) o arquivo convertido. Este passo é importante para que você possa verificar o resultado final antes de entregar a versão digital. A título de auxílio e sem nenhum comprometimento comercial ou de divulgação, apresentamos duas alternativas para visualização e impressão em PDF, ambas públicas, legais e gratuitas:

5.1 Adobe Reader®

A Adobe® distribui gratuitamente (1) o Adobe Reader® (9 MB para download em português), um programa para visualização e impressão de arquivos PDF. Você poderá encontrar este programa no site da Adobe®.

(1) - para mais informações leia o Contrato de Licença do Usuário Final da Adobe®.

5.2 Foxit Reader®

Outro programa para leitura e impressão de arquivos PDF, de utilização gratuita para usuários pessoais, desde que sem fins comerciais (2). É um programa relativamente pequeno (1.5 MB para download) e rápido. Embora originalmente em inglês, o programa possui arquivo de conversão para o português. Pode ser encontrado no site da Foxit Software.

(2) - para mais informações leia o End User License Agreement no site da Foxit Software.