CENTRO DE PESQUISA

Apresentação

Em 1994 a Universidade São Judas Tadeu, em função da necessidade de estabelecer condições para as atividades de pesquisa, criou o Centro de Pesquisa (Resolução nº. 03/94, do Conselho Superior de Administração, de 17 de abril de 1994), por proposta do Prof. Alberto Mesquita Filho, na época Pró-Reitor Comunitário e atualmente Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em 16 de novembro deste mesmo ano foi inaugurada a sede, em dois sobrados dentro do campus universitário. Dadas as condições mínimas necessárias, as atividades do Centro de Pesquisa passaram a ser desenvolvidas a partir do início de 1995.

Três projetos foram desenvolvidos no primeiro ano:

a implantação de um programa de iniciação científica, denominado Regime de Iniciação Científica (RIC), com o objetivo de proporcionar aos alunos de graduação conhecimentos, vivências e experiências que estimulassem seu desenvolvimento intelectual;

a revista Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão, publicação trimestral, de circulação nacional e gratuita, com o objetivo de divulgar a produção intelectual institucionalizada da USJT;

o Simpósio Multidisciplinar da USJT, com o objetivo de propiciar um espaço para a divulgação da produção científica e cultural desenvolvidas pela comunidade universitária, em atividades de ensino, de extensão e de pesquisa.

Com a consolidação destas iniciativas, o CP, a partir de 2001, passou a ampliar suas atividades, absorvendo a gestão do ensino de pós-graduação lato sensu, criando os Programas de pós-graduação stricto sensu e os Núcleos de Pesquisa da USJT, cadastrando os Grupos de Pesquisa no CNPq, formando o Comitê de Ética em Pesquisa da USJT, e ampliando a iniciação científica com o Programa Voluntário de Iniciação Científica (PVIC) e o PIBIC USJT/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)

Atualmente o CP é um órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, responsável pela administração das atividades de pesquisa e de pós-graduação da USJT. Possui uma equipe administrativa composta por seis funcionários e uma equipe executiva composta por oito professores.

Informações Adicionais