PROUNI

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

QUEM PODE SE CANDIDATAR?

Para se candidatar você deve:

  • Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Estudantes com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
  • Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa;

ENCERRAMENTO DA BOLSA PROUNI

O encerramento da Bolsa ProUni será realizado no SISPROUNI sempre que houver enceramento de matrícula ou por solicitação do bolsista. Caso o aluno queira continuar a estudar na IES após a solicitação de encerramento da Bolsa PROUNI, deverá realizar esta solicitação na CAA, por meio de protocolo específico e, deverá entregar também uma carta de próprio punho, informando que deseja permanecer na IES.

Após o deferimento do protocolo, o aluno deverá comparecer à Loja Ampliar/CAA para assinatura do termo.

SUSPENSÃO E ENCERRAMENTO

A suspensão da Bolsa ProUni é processada no SISPROUNI (Sistema ProUni/MEC) sempre que o aluno se ausentar do curso, por motivo devidamente justificado. O motivo mais recorrente é o “Trancamento da Matrícula”. Durante o período em que a Bolsa ProUni permanecer suspensa, o aluno não terá a cobrança das mensalidades, porém, o tempo de suspensão contará como período de efetiva utilização e será descontado do prazo máximo de usufruto da Bolsa. O prazo máximo de utilização da Bolsa ProUni é equivalente ao dobro do tempo do curso.

COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?

1) Para obter informações sobre prazos e inscrição, acesse: http://siteprouni.mec.gov.br.

2)Após a inscrição, acesse o a página da São Judas para saber quais documentos deverá levar para a instituição clique aqui.

3) Confira nossas vagas no Prouni clique aqui.

O aluno deverá entregar a documentação na Unidade onde foi inscrito.


QUAL DEVE SER O APROVEITAMENTO ACADÊMICO?

Para não obter a indicação de baixo rendimento acadêmico, o aluno deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas, em cada período letivo. Exemplo: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Para saber mais, acesse a página 9 do Manual do Bolsista ProUni, clicando aqui.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA (PROUNI)

Caso o aluno queira trancar a matrícula, deverá realizar a solicitação via Protocolo, na Loja Ampliar/CAA. Após o deferimento da solicitação, deverá retornar à IES para assinatura do termo. O aluno deverá retornar imediatamente no próximo período letivo, por meio da COC – Central de Outras Captações. Caso não retorne no próximo período letivo, poderá perder a Bolsa ProUni.

QUERO ME INSCREVER!

As inscrições para o ProUni são feitas exclusivamente pela internet, no site do ProUni/MEC: http://siteprouni.mec.gov.br/.

O candidato/aluno é responsável pelo acompanhamento dos prazos para inscrição e entrega de documentos na IES.

COMO FAÇO PARA REALIZAR A MANUTENÇÃO / ATUALIZAÇÃO DA BOLSA PROUNI?

A manutenção/atualização da bolsa ProUni é realizada semestralmente, de acordo com as datas estipuladas pelo MEC. Você será informado pela São Judas (por e-mail, SMS, professores e representantes de sala) para assinar o Termo de Atualização. Os bolsistas do Prouni que tiverem rendimento abaixo do exigido, por duas vezes, terão direito à reconsideração do encerramento do benefício. Caso o aluno tenha a terceira indicação de baixo rendimento acadêmico, a bolsa será encerrada pela coordenação do PROUNI.

Caso o aluno queira continuar a estudar na instituição, mesmo sem a bolsa ProUni, deverá começar a pagar o valor integral da mensalidade, a partir do mês posterior ao mês da manutenção/atualização da bolsa.

Os atendimentos para as assinaturas dos Termos de Encerramento e demais termos de manutenção/atualização serão realizados em locais específicos, divulgados pela universidade.

POSSO TRANSFERIR A MINHA BOLSA PARA OUTRA INSTITUIÇÃO, CURSO, TURNO E CAMPUS?

Você pode transferir sua bolsa do Prouni para outra instituição, curso, turno ou campus, desde que:

  • A instituição e o curso para o qual deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
  • Exista vaga no curso para você se transferir;
  • Transferência Externa (Recebimento da Bolsa PROUNI de outra IES): a São Judas aceita transferência da Bolsa ProUni, parciais (50%) e integrais (100%), desde que curso de origem e destino sejam afins (referência: CAPES – tabela de áreas do conhecimento). O candidato deverá trazer a chave / termo de transferência emitida pela instituição de origem e deverá ser entregue no CAA, juntamente com a documentação acadêmica de transferência, que será encaminhada à COC - Central de Outras Captações. Caso o aluno traga a chave / termo de transferência somente após a aprovação da documentação acadêmica pela COC, deverá encaminhar a chave / termo de transferência para a Loja Ampliar/ CAA.
  • Transferência Interna (Transferência de Curso na própria IES): a transferência interna será deferida desde que cursos de origem e destino sejam afins (referência: CAPES – tabela de áreas do conhecimento) e, também, desde que tenha disponibilidade de vaga no curso de destino. Esta solicitação deverá ser feita por meio de abertura de protocolo, no CAA. Após a abertura do Protocolo, o pedido seguirá o fluxo previsto para análise das áreas responsáveis (áreas acadêmica e financeira).

 

Entre os dias 26/06/2017 até 30/06/2016, os candidatos pré-selecionados para o programa Universidade para Todos, o ProUni, devem comparecer em uma das unidades listadas abaixo, para realizar a entrevista presencial e a matrícula, referente ao segundo semestre de 2017.

LOCAIS DAS ENTREVISTAS

UNIDADE MOOCA
Local: Local: Rua Taquari - 546- Mooca - SP - Sala 108 C - Setor CAC - 1° Andar.
Entrega de senhas das 9h às 20h
*** Atendimento no sábado, das 9h às 12h.

UNIDADE BUTANTÃ
Local: Avenida Vital Brasil - 1000 - Butantã - Sala 100 - Setor CAC - 1° Andar.
Entrega de senhas das 13h às 20h
*** Atendimento no sábado, das 9h às 12h.

Inscrições 2ª chamada


Para realizar a entrevista os candidatos devem estar com a documentação completa em mãos. Quando as cópias estiverem ilegíveis, trazer os documentos originais.

Clique para verificar o edital

Clique aqui e veja se você foi selecionado para a 2ª chamada de 2017/1.

Clique para verificar a relação dos documentos que devem ser apresentação no processo da entrevista, em nossa instituição (CANDIDATO)

Clique para verificar a relação dos documentos que devem ser apresentação no processo da entrevista, em nossa instituição (GRUPO FAMILIAR)

Clique aqui para proceder com o seu agendamento para a Entrevista do Prouni

Site do ProUni

FAQ

Telefone do MEC: 0800-616161

O AGENDAMENTO É OBRIGATÓRIO PARA A ENTREVISTA DO PROUNI.

Organização dos Documentos

Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
- Não grampear as cópias, nem as recortar, deixar em tamanho A4;
- Na falta de algum documento o processo NÃO será aceito.

Análise da Documentação e Resultado

- Portar os documentos, ORIGINAL e CÓPIA, na ordem “do checklist a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”;
- Será realizada a triagem da documentação apresentada e apenas serão recebidos para o processo seletivo os candidatos que estiverem com a documentação completa.

Documentos necessários
para cada situação de renda

Contato Central de Atendimento do Ministério da Educação:
Telefone - 0800 61 61 61
Formulário eletrônico ao Prouni disponível no Portal do MEC:
www.mec.gov.br
Formulário eletrônico ao Fies - www.fnde.gov.br

Links úteis

Unidade Mooca - R. Taquari, 546 - Mooca - São Paulo/SP - CEP 03166-000 | Unidade Butantã - Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã - São Paulo/SP - CEP 05503-001
© 2000 / 2017 Universidade São Judas Tadeu