PROUNI

Bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação para você que fez ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral.

QUEM PODE SE CANDIDATAR?

Para se candidatar você deve:

  • Ser brasileiro;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral (bolsa 100% concedida pela instituição privada);
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral (bolsa 100% concedida pela instituição privada);
  • Ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no ano imediatamente anterior ao ano da concessão da bolsa);
  • Ter nota mínima de 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação;
  • Renda familiar por pessoa de até três salários mínimos (para bolsas de 50%);
  • Renda familiar de um salário mínimo e meio (para bolsas de 100%).

ENCERRAMENTO DA BOLSA PROUNI

O encerramento da Bolsa ProUni será realizado no SISPROUNI sempre que houver enceramento de matrícula ou por solicitação do bolsista. Caso o aluno queira continuar a estudar na IES após a solicitação de encerramento da Bolsa PROUNI, deverá realizar esta solicitação na CAA, por meio de protocolo específico e, deverá entregar também uma carta de próprio punho, informando que deseja permanecer na IES.

Após o deferimento do protocolo, o aluno deverá comparecer à Loja Ampliar/CAA para assinatura do termo.

SUSPENSÃO E ENCERRAMENTO

A suspensão da Bolsa ProUni é processada no SISPROUNI (Sistema ProUni/MEC) sempre que o aluno se ausentar do curso, por motivo devidamente justificado. O motivo mais recorrente é o “Trancamento da Matrícula”. Durante o período em que a Bolsa ProUni permanecer suspensa, o aluno não terá a cobrança das mensalidades, porém, o tempo de suspensão contará como período de efetiva utilização e será descontado do prazo máximo de usufruto da Bolsa. O prazo máximo de utilização da Bolsa ProUni é equivalente ao dobro do tempo do curso.

COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?

1) Para obter informações sobre prazos e inscrição, acesse: http://siteprouni.mec.gov.br.

2)Após a inscrição, acesse o a página da São Judas para saber quais documentos deverá levar para a instituição clique aqui.

3) Confira nossas vagas no Prouni clique aqui.

O aluno deverá entregar a documentação na Unidade onde foi inscrito.


QUAL DEVE SER O APROVEITAMENTO ACADÊMICO?

Para não obter a indicação de baixo rendimento acadêmico, o aluno deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas, em cada período letivo. Exemplo: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Para saber mais, acesse a página 9 do Manual do Bolsista ProUni, clicando aqui.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA (PROUNI)

Caso o aluno queira trancar a matrícula, deverá realizar a solicitação via Protocolo, na Loja Ampliar/CAA. Após o deferimento da solicitação, deverá retornar à IES para assinatura do termo. O aluno deverá retornar imediatamente no próximo período letivo, por meio da COC – Central de Outras Captações. Caso não retorne no próximo período letivo, poderá perder a Bolsa ProUni.

QUERO ME INSCREVER!

As inscrições para o ProUni são feitas exclusivamente pela internet, no site do ProUni/MEC: http://siteprouni.mec.gov.br/.

O candidato/aluno é responsável pelo acompanhamento dos prazos para inscrição e entrega de documentos na IES.

Para saber mais sobre a legislação vigente (ProUni/MEC), clique aqui.

COMO FAÇO PARA REALIZAR A MANUTENÇÃO / ATUALIZAÇÃO DA BOLSA PROUNI?

A manutenção/atualização da bolsa ProUni é realizada semestralmente, de acordo com as datas estipuladas pelo MEC. Você será informado pela São Judas (por e-mail, SMS, professores e representantes de sala) para assinar o Termo de Atualização. Os bolsistas do Prouni que tiverem rendimento abaixo do exigido, por duas vezes, terão direito à reconsideração do encerramento do benefício. Caso o aluno tenha a terceira indicação de baixo rendimento acadêmico, a bolsa será encerrada pela coordenação do PROUNI.

Caso o aluno queira continuar a estudar na instituição, mesmo sem a bolsa ProUni, deverá começar a pagar o valor integral da mensalidade, a partir do mês posterior ao mês da manutenção/atualização da bolsa.

Os atendimentos para as assinaturas dos Termos de Encerramento e demais termos de manutenção/atualização serão realizados em locais específicos, divulgados pela universidade.

POSSO TRANSFERIR A MINHA BOLSA PARA OUTRA INSTITUIÇÃO, CURSO, TURNO E CAMPUS?

Você pode transferir sua bolsa do Prouni para outra instituição, curso, turno ou campus, desde que:

  • A instituição e o curso para o qual deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
  • Exista vaga no curso para você se transferir;
  • Transferência Externa (Recebimento da Bolsa PROUNI de outra IES): a São Judas aceita transferência da Bolsa ProUni, parciais (50%) e integrais (100%), desde que curso de origem e destino sejam afins (referência: CAPES – tabela de áreas do conhecimento). O candidato deverá trazer a chave / termo de transferência emitida pela instituição de origem e deverá ser entregue no CAA, juntamente com a documentação acadêmica de transferência, que será encaminhada à COC - Central de Outras Captações. Caso o aluno traga a chave / termo de transferência somente após a aprovação da documentação acadêmica pela COC, deverá encaminhar a chave / termo de transferência para a Loja Ampliar/ CAA.
  • Transferência Interna (Transferência de Curso na própria IES): a transferência interna será deferida desde que cursos de origem e destino sejam afins (referência: CAPES – tabela de áreas do conhecimento) e, também, desde que tenha disponibilidade de vaga no curso de destino. Esta solicitação deverá ser feita por meio de abertura de protocolo, no CAA. Após a abertura do Protocolo, o pedido seguirá o fluxo previsto para análise das áreas responsáveis (áreas acadêmica e financeira).

Vagas Remanescentes - PROUNI
Recebimento de Documentos:

Prazo de inscrição para estudantes não matriculados na IES: de 27/03/2017 a 05/04/2017

Prazo de inscrição para estudantes já matriculados na IES: de 27/03/2017 a 05/05/2017.

Confira o Edital.

 

UNIDADE MOOCA
Local: Local: Rua Taquari - 546- Mooca - SP - Loja Ampliar - 1° Andar.
Entrega de senhas das 9h às 20h

UNIDADE BUTANTÃ
Local: Avenida Vital Brasil - 1000 - Butantã - SALA 100 - 1° Andar.
Entrega de senhas das 13h às 20h

 

CRONOGRAMA DO PROUNI
PROCESSO SELETIVO - 1º SEMESTRE 2017

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PROCESSO DE CONCESSÃO

Para facilitar seu atendimento, separe os documentos por pessoa, seguindo a ordem estabelecida nas relações abaixo.

Documentos do (a) CANDIDATO (A):

01 Cópia
simples
1. RG;
2. CPF
(será aceito comprovante de Situação Cadastral, emitido no site receita federal - clique aqui);
3. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
(Deverá conter a conclusão do Ensino Médio e especificação de onde foram cursadas as três séries);
4. Comprovante de Residência
(exceto para candidatos menores de idade);
5. Comprovantes de Rendimentos*
(*clique aqui para identificar quais são os documentos necessários para cada situação de renda);
6. Imposto de Renda Pessoa Física (Exercício 2016 / Ano-Calendário 2015),
ou Comprovante de isenção (emitido no site da Receita Federal - clique aqui);
7. Comprovante de inscrição do PROUNI (Clique aqui)
(A ficha de Inscrição esta na 4ª etapa);
8. Demais declarações/documentos julgados necessários pela coordenação do PROUNI.


Documentos dos demais
INTEGRANTES DO GRUPO FAMILIAR:

01 Cópia
simples
1. RG;
2. CPF
(será aceito comprovante de Situação Cadastral, emitido no site receita federal - clique aqui);
3. Comprovante de Residência
(exceto para menores de idade);
4. Comprovantes de Rendimentos*
(*clique aqui para identificar quais são os documentos necessários para cada situação de renda);
5. Imposto de Renda Pessoa Física (Exercício 2016 / Ano-Calendário 2015) ,
ou Comprovante de isenção (emitido no site da Receita Federal - clique aqui);
6. Demais declarações/documentos julgados necessários pela coordenação
do PROUNI.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Caso você tenha cursado alguma série do ENSINO MÉDIO EM COLÉGIO PARTICULAR, deverá APRESENTAR DECLARAÇÃO emitida pelo colégio informando se possuía bolsa de estudos e a porcentagem da bolsa em cada série cursada.

Você deverá apresentar documentos que comprovem a AUSÊNCIA DE INTEGRANTES do seu grupo familiar.

Exemplos:

• No caso de pais separados, apresentar Averbação, ou Comprovantes de Residência em endereços diferentes.
• No caso de falecimento de algum integrante do grupo, apresentar Certidão de Óbito.

Para que suas CÓPIAS SIMPLES sejam autenticadas, você deverá apresentar as vias ORIGINAIS de todos os documentos supracitados.

Candidatos menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados da mãe ou do pai ou responsável civil.

Documentos necessários
para cada situação de renda

Contato Central de Atendimento do Ministério da Educação:
Telefone - 0800 61 61 61
Formulário eletrônico ao Prouni disponível no Portal do MEC:
www.mec.gov.br
Formulário eletrônico ao Fies - www.fnde.gov.br

Links úteis

Unidade Mooca - R. Taquari, 546 - Mooca - São Paulo/SP - CEP 03166-000 | Unidade Butantã - Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã - São Paulo/SP - CEP 05503-001
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