Voltar para o Portal da USJT
topo

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Física da USJT , oferecendo inicialmente apenas o curso de Mestrado, foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em dez./2003. Após a realização da Avaliação Trienal 2007, o Programa obteve conceito 4 (Portaria MEC nº 524, de 30/04/2008). Em dez/2009 o CTC, em sua 114ª. reunião, recomendou também o curso de Doutorado. Deste modo, a USJT é a primeira instituição particular do estado de São Paulo a oferecer, em seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, os dois níveis de formação: mestrado e doutorado.

O Programa originou-se de Núcleo de Pesquisa específico da área de Educação Física, constituído na USJT desde o início de 2002. Esse Núcleo era formado por vários grupos de estudo de diferentes linhas temáticas, todos cadastrados no CNPq como grupos de pesquisa. Vários projetos de pesquisa, desenvolvidos por esses grupos, foram transformados em publicações de artigos e capítulos de livros.

O Programa de Pós-Graduação tem como área básica a Educação Física e Área de Concentração Escola, Esporte, Atividade Física e Saúde. É formado por profissionais altamente competentes, com publicações internacionais e com muita experiência com pesquisa. Em suas especialidades, analisam o movimento humano em quatro linhas de pesquisa: LP1 Atividade Física e Disfunções Orgânicas, com estudos do movimento na perspectiva da fisiologia, da nutrição, da morfologia e da biomecânica; LP2 Educação Física, Escola e Sociedade, com pesquisas relacionadas à Educação Física nos contextos escolar e não-escolar, além de estudos relacionados à Formação e Atuação Profissional; LP3 Fenômeno Esportivo, que reúne as investigações sobre o Esporte a partir de diferentes dimensões; LP4 Promoção e Prevenção em Saúde, com estudos envolvendo a aplicação dos constructos básicos da Promoção da Saúde na perspectiva da Educação Física, bem como pesquisas relacionadas à atividade física na Prevenção em Saúde em vários níveis e com diferentes populações.

O objetivo do Programa é formar novos pesquisadores na área e qualificar docentes para o nível superior, especializados no estudo do movimento humano, por meio de um aprofundamento dos conhecimentos tanto específicos em EF como de outras áreas que permeiam seu desenvolvimento. Com isso, vislumbramos a possibilidade de contribuir para a formação de melhores professores universitários, além de ampliar a produção científica em EF.

A seleção para os dois cursos do Programa é anual, em processos específicos. Para o mestrado são oferecidas 25 vagas e para o doutorado são disponibilizadas 10 vagas.

Voltar Voltar Página Principal do Centro de Pesquisa

  • CAPES
  • LATTES
  • CNPQ
  • FAPESP
  • FÓRUM 21
  • Plataforma Brasil
  • CONEP

Unidade Mooca - R. Taquari, 546 - Mooca - São Paulo/SP - CEP 03166-000 | Unidade Butantã - Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã - São Paulo/SP - CEP 05503-001

© 2000 / 2014 Universidade São Judas Tadeu