CORPO DOCENTE

 

Professor: BRUNO GEOFFROY SCURACCHIO
Graduação Acadêmica: Engenheiro de Materiais com PhD e Pós-graduação na mesma área. Experiência de 13 anos na indústria, principalmente na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Especialista na área de processos de transformação. Professor em cursos de graduação, como Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Gestão de Produção e também em MBA em Gerenciamento de Projetos. Doutorado em Engenharia Metalúrgica (USP), Mestrado em Engenharia Metalúrgica (USP) e Graduação em Engenharia de Materiais (USP). Também fiz um MBA em Engenharia e Inovação.

 

Professora: CARLOS ANTÔNIO DA ROCHA
Graduação Acadêmica: Possui bacharelado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1984), licenciatura em Física pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Física Nuclear Experimental, na área de reações de fusão entre ions pesados, pelo Departamento de Física Nuclear do IFUSP (1987) e doutorado em Física de Partículas Elementares, na área de interações hadrônicas à baixas energias, pelo Departamento de Física Experimental do IFUSP (1993). Pós-doutorado pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (1994-95 e 1997-98) e pós-doutorado pelo Nuclear Theory Group da Universidade de Washington, Seattle, EUA (1995-97). Jovem pesquisador da FAPESP na Universidade São Judas Tadeu - USJT (1998-2002). Atualmente é professor titular da USJT e professor doutor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teorias Específicas e Modelos de Interação Nuclear e Sistemática de Partículas na Força Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: física nuclear teórica, teoria de perturbação quiral, graus de liberdade hadrônicos, cromodinâmica quântica e espalhamento núcleon-núcleon. Desenvolve, em paralelo, projeto de pesquisa multidisciplinar na área de Bioengenharia, sendo líder do Núcleo de Pesquisa em Bioengenharia da USJT.

 

Professora: DOUGLAS CASAGRANDE
Graduação Acadêmica: Possui graduação em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo com conclusão em 1991. Possui o título de Mestre em Ciências realizando simulações computacionais em super-redes semicondutivas na área de física de semicondutores e interfaces pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo concluído em 1994. Possui o título de Doutor em Ciências realizando simulações computacionais na área de superfícies semicondutivas obtendo o título de Doutor em Ciências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo em 1999. Durante o programa de doutorado esteve na Universidade de Exeter na Inglaterra (1996-1997) utilizando simulações computacionais para o estudo de estruturas semicondutivas e superfícies. Atualmente é Professor na Universidade São Judas Tadeu (USJT) e na Faculdade de Tecnologia de São Paulo FATEC-SP. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada atuando principalmente sobre os temas de simulação computacional em semicondutores, superfícies, estrutura eletrônica, super-redes e interfaces.

 

Professor: FLÁVIO LEAL MARANHÃO
Graduação Acadêmica: Possui graduação em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco (1999), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, engenheiro civil - Construtora Norberto Odebrecht - Matriz e professor da Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: granitos, revestimentos, piso, argamassas e fachada. Além disso tenho atuado profissionalmente e como pesquisador na área de obras de infraestruturas.

 

Professor: MAURÍCIO MARQUES RESENDE
Graduação Acadêmica: Engenheiro civil, graduado pela UFMG e com mestrado em construção civil pela POLI-USP e especialista em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professor universitário da disciplina de materiais de construção na Universidade São Judas Tadeu - SP e gerente de desenvolvimento tecnológico da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos. Também já atuou por 8 anos como gerente técnico do laboratório de materiais de construção civil da L.A. Falcão Bauer e como professor na Universidade Nove de julho, no CEFET - SP e como técnico de ensino no SENAI. As principais áreas de atuação estão relacionadas com materiais de construção, tecnologia e racionalização construtiva, patologia das edificações e manutenção de edifícios.

 

Professor: SANDRO MARTINI
Graduação Acadêmica: Possui graduação em Engenharia Elétrica (ênfase em Eletrônica) pela Universidade São Judas Tadeu (1994). Em 1995 ingressou no programa de mestrado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Iniciou sua pesquisa sob a orientação do Prof. Dr . José Roberto Leite, então chefe do Laboratório de Novos Materiais Semicondutores (LNMS). Durante esse período trabalhou na caracterização óptica, através de medidas de fotoluminescência, de poços quânticos de InGaAs/GaAs e AlGaAs/GaAs crescidos por epitaxia por feixe molecular. Em 1997 ingressou no programa de doutorado sob a orientação do Prof. Dr. Alain André Quivy responsável pelo sistema de crescimento do LNMS. Durante o doutoramento trabalhou na investigação da segregação de Índio em camadas epitaxiais de InGaAs. Em 1999 foi para Universidade de Jena (Alemanha) para trabalhar com lasers de poços quânticos de AlGaAs/GaAs. Obteve o título de Doutor em Ciências em 2002. No mesmo ano começou o seu Pós-Doutorado em crescimento e caracterização de pontos quânticos de InAs. Em 2003 ingressou na Universidade São Judas Tadeu onde é atualmente professor e pesquisador na área de Física. Atua como revisor dos periódicos Applied Physics Letters and Semiconductor Science and Technology.

 

Professor: SILVANNA LEITE DE ALBUQUERQUE MARANHÃO
Graduação Acadêmica: Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais realizados no Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Departamento de Engenharia Química) e pós-doutorado pelo Instituto de Física da Universidade de são Paulo (Departamento de Física Aplicada). Atualmente é professora período integral na Universidade São Judas Tadeu e leciona Química (teórica e laboratório). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros condutores, polianilina, eletro intercalação, ftalocianinas, macromoléculas, materiais nano estruturados e filmes sol-gel.

 

Professor: SÔNIA MARIA DION
Graduação Acadêmica: Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora titular da Universidade São Judas Tadeu, atuando nas áreas de ensino de Física para Engenharia e História e Filosofia da Ciência para graduação em Filosofia. É pesquisadora no campo da interface entre Filosofia da Ciência e História da Física, tendo especial interesse pelos problemas relativos ao século XIX.

 

COLABORADORES

 

Professor: CLÁUDIO OLIVEIRA SILVA
Graduação Acadêmica: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Guarulhos (1993) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2003). Especialização em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é gerente de projetos da Associação Brasileira de Cimento Porteando. Tem experiência na área de materiais de construção civil com ênfase em produtos à base de cimento. Atua no desenvolvimento de mercado de produtos e sistemas construtivos à base de cimento, com foco em qualidade, competitividade, inovação e sustentabilidade. Coordena, através da ABCP, diversos projetos de inovação em parceria com as principais universidades do país. Na área da indústria de prefabricado tem atuação em associações de fabricantes como a Anfatecco, ABTC e BlocoBrasil, em projetos voltados ao aumento de competitividade e qualidade dos produtos à base de cimento de cada segmento.

 

Professor: RUI BARBOSA DE SOUZA
Graduação Acadêmica: Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Sergipe (2003), com doutorado pela Universidade de São Paulo (2014), atualmente é executor de projetos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Profissional qualificado com atuação em pesquisa científica refletindo uma carreira de habilidades em desenvolvimento de novos produtos juntamente com Engenharia de Materiais e especializado em cimento. Atuante nas áreas de Tecnologia das Construções (sustentabilidade) e Engenharia de Materiais (durabilidade do concreto, produção de blocos de concreto, desenvolvimento de fibrocimento sem amianto, química do cimento).