ATIVIDADES CURRICULARES

 

Disciplinas

As disciplinas dividem-se em obrigatórias e optativas, sendo que o aluno deverá cursar todas as disciplinas obrigatórias e mais a quantidade necessária de optativas para totalizar os créditos mínimos exigidos em disciplinas.

 

1 Disciplinas Obrigatórias:

As disciplinas obrigatórias dividem-se em:

I - específica da área de concentração::

  • Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento

II básicas para a formação do pesquisador:

  • "Seminários de Pesquisa", "Metodologia da Pesquisa", "Didática e Docência no Ensino Superior ".
  • Nenhuma disciplina possui pré-requisito para ser cursada.

2. Disciplinas Optativas Gerais

As disciplinas optativas caracterizam-se por fornecer ao aluno subsídios para o desenvolvimento e aprofundamento da pesquisa, sob a forma de aulas expositivas, estudos dirigidos e seminários, dentre outros, visando ampliar seu conhecimento.

"Redação, Produção e Comunicação Científica", Bioestatística aplicada às Ciências do Envelhecimento, Tópicos Avançados em Envelhecimento, Promoção da Saúde e Qualidade de vida no Envelhecimento e Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa.

Nenhuma disciplina possui pré-requisito para ser cursada.

3. Disciplinas Optativas para a Linha de Pesquisa Doenças associadas ao envelhecimento:

Doenças crônicas e morbidades associadas ao Envelhecimento, Biologia celular e molecular do envelhecimento, Estudo das relações entre microrganismos e hospedeiros idosos, Doenças neurodegenerativas no envelhecimento: causas e intervenções e Tratamentos não farmacológicos das doenças crônicas e degenerativas.

4. Disciplinas Optativas para a Linha de Pesquisa: Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento:

Nutrição, Exercício e Funcionalidade no Envelhecimento, Instrumentos de Avaliação Interdisciplinares, Fisiologia do Envelhecimento e Saúde e Idosos Institucionalizados.

5. Disciplinas Optativas para a Linha de Pesquisa: Aspectos Educacionais, Psicológicas e Socioculturais do Envelhecimento:

Psicologia do Envelhecimento, Bioética no Envelhecimento e Morte, Processos Educacionais, socioculturais e Intervenções Psicopedagógicas no Envelhecimento, Rede de Apoio e Cuidado ao Idoso e Imagem Corporal e Envelhecimento.

6. Práticas de Pesquisa

As Práticas de Pesquisa constituem atividades programadas de orientação que contemplam discussões da pesquisa e representam possibilidades de produção de artigos de revisão, com indicativos de publicação, sempre após parecer do orientador, e cujos objetivos são:

  • assessorar o desenvolvimento das pesquisas;
  • orientar as alterações sugeridas no Seminário;
  • preparar o texto a ser apresentado no exame de qualificação; e
  • preparar a própria dissertação para a defesa.

As Práticas de Pesquisa I, II, III e IV são obrigatórias.

O aluno poderá cursar, no mesmo semestre, disciplinas obrigatórias e optativas, além das atividades de Práticas de Pesquisa, desde que autorizado pelo seu orientador.