CORPO DOCENTE

 

Professora: Dra. ADRIANA SALDIBA MACHADO DE LIMA
É graduada em Nutrição pela USP e doutora em Ciências pelo programa de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP. Foi bolsista de pós-doutorado (FAPESP) e desenvolveu o seu projeto no Laboratório de Lípides (LIM-10) da Faculdade de Medicina da USP e no Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Estuda as doenças crônicas e degenerativas do envelhecimento em pesquisas clínicas e na área básica, dando ênfase aos aspectos nutricionais, ao metabolismo de lípides e a formação dos produtos de glicação avançada. Atualmente é coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas e pesquisadora do Instituto Anima.
Linha de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento.
Campos de Orientação: Diabetes e Envelhecimento; Metabolismo de Lípides; Produtos de Glicação Avançada.
Grupo de Pesquisa: Laboratório de Lípides- LIM10 - USP

 

Professora: Dra. ANGELICA CASTILHO ALONSO
Graduação em Educação Física e Fisioterapia, pós doutora pela FMUSP, expertise na área de avaliação funcional do movimento: equilíbrio postural, força muscular, exercícios sensório-motor com ênfase no processo do envelhecimento. Tem vasta experiência nas áreas de: Gerontologia, Esportes, Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia. Pesquisa as áreas de condutores veicular, atividades culturalmente relevantes voltadas a saúde.
Linha de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento.
Campos de Orientação: Avaliação funcional, equilíbrio, força de idosos; exercícios sensório-motor, esportes e idosos; condutores de veículos automotivos e processo de envelhecimento; dança, idosos e envelhecimento.
Grupos de Pesquisa: Envelhecimento e Aparelho Locomotor - USP
Estudo do comportamento motor em grupos especiais - USP

 

Professora: Dra. ANA LúCIA GATTI
Formação: Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1980), especialização em Curso Oficial Sobre o Psicodiagnóstico de Rorschach pela Sociedade Rorschach de São Paulo (1982), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e aperfeiçoamento em Psicoterapia Breve de Adultos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Em Psicoterapia Breve (1990). Atualmente é Professor adjunto da Universidade São Judas Tadeu e Membro de corpo editorial da Sinergia (CEFETSP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de defesa, escalas, avaliação.
Linha de Pesquisa: (2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento.
Campos de Orientação: Aspectos psicológicos e nutricionais de idosos no processo de envelhecimento; avaliação psicológica de idosos; animais de estimação e idosos; psicologia, luto, morte e morrer no processo de envelhecimento.
Grupos de Pesquisa: Psicologia do Idoso – USJT
Psicologia: educação e saúde – USJT

 

Professora: Dra. ELIANE FLORENCIO GAMA
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Especialização em Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1999), e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade São Judas Tadeu (USJT) orientando trabalhos de conclusão de curso, Regime de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da USJT; Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (MEC); Editora Executiva do Journal of Morphological Sciences. Experiência acadêmica anterior ministrando a disciplina de Anatomia na Universidade Federal de Pernambuco (1986-1987). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia atuando principalmente nos seguintes temas: modificações estruturais de órgãos e tecidos submetidos à atividade física. Além de desenvolver estudos sobre a Percepção Corporal e suas relações com atividade motora.
Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
(2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Análise mesoscópica, microscópica, ultra-estrutural morfométrica e estereológica dos sistemas orgânicos sob efeito de exercícios físicos e do envelhecimento, em especial coração e sistema ostemioarticular; Atividade Física no envelhecimento. Estudo da percepção corporal: métodos de avaliação do esquema corporal. Esquema Corporal: modificações relacionadas à idade, sexo e diferentes condições sensoriomotoras.
Grupos de Pesquisa: Percepção Corporal e Movimento - USJT
Efeitos microscópicos e ultramicroscópicos do exercicio sobre órgãos e tecidos – USJT
Efeitos morfoquantitativos e funcionais do treinamento físico em animais normais e portadores de disfunções neuromusculares - USJT.

 

Professor: Dr. Gilberto Cândido Laurentino
Licenciado em Educação Física pela UMC (1989); Especialista em Fisiologia do Exercício (UNIFESP-1992); Especialista em Bases Modernas do Treinamento Desportivo (FMU-1994); Mestre em Ciências do Esporte (UNICAMP - 2000); Doutor em Ciências (EEFEUSP 2010) e Pós-doutor em Ciências com bolsa CAPES (EEFEUSP - 2018). Pós doutorado na The University of Mississipi (EUA 2015-2016). Experiência no ensino de Educação Física Escolar (1991 a 2002) e Ensino superior (UNIMESP - 1998, UNIP - 2001). Coordenador de curso de Educação Física (UNIP 2003 a 2013). Docente e Orientador Pontual no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física (PPG-CAF) da USP-Leste (EACH/USP). Docente e Orientador no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas. Linha de pesquisa com treinamento de força com restrição do fluxo sanguíneo em diferentes populações.

 

Professor: Dr. éRICO CHAGAS CAPERUTO
Bacharel em Educação Física pela USP , mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela USP e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela USP. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. Professor da Universidade São Judas nos cursos de Graduação em Educação Física e Fisioterapia Professor nos Programas de Pós Graduação em Ciências do Envelhecimento e Educação Física. Consultor técnico-científico para a indústria de Suplementos Alimentares.
Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
Campos de Orientação: Metabolismo e bioquímica do exercício e do envelhecimento; Suplementação alimentar e metabolismo no exercício e no envelhecimento.
Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos em Cardiometabolismo do Exercício – USJT

 

 

Professora: Dra. IRIS CALLADO SANCHES

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2012), mestre em Educação Física pela Universidade São Judas (2007), especialista em Docência Universitária (UNINOVE), e graduada em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade São Judas (2005). Atualmente, é professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Educação Física e Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas e dos cursos de graduação em Educação Física e Psicologia. Tem experiência em pesquisa experimental na área de fisiologia do exercício com enfoque em cardiovascular. Em paralelo às atividades de pesquisa, se dedica ao desenvolvimento de metodologias ativas em sala de aula e à criação do site [www.orientacaoadistancia.com.br]www.orientacaoadistancia.com.br.

Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento.
Campos de Orientação: Tem se dedicado a pesquisas relacionadas a alterações hemodinâmicas, autonômicas e moleculares da privação hormonal ovariana (modelo experimental de menopausa) associada a fatores de risco cardiometabólicos.
Grupos de Pesquisa: Intervenção terapêutica em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - UNINOVE
Mecanismos fisiopatológicos de doenças crônicas não transmissíveis - UNINOVE

 

 

Professor: Dr. José Maria Montiel
Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental USF/SP. Pós Doutor pelo Instituto de Biociências - Departamento de Tecnologias e Desenvolvimento Humano - UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área Psicológica, com ênfase em Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia Cognitiva, atuando nos seguintes temas: desenvolvimento de instrumentos para Avaliação Psicológica e Avaliação Neuropsicológica, de Funções Cognitivas, no processo de Envelhecimento Humano, e nos Processos de Aprendizagem.

 

Professor: Dra. Kátia Bilhar Scapini
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2006), Pós Graduação Lato-Sensu em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Gama Filho (2008), Mestrado em Envelhecimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (2011) e Doutorado em Ciências - Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Educação Física e em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas e Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Hipertensão do InCor-FMUSP. Possui experiência em docência no ensino superior (graduação e pós-graduação). Atua principalmente nos seguintes temas: fisiologia cardiovascular, exercício físico preventivo e terapêutico, reabilitação cardiopulmonar, treinamento muscular respiratório, modulação autonômica cardiovascular, doença renal crônica, doença de Parkinson, envelhecimento e revisão sistemática/metanálise.

 

Professor: Dra. MARTA FERREIRA BASTOS - Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Graduada em Biomedicina pela UNESP e doutora em Ciências (Biologia Molecular) pelo programa de Ciências Farmacêuticas da UNIFESP. Foi pós doutoranda no Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantan. Estuda respostas inflamatórias e osteodegenerativas ligadas a cavidade oral com fomento FAPESP e bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente estuda os aspectos imuno-inflamatórios associados ao envelhecimento. Atualmente é atualmente é vice-coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas e pesquisadora do Instituto Anima.
Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
Campos de Orientação: Tem se dedicado a pesquisas relacionadas a Diabetes e Envelhecimento, estudo sobre os aspectos bioquímicos envolvidos no processo de envelhecimento.
Grupos de Pesquisa:

 

Professor: Dra. Priscila Larcher Longo
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2001 e 2008) e, especialização em Análises Clínicas (Universidade São Judas Tadeu 2007). Foi pós-doutora na Universidade de São Paulo com estágio na Ohio State University (College of Dentistry) e pós doutora na Universidade Nove de Julho. Foi professora da Universidade Braz Cubas, do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, auxiliar de ensino da Universidade de São Paulo e do Centro Universitário das Américas. Atualmente atua na pós graduação do Programa de Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas além de ser tutora na Medicina. Também atua como tutora do curso Intermediário de Pesquisa Clínica- PROADI- SUS/HAOC. Possui experiência em métodos ativos de aprendizagem e nas áreas de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Oral, Genética Molecular, Fatores de Virulência, Resposta Imunológica, Diversidade Microbiana, Microbiota e Metagenoma. Participou da confecção de diversos projetos de pesquisa que tiveram auxílio à pesquisa.

 

Professor: Dra. Sandra Regina Mota Ortiz
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutora em Fisiologia Humana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001). Pós Doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, onde atuou no Departamento de Fisiologia e Biofísica de 2002 a 2004 e no Departamento de Anatomia de 2004 a 2009; tendo trabalhado com o estudo morfofuncional da matéria cinzenta periaquedutal na modulação de comportamentos motivados, em particular, comportamentos de defesa, predatório e maternal. Trabalhou como professora dos cursos de Graduação em Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem e Ciências Biológicas, na Universidade Cidade de São Paulo de 2009 a 2016, coordenando também o Laboratório Bases Neurais do Comportamento no Núcleo de Pesquisa em Neurociência (NUPEN). Atuou como professora do Curso de Medicina da Faculdade das Américas, entre 2016 e 2018, onde também atuou como Coordenadora de Pesquisa e Pós Graduação. Atua como professora titular do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 2014, onde coordena o primeiro ciclo do curso do campus Bela Vista, a unidade de práticas funcionais e o laboratório de práticas e pesquisas. Capacita professores universitários em cursos de Medicina em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem em Especial na Aprendizagem Baseada em Problemas o PBL, na Aprendizagem em Baseada em Equipes - TBL e na Problematização. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde no IAMSPE e como professora de Neuroanatomia da Especialização em Fisioterapia Neurológica - Instituto de Ensino e Pesquisa - Hospital Albert Einstein. Atualmente é Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu, onde também participa como colaboradora no curso de Medicina e professora Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia e na área de Fisiologia com ênfase em Neurofisiologia, Neurociências e Comportamento.

 

Professora: Dra. RITA DE CASSIA DE AQUINO

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1987), Mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é docente e orientadora no Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas e Professora nos Cursos de Graduação da Universidade São Judas, da Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos.

Linhas de Pesquisa: (2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo de Idosos.
Grupos de Pesquisa: Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos - USJT
AVALIAçãO NUTRICIONAL E ALIMENTAR - USP
Psicologia do Idoso - USJT

 

PROFESSORES COLABORADORES

Professora: Dr. José Lucio Martins Machado

Médico, professor universitário, formado pela FM Jundiaí, em 1984, Residência Médica em Cirurgia Geral na FM Botucatu- UNESP, e Cirurgia Pediátrica, no Hospital Cruzada Pró-Infância Pérola Byington. Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica-CIPE/ AMB, em 2002. É Professor Assistente Doutor da Disciplina de Cirurgia Pediátrica da FM Botucatu-UNESP desde 1987. Por meio de concurso público foi aprovado em 2005 para provimento do cargo efetivo de Professor Assistente em RTP , na mesma Disciplina. Professor Colaborador da FM Jundiaí, SP, entre 1998 a 2003; Diretor do Curso de Medicina da UNAERP, Ribeirão Preto, de 2001 a 2004; foi diretor do curso de Medicina da UNICID-SP de 2004 a 2014. Foi consultor/Avaliador do INEP e Membro do Comitê Permanente e Consultor/Avaliador da Secretaria Executiva do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura (SESU/MEC), de 2002 até 2008. Foi representante do MEC na Comissão Nacional de Residência Médica e Comissão de Ensino Médico de 2005 a 2008. Mestre, em 1993, e Doutor em 2002 junto ao Curso de Pós-Graduação em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental, da FM Botucatu, UNESP. Especializações em Administração de Serviços de Saúde, pela FM da Fundação do ABC(2005), em Ativação de Mudanças na Graduação em Saúde pela ENSP/FioCruz/Ministério da Saúde (2006) e Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral e Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2009). Dentre as atividades exercidas na carreira universitária inclui-se a Coordenação e Vice-Coordenação do Curso de Medicina da F.M.Botucatu de 1992 a 1996 em três mandatos consecutivos, além da participação em Conselhos, Comissões, Representações e Administração. Nas atividades de pesquisa e desenvolvimento, faz parte de duas linhas de pesquisa, uma na área de Diabetes Mellitus Experimental e é líder de Grupo de Pesquisa junto ao CNPQ em Avaliação em Educação Médica . No período de 1995 a 2000, coordenou o Programa UNI Botucatu da Fundação WK Kellogg, fundou e foi diretor- presidente da Fundação UNI-Botucatu de 1997 a 2001. Tem 60 artigos publicados em periódicos com textos completos 1 livro e outros 20 capítulos de livros publicados e 178 trabalhos apresentados em eventos científicos, com 185 participações em congressos, jornadas e simpósios. Como Consultor em Educação Médica capacitou mais de 1.600 professores universitários em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem em Especial na Aprendizagem Baseada em Problemas o PBL , na Aprendizagem Baseada em Equipes - TBL , na Problematização e na utilização do Planejamento Estratégico Situacional o PES na Gestão de Escolas Médicas. Nos últimos 12 anos assessorou 54 Instituições de Ensino Superior dentre as quais 19 Universidades, 17 Centros Universitários e 18 Faculdades na elaboração de seus Projetos Político-Pedagógicos para implantação e/ou reestruturação de Cursos de Medicina. É professor orientador permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde do Hospital Servidor Público Estadual- IAMSPE e professor pesquisador e orientador permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Inovação e Tecnologia em Saúde do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Atualmente é o Gestor do Curso de Medicina da Universidade de São Caetano do Sul - USCS, Campus Bela Vista em São Paulo, Coordenador do Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da Universidade de São Caetano do Sul e Docente colaborador do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas.

 

Professora: Dra. Laura Beatriz Mesiano Maifrino

Graduada em Biomedicina pela Universidade Santo Amaro (1978), graduação em Odontologia pela Universidade Santo Amaro (1983), Mestrado (1991) e Doutorado (1996) em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-doutorado pelo ICB III-USP (2004). Atualmente é Pesquisadora Científica VI do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Docente e orientadora de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Física e colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas; dirigente de grupo de pesquisa do Diretório Nacional de Grupos de Pesquisas do CNPq, avaliadora de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, (INEP) e revisora de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do ENADE. Tem experiência nas áreas de morfologia (estrutural e ultraestrutural) e imunohistoquímica atuando nos seguintes temas: alterações fisiológicas (envelhecimento, menopausa, nutrição) e patológicas (doença de Chagas, Síndrome Metabólica, hipercolesterolemia ) em animais experimentais que realizam exercícios físicos.

 

Professora: Dra. MARIA LUIZA DE JESUS MIRANDA

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é docente da Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade São Judas Tadeu, sendo orientadora nos mestrados em Educação Física e Ciências do Envelhecimento e no doutorado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física para adultos e idosos, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Educação Física; Educação Física e Envelhecimento; Educação Física e Aspectos Psicossociais do Envelhecimento, Pedagogia para o Auto-Cuidado do Idoso; Educação Física e Promoção da Saúde.

Linhas de Pesquisa: (1)Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física para adultos e idosos, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Educação Física; Educação Física e Envelhecimento; Educação Física e Aspectos Psicossociais do Envelhecimento, Pedagogia para o Auto-Cuidado do Idoso; Educação Física e Promoção da Saúde.
Grupos de Pesquisa: GREPES - Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior - USJT