CORPO DOCENTE

 

Professora: Dra. ADRIANA SALDIBA MACHADO DE LIMA
É graduada em Nutrição pela USP e doutora em Ciências pelo programa de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP. Foi bolsista de pós-doutorado (FAPESP) e desenvolveu o seu projeto no Laboratório de Lípides (LIM-10) da Faculdade de Medicina da USP e no Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Foi nutricionista do Programa de Atenção à Saúde Mental da Mulher (Pró-Mulher) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é nutricionista da clínica Grinblat, ministra aulas no Curso de Especialização em Nutrição nas Doenças Crônico Degenerativas do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (IEP-HIAE) e é professora da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.
Linha de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento.
Campos de Orientação: Diabetes e Envelhecimento; Metabolismo de Lípides; Produtos de Glicação Avançada.
Grupo de Pesquisa: Laboratório de Lípides- LIM10 - USP

 

Professora: Dra. ANGELICA CASTILHO ALONSO
Possui graduação em Educação Física e Fisioterapia. Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia Experimental no Hospital das Clínicas da FMUSP. Pós doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC- FMUSP. Tem experiência em pesquisa na área de Biomecânica do Movimento, com ênfase em Avaliação Funcional. Docente do Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT-SP Como docente do nível superior tem experiência nas disciplinas: metodologia, bioestatística, preventiva, biomecânica, ortopedia e traumatologia, anatomia musculoesquelética, atuando principalmente nos seguintes temas: de avaliação funcional, equilíbrio, força, exercícios sensório-motor, esportes, idosos, condutores de veículos automotivos.
Linha de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento.
Campos de Orientação: Avaliação funcional, equilíbrio, força de idosos; exercícios sensório-motor, esportes e idosos; condutores de veículos automotivos e processo de envelhecimento; dança, idosos e envelhecimento.
Grupos de Pesquisa: Envelhecimento e Aparelho Locomotor - USP
Estudo do comportamento motor em grupos especiais - USP

 

Professora: Dra. ANA LúCIA GATTI
Formação: Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1980), especialização em Curso Oficial Sobre o Psicodiagnóstico de Rorschach pela Sociedade Rorschach de São Paulo (1982), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e aperfeiçoamento em Psicoterapia Breve de Adultos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Em Psicoterapia Breve (1990). Atualmente é Professor adjunto da Universidade São Judas Tadeu e Membro de corpo editorial da Sinergia (CEFETSP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de defesa, escalas, avaliação.
Linha de Pesquisa: (2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento.
Campos de Orientação: Aspectos psicológicos e nutricionais de idosos no processo de envelhecimento; avaliação psicológica de idosos; animais de estimação e idosos; psicologia, luto, morte e morrer no processo de envelhecimento.
Grupos de Pesquisa: Psicologia do Idoso – USJT
Psicologia: educação e saúde – USJT

 

Professora: Dra. CARLA WITTER
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras São Marcos (1985), mestrado (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1996). Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Professora Titular da USJT e supervisora de estágio em Psicologia desde 1993. Coordenadora e Professora do Mestrado em Ciências do Envelhecimento desde 2010. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Produção Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, formação e atuação em psicologia, depressão, suicídio e diversos temas na área de psicologia do desenvolvimento e envelhecimento humano.
Linha de Pesquisa: (2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Avaliação e intervenção psicológica e educacionais em idosos; avaliação da produção científica na área; qualidade de vida; cuidadores; interface da psicologia com a nutrição, fisioterapia e educação física; elaboração de materiais didáticos; questões socioculturais.
Grupos de Pesquisa: Psicologia do Idoso – USJT
Psicologia: educação e saúde – USJT
Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos - USJT
NúCLEO DE COMUNICAçãO CIENTíFICA EM CIêNCIAS DA SAúDE - NCCCS - UNIFESP

 

Professora: Dra. CLAUDIA ARANHA GIL

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), especialização em Psicologia hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, mestrado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professora Doutora e Supervisora clínica do curso de Graduação em Psicologia da Universidade São Judas Tadeu. É também Professora e Orientadora do curso de Pós-Graduação do programa de Mestrado Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, idosos, saúde mental, enquadres diferenciados e técnicas projetivas.

Linha de Pesquisa: (2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Psicologia Clínica atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, idosos, saúde mental, enquadres diferenciados e técnicas projetivas, religiosidade e espiritualidade.
Grupos de Pesquisa: Psicologia do Idoso – USJT
Manifestações do sofrimento humano avaliação, compreensão e formas de intervenção - USP

 

Professor: Dr. DANILO SALES BOCALINI Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Possui graduação em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2002), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da FM-USP (2012), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Professor da graduação e do curso de mestrado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fisiologia humana e do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e doenças crônicas, envelhecimento, avaliações funcionais (ergoespirometria, lactatemia, dentre outros), atividade física aplicada à prática clínica com enfoque na promoção de saúde do idoso. Na pesquisa básica, participa em projetos de pesquisa utilizando modelos experimentais de insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, hipertensão, obesidade e disfunção renal. Nesta perspectiva procura analisar o desempenho ventricular utilizando ecodoplercardiograma e análise hemodinâmica, possui experiência na avaliação da contratilidade miocárdica e da microestrutura cardíaca de roedores.
Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
Campos de Orientação: Adaptações morfofuncionais no envelhecimento e atividade física; Análise funcional, estrutural e molecular do sistema cardiovascular sob efeito do esporte, exercício físico ou de condições patológicas; Adaptações da atividade física no envelhecimento e Atividade física na promoção e na prevenção de saúde.
Grupos de Pesquisa: Biodinâmica do exercício aplicado ao esporte, saúde e desempenho humano – USJT
Grupo de pesquisa em fisiologia do exercício aplicado à saúde e ao desempenho humano - USP
Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde – USJT
Grupo de Estudos em Biodinâmica do Exercício - UNINOVE

 

Professora: Dra. ELIANE FLORENCIO GAMA
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Especialização em Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1999), e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade São Judas Tadeu (USJT) orientando trabalhos de conclusão de curso, Regime de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da USJT; Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (MEC); Editora Executiva do Journal of Morphological Sciences. Experiência acadêmica anterior ministrando a disciplina de Anatomia na Universidade Federal de Pernambuco (1986-1987). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia atuando principalmente nos seguintes temas: modificações estruturais de órgãos e tecidos submetidos à atividade física. Além de desenvolver estudos sobre a Percepção Corporal e suas relações com atividade motora.
Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
(2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Análise mesoscópica, microscópica, ultra-estrutural morfométrica e estereológica dos sistemas orgânicos sob efeito de exercícios físicos e do envelhecimento, em especial coração e sistema ostemioarticular; Atividade Física no envelhecimento. Estudo da percepção corporal: métodos de avaliação do esquema corporal. Esquema Corporal: modificações relacionadas à idade, sexo e diferentes condições sensoriomotoras.
Grupos de Pesquisa: Percepção Corporal e Movimento - USJT
Efeitos microscópicos e ultramicroscópicos do exercicio sobre órgãos e tecidos – USJT
Efeitos morfoquantitativos e funcionais do treinamento físico em animais normais e portadores de disfunções neuromusculares - USJT.

 

Professor: Dr. éRICO CHAGAS CAPERUTO
Graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001) e Doutor em Biologia Celular e Molecular também pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2005). Professor nos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade São Judas Tadeu no Curso de Educação Física e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e Ciências do Envelhecimento. Diretor técnico do Instituto de Ciência em Nutrição e Performance. Consultor na área de Suplementos Alimentares.
Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
Campos de Orientação: Metabolismo e bioquímica do exercício e do envelhecimento; Suplementação alimentar e metabolismo no exercício e no envelhecimento.
Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos em Cardiometabolismo do Exercício – USJT

 

 

Professora: Dra. IRIS CALLADO SANCHES

Graduada em Educação Física (Bachalerado e Licenciatura) pela Universidade São Judas Tadeu (2005). Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2012), mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2007) e especialista em Docência Universitária (UNINOVE). Atualmente, é professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Educação Física e Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, e dos cursos de graduação em Educação Física e Psicologia. Desenvolve trabalhos em parceria com o Laboratório de Hipertensão Experimental do InCor e Laboratório de Fisiologia Translacional da UNINOVE. Tem experiência em pesquisa experimental na área de fisiologia do exercício com enfoque em cardiovascular.

Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento.
Campos de Orientação: Tem se dedicado a pesquisas relacionadas a alterações hemodinâmicas, autonômicas e moleculares da privação hormonal ovariana (modelo experimental de menopausa) associada a fatores de risco cardiometabólicos.
Grupos de Pesquisa: Intervenção terapêutica em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - UNINOVE
Mecanismos fisiopatológicos de doenças crônicas não transmissíveis - UNINOVE

 

 

Professor: Dra. MARTA FERREIRA BASTOS - Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Professora do Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT a partir de 2017. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade São Judas Tadeu, com atuação nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Medicina Veterinária.
Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
Campos de Orientação: Tem se dedicado a pesquisas relacionadas a Diabetes e Envelhecimento, estudo sobre os aspectos bioquímicos envolvidos no processo de envelhecimento.
Grupos de Pesquisa:

 

Professora: Dra. RITA DE CASSIA DE AQUINO

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1987), Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1988), Mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Nutrição e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2005). Atualmente é professor responsável e supervisor de estágio da Universidade Sao Judas Tadeu, professor assistente da Universidade Cruzeiro do Sul e professor e supervisor de estágios da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. É coordenadora do Curso de Especialização em Atendimento Nutricional da Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Dietoterapia e Dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição clínica, atendimento nutricional de idosos, nutrição e dietética e alimentos.

Linhas de Pesquisa: (2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Atendimento Nutricional e Avaliação de Consumo de Idosos.
Grupos de Pesquisa: Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos - USJT
AVALIAçãO NUTRICIONAL E ALIMENTAR - USP
Psicologia do Idoso - USJT

 

Professora: Dra. RITA MARIA MONTEIRO GOULART

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1987), Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1988), Mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Nutrição e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2005). Atualmente é professor responsável e supervisor de estágio da Universidade Sao Judas Tadeu, professor assistente da Universidade Cruzeiro do Sul e professor e supervisor de estágios da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. É coordenadora do Curso de Especialização em Atendimento Nutricional da Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Dietoterapia e Dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição clínica, atendimento nutricional, nutrição e dietética e alimentos.

Linhas de Pesquisa: (2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Aspectos fisiológicos, funcionais e nutricionais de participantes do Projeto Sênior; Perfil nutricional e de qualidade de vida de idosos e Programa de Atendimento Nutricional a grupo de pacientes com Dislipidemias e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
Grupos de Pesquisa: Avaliação de Consumo Alimentar de Idosos - USJT
Grupo de Estudo em Nutrição e Saúde - GENUS - USCS
Psicologia do Idoso - USJT
Psicologia e nutrição de idosos - USJT

 

Professor: Dr. ROMEU RODRIGUES DE SOUZA

É médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1968), doutorado em Anatomia Funcional: Estrutura e Ultraestrutura pelo Instituto de Ciências Biomédicas USP (1976) e Livre-Docência pelo mesmo departamento (1986). Aprovado em concurso para professor Titular pelo mesmo departamento (2001). Atualmente é professor titular de Anatomia da Universidade São Judas Tadeu, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Anatomia da Faculdade de Medicina Veterinária USP. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia celular em relação com a atividade física, atuando principalmente nos seguintes temas: morfometria, estereologia, envelhecimento, lesões em músculo esquelético, cartilagens articulares, coração e plexos autônomos. Foi bolsista do CNPq, nível 2A, produtividade em Pesquisa nos últimos 20 anos. Como médico atua no ambulatório de Geriatria do Hospital das Clínicas da USP.

Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
Campos de Orientação: Desenvolve estudos sobre avaliação morfológica e fisiológica de órgão e tecidos ao longo do processo de envelhecimento; efeitos do envelhecimento no sistema cardiovascular, miocárdio dos ventrículos e grânulos atriais produtores do FNA (fator natriurético atrial); efeitos do envelhecimento sobre os músculos esqueléticos: músculo tríceps braquial e músculo extensor longo dos dedos; estudo morfoquantitativo comparativo dos efeitos do envelhecimento no miocárdio do m. papilar e da parede do ventrículo esquerdo de ratos Wistar e imunosenescência celular e molecular.
Grupos de Pesquisa: Análise microscópica e ultramicroscópica dos efeitos do envelhecimento sobre órgãos e tecidos - USJT
Efeitos microscópicos e ultramicroscópicos do exercício sobre órgãos e tecidos - USJT
Efeitos morfoquantitativos e funcionais do treinamento físico em animais normais e portadores de disfunções neuromusculares - USJT
Atividade Física e envelhecimento saudável - USP

 

PROFESSORES COLABORADORES

Professora: CLAUDIA BORIM DA SILVA

Graduada em Matemática. Mestre em Educação Matemática pela UNICAMP e doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora de Estatística Aplicada em cursos de graduação e Pós-Graduação. Na área científica, tem-se dedicado ao estudo sobre o ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos, com ênfase na área de psicologia e didática da Educação Matemática. Orientadora de pesquisas de Iniciação Científica. Na pós-graduação atua na orientação do planejamento, execução e análises estatísticas das Dissertações de Mestrado das duas Linhas de Pesquisa.

Linhas de Pesquisa: (1) Aspectos Biológicos e Funcionais do envelhecimento
(2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Estatística Aplicada.
Grupos de Pesquisa: LABMEPE - Laboratório de Métodos Estatísticos em Psicologia e Educação - USF Psicologia do Idoso - USJT

 

Professora: Dra. MARIA LUIZA DE JESUS MIRANDA

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é docente da Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade São Judas Tadeu, sendo orientadora nos mestrados em Educação Física e Ciências do Envelhecimento e no doutorado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física para adultos e idosos, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Educação Física; Educação Física e Envelhecimento; Educação Física e Aspectos Psicossociais do Envelhecimento, Pedagogia para o Auto-Cuidado do Idoso; Educação Física e Promoção da Saúde.

Linhas de Pesquisa: (1)Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento
Campos de Orientação: Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física para adultos e idosos, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Educação Física; Educação Física e Envelhecimento; Educação Física e Aspectos Psicossociais do Envelhecimento, Pedagogia para o Auto-Cuidado do Idoso; Educação Física e Promoção da Saúde.
Grupos de Pesquisa: GREPES - Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior - USJT