Automação Industrial

PROPOSTA E DIFERENCIAIS

O conhecimento e o domínio das tecnologias têm sido pré-requisitos para o desenvolvimento profissional em qualquer área de atuação, principalmente na área de automação na indústria.

A automação na indústria moderna decorre de necessidades tais como: maiores níveis de qualidade e flexibilidade, menores custos de operação, menores perdas materiais e custos de capital envolvendo o controle e a qualidade das informações relativas ao processo e ao melhor planejamento da produção, do nível de chão fabril ao nível corporativo.

Compreendendo as necessidades dos profissionais atuantes na área, o curso de especialização em Automação Industrial abrange desde questões de modelagem e análise de conflitos de sistemas automatizados, questões técnicas como a implantação de soluções envolvendo controladores lógico-programáveis, sistemas supervisórios dos processos e redes de automação até questões econômicas sobre recursos tecnológicos e gestão de projetos.

O entendimento do aspecto econômico e da gestão do processo para a solução técnica torna-se necessário nos dias atuais, em que se busca qualidade e eficiência total na maioria das soluções inteligentes.

Objetivo

Preparar, atualizar e qualificar profissionais dedicados ao desenvolvimento e administração de projetos de automação industrial.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de nível superior com interesse voltado às áreas técnicas, cientificas e administrativo-financeiras de automação industrial.

CORPO DOCENTE

Formado por Mestres, Doutores e profissionais experientes com formação e atuação nas mais destacadas organizações públicas e privadas do país. Conforme a Resolução CNE/CES Nº 1, de 8 de junho de 2007, o Corpo Docente de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, deverá ser constituído por professores especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50% (cinquenta por cento) destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de Mestre ou de Doutor obtido em programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido pelo Ministério da Educação.

DISCIPLINAS

Gestão de Projetos
Autoconhecimento e Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional
Análise e Solução de Problemas
Ética e Responsabilidade Social
Projetos de Automação
Integração de Sistemas
Negociação
Sistemas de Supervisão
TCC I
Lógica e Programação para CLPs
Instrumentação Industrial
Redes Industriais de Comunicação
Robótica
TCC II
Controles Integrados
Controle de Processos

INFORMAÇÕES GERAIS

Duração: 12 meses (612 horas-aula)
Horário:
Unidade Mooca
Sábados, das 8h20 às 11h50 e das 13h às 16h30*.

Unidade Butantã
Sábados, das 8h20 às 11h50 e das 13h às 16h30*.
*Eventualmente, as aulas poderão ser marcadas em outro dia da semana para complementação de carga-horária.
Investimento:
35% de desconto até dia 07 de Agosto:
24 parcelas de R$ >R$ 366,65

*Os descontos não são cumulativos a nenhum outro tipo de desconto ou bolsa. Os demais descontos/bolsas serão calculados considerando o valor integral do curso e aprovação via protocolo.
Inscreva-se
edital

Docente responsável

Pedro Duarte Filho

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie (1999), Mestrado em Engenharia Produção pela Universidade Paulista (2011) e Doutorando na Área da Informática pela UNICAMP, Especialista em Automação Industrial pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade São Judas Tadeu (USJT). Foi professor titular e coordenador do Curso de Engenharia da Computação e do Curso de Engenharia da Produção e Engenharia Elétrica da Universidade Dr. Edmundo de Carvalho (UNAR). Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, Sistemas de Automação Industrial, Sistemas Supervisórios, Redes de Chão-de-Fábrica, Sistemas de Execução da Manufatura (MES), Desenvolvimento de Sistemas Computacionais, Aplicação de Algoritmos Genéticos na Área de Distribuição de Energia Elétrica e Aplicação de Sistemas Inteligentes, envolvendo Inteligência Artificial (IA). Como professor universitário tem atuado nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas Computacionais, Programação Estruturada, Redes de Comunicação, Redes de Comunicação de Chão-de-Fábrica, Estruturas de Dados, Simulação Numérica de Modelos Computacionais, Cálculo Numérico, Automação de Processos Industriais, Sistemas Supervisórios e Gerência de Soluções de TI (Tecnologia da Informação) e TA (Tecnologia de Automação). Como engenheiro atuou em empresas de grande porte nacionais e internacionais, tais como Allen Bradley, Rockwell Automation, Petrobrás, Cosipa, CSN, CST, Danone, Shell e Adnoc Abu Dhabi (Dubai) Fundador do Laboratório de Computação de Petróleo e Gás da Estácio , onde trabalha no desenvolvimento de modelos matemáticos para Aplicação em Perfuração em poços de Petróleo.

Currículo Lattes:Clique aqui

Automação Industrial