SOBRE A VIP

Buscando apoiar educadores e propiciar aos alunos subsídios para uma escolha profissional consciente, a Universidade São Judas desenvolveu o Projeto Visita Programada.

Um projeto pioneiro que, desde 1993, oferece aos futuros universitários uma aproximação com o Ensino Superior esclarecendo dúvidas para uma escolha consciente.

Inicialmente o projeto, trazia os estudantes do último ano do Ensino Médio e de Cursinhos para uma visita orientada por uma equipe especializada sobre os cursos da graduação, mercado de trabalho, áreas de atuação profissional, as novas tendências do mercado mundial e os levavam num passeio pela unidade a conhecer de perto a infra-estrutura da Universidade. O programa consiste em um roteiro de aproximadamente 4 horas, onde a universidade oferece o transporte do Colégio visitante para a Universidade São Judas (ida e volta), visitação nos Laboratórios (anatomia, fisioterapia, nutrição, engenharia, fotografia, informática etc.), Estúdios de Rádio e TV, Biblioteca, Cartório Experimental, CPA (Centro de Psicologia Aplicada), Ginásio Poliesportivo, Pista de Atletismo, Auditórios, Teatro, Praça da Cultura e Alimentação etc; totalmente orientada por monitores especializados.

A partir do ano de 2000, o Projeto VIP agregou uma peça teatral encenada por alunos do curso de Artes Cênicas. A peça é montada anualmente, baseada na literatura, solicitada em vestibulares. Após a apresentação da peça, ainda há um “bate-papo” com os monitores, os atores e os visitantes. Ano após ano, o Projeto tem sido elogiado por alunos e professores que nos visitam.

O coordenador, diretor ou professor poderá agendar um grupo de alunos do último ano do ensino médio, mínimo de 30 alunos e máximo de 45.

VIP - Peça de Teatro - Release

RELEASE "MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS"

A peça é uma adaptação da obra de Machado de Assis, considerada uma das mais importantes da literatura brasileira, há quem defenda da literatura mundial.

Brás Cubas é o personagem-defunto, morto desde o início da narrativa, cujas carnes são sendo devoradas pelos vermes. É a estes vermes que o falecido dedica sua história em vida, desde suas origens até o enterro, ao qual só compareceram 11 pessoas para dar-lhe adeus!

A peça assimila a ironia de Machado e Brás Cubas, narrador da peça , assim como do livro .Refere-se às alegrias e às dificuldades em levar adiante o próprio espetáculo, tendo o "público pagante" como testemunha e alvo , a quem dirige os acontecimentos que o levaram à perdição.

Nas cenas, assim como nos capítulos do livro, os personagens que povoaram a vida de Brás Cubas revelam-se em suas intenções, defeitos e qualidades. Trafegam pela peça - que só existe porque Brás Cubas decidiu encená-la - seu pai, seu amigo filósofo que perde completamente o juízo, sua maior paixão, um hipopótamo, uma garota coxa, um capitão poeta de navio .

Indispensáveis ao livro, assim como à peça, emergem reflexões do protagonista, que arranca filosofias - profundas ou baratas? - de uma borboleta em sua testa ou de um delírio em na busca d a origem dos séculos.

Há um embaraço proposital no espetáculo: Brás Cubas resolveu falar de si. E o próprio ato de encenar-se atinge os personagens da sua história, assim como foi atingido em vida pela presença deles. Por exemplo, quando diz: "Tu que me assistes, Virgília amada, se ainda fores viva quando a temporada desta peça acabar, não reparas em meu pouco caso ao ouvir a proposta de meu pai". Proposta de casamento, cujo desfecho marca a vida - e agora a morte - do ilustre cadáver.

Memórias Póstumas de Brás Cubas (adaptação da obra)

Adaptação: Alessandro Toller
Direção: Suzana Aragão
Assistência de Direção: Denise Ayres
Direção Musical: Célio Collela
Cenografia: Bira Nogueira
Iluminação:  André Grynwask
Treinamento de Máscara: Ivanildo Piccoli
Preparação Vocal: Andréa Gattoni

Elenco:
Adriano Mota
Amanda Carvalho
Cristiana Fabrício
Gustavo Furlan
Isabely Fernandes
Nátali Cardozo
Pollyanna Aguilar
Rafael Bolito

Entre em contato com o Departamento de Comunicação e Marketing

de 2ª a 6ª feira, das 9h às 21h | Tels.: 2799-1878 | e-mail: marketing@usjt.br

Voltar Página Inicial