Letras

Português e Inglês, Licenciatura
Tradutor e Intérprete, Bacharelado

Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação

Prática Educacional

Prática Educacional

A Prática Educacional é componente curricular obrigatório do Curso de Letras – Licenciatura – da Universidade São Judas Tadeu e caracteriza-se pelo conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência. As atividades caracterizadas como práticas podem ser desenvolvidas como núcleo ou como parte de disciplinas ou de outras atividades formativas.

 

Confira abaixo, nos Regulamentos, as práticas educacionais correspondentes a cada ano do curso:

 Regulamento reformulado das Práticas Educacionais - currículo 12172010LI

 Regulamento reformulado das Práticas Educacionais - currículo 12172012LI

 Regulamento das Práticas Educacionais - currículo 12172014LI

 

Acompanhe aqui a publicação de algumas Práticas Educacionais desenvolvidas em sala de aula:

 

Produção de Textos em Língua Portuguesa II

(Textos dissertativos produzidos pelos alunos do 2º ano)

 

 Evelym Souza Galvão (2ALENTI)

 Hugo Felipe Marinho Medeiros (2ALENTI)

 Joice Rodrigues (2ALEN)

 Márcia Pinto (2ALEN)

 Maria Cecília Serrano de Lima (2ALENTI)

 Murillo de Andrade Berti (2ALEN)

 Thalita Ramirez Moiseieff (2ALEN)

 Thomas Resch Popoff (2ALENTI)

 

Tecnologia Educacional

(Ambiente de Educação a Distância Moodle produzido pelos alunos do 3º ano)

A Educação a distância (EAD) é um meio educacional que se refere aos processos de ensino-aprendizagem que ocorrem com do uso da Internet. É uma forma de aprendizagem organizada que se caracteriza basicamente pela separação física entre professores e alunos e algum tipo de tecnologia de mediatização entre eles. Nesta forma de educação, são desenvolvidas atividades em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem criados com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) e principalmente nos recursos da tecnologia Web.

No curso de Letras, a disciplina Tecnologia Educacional, vem preparando seus alunos para esta nova era, em aulas práticas nos laboratórios de Informática, através da utilização do Ambiente de Educação a Distância Moodle.

O MOODLE é um Sistema de Gerenciamento de Cursos (Course Management System - CMS) - um sistema desenvolvido para Internet que visa ajudar educadores a criar cursos e atividades on-line de qualidade, integrando programas para gerenciamento de usuários, recursos para autoria e gerenciamento de conteúdos hipermídia, ferramentas de comunicação on-line e instrumentos para acompanhamento e avaliação das atividades. O MOODLE é um programa de código aberto (Open Source) distribuído gratuitamente, isso significa que o programa pode ser copiado, utilizado, modificado e redistribuído desde que sejam respeitados os termos de sua licença.

De acordo com o site Moodle.org, atualmente este ambiente educacional é utilizado em todo o mundo por mais de 70000 instituições educacionais e sites educacionais livres, tem quase 70 milhões de usuários em 235 países e em mais de 70 idiomas.

Na disciplina de Tecnologia Educacional do curso de letras, os alunos são divididos em duplas onde cada dupla tem uma semana para administrar uma aula a distância, com tema livre, no papel de professores. Esta aula deve ter um módulo teórico e um módulo de avaliação onde os colegas de classe, inclusive o professor, são convidados a participar no papel de alunos.

Desta forma, ao final do ano, após as aulas de todas as duplas, os alunos conquistaram a prática da EAD tanto no papel de professor, quanto no de alunos.

  

 

 Apresentação em Power Point - O Uso da Vírgula

Produção de Textos em Língua Portuguesa III

(Artigos científicos produzidos pelos alunos do 4º ano de Letras – Licenciatura)

 

 Clique aqui para acessar a publicação dos artigos

 

 

Unidade Mooca - R. Taquari, 546 - Mooca - São Paulo/SP - CEP 03166-000 | Unidade Butantã - Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã - São Paulo/SP - CEP 05503-001

© 2000 / 2015 Universidade São Judas Tadeu