Duração: 8 semestres.
Titulação: Licenciatura.
Turno(s): matutino, vespertino, noturno.
Unidade(s): Mooca.

O curso forma professores capacitados para possibilitar aos escolares a compreensão das múltiplas dimensões do movimento humano (biológicas, sociais, culturais, didático-pedagógicas, entre outras)  em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Visa a atuação ética, crítica, reflexiva e responsável do professor, na elaboração e aplicação de programas e projetos pedagógicos nos diferentes níveis da Educação Básica, atendendo às demandas e necessidades sociais, visando o desenvolvimento do potencial motor e a autonomia do educando para a prática de atividade física ao longo da vida.

Portarias MEC:

Unidade Mooca – Renovação de Reconhecimento pela Portaria MEC n.º 1.099, de 24/12/2015

Unidade Jabaquara – Autorizado pelo CEPE n.º 11/2017 de 19/10/2017

Contato do coordenador: prof.mlmiranda@usjt.br
Índice CPC: 4
Índice IGC: 4

O profissional formado tem várias opções de trabalho. A educação física escolar é um campo com forte demanda em todo o território nacional. O professor de educação física tem a oportunidade de atuar tanto em escolas públicas quanto privadas, nos diferentes níveis do ensino básico. Poderá, ainda, atuar em contextos interdisciplinares de educação em saúde na escola.

  • Possui corpo docente 100% composto por mestres e doutores: 50% desse total trabalham em regime de dedicação integral, acompanhando de perto o aprendizado e o desenvolvimento do aluno.
  • Voltado às necessidades atuais da educação escolar brasileira e do desenvolvimento integral do aluno cidadão, o curso desenvolve trabalhos interdisciplinares com os demais componentes curriculares da escola, fundamentando-se na investigação científica e responsabilidade socioeducacional.
  • O estágio obrigatório, as atividades complementares e as práticas educacionais são realizados sob a supervisão de um professor do curso, atendendo as normas das Diretrizes Curriculares atuais.
  • Além dos aspectos práticos da profissão, o aluno pode desenvolver trabalhos nas atividades de prática de ensino e estágio supervisionado, em escolas conveniadas.
  • Estimula a continuidade da formação acadêmica, incentivando o aluno a prosseguir seus estudos após a graduação. Inclusive, existe linha de pesquisa nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física voltada diretamente às questões da licenciatura: Educação Física, Escola e Sociedade.
  • Possui biblioteca com amplo acervo especializado, físico e virtual, facilitando o acesso a obras e periódicos científicos de qualidade, o que atende às necessidades da área.
  • Além de tudo, o curso é muito bem avaliado, avaliação 5 no ENADE 2014, nota máxima possível.
Unidade De Por
Mooca (Manhã, Tarde e Noite) R$ 1.526,00 R$ 610,00

*Os valores das mensalidades foram fixados pelo Conselho de Administração e ficarão inalterados até o final de 2017, salvo se outra determinação legal estabelecer critério diverso.
¹No período matutino, só haverá primeiro e segundo semestres. Sendo assim, concluído o segundo semestre, caso não haja 35 alunos, o aluno continuará seus estudos no período noturno.

***Bolsa não cumulativa com os demais descontos e/ou financiamentos ofertados institucionalmente, exceto Fies, Juro Zero – PraValer e Prouni. Caso o aluno venha obter o Fies ou Juro Zero – PraValer, o desconto será mantido; caso obtenha o Prouni, os descontos se acumularão.

o curso de Licenciatura em Educação Física utiliza diversos laboratórios, alguns especificamente para as aulas, como o Laboratório de Anatomia, e outros nos quais os alunos podem completar sua formação realizando estágios e monitorias, como o Laboratório do Movimento Humano, o Laboratório de Percepção Corporal e Movimento e o Laboratório de Pedagogia do Movimento Humano, que fazem parte dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física.

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.