DIREITO | Faculdade de Direito

Acesse o portal da USJT

CASA DE MEDIAÇÃO

A Mediação de Conflitos – ou Transmediação, modalidade criada e desenvolvida na Universidade São Judas Tadeu pela Profa. Annie Dymetman, autora da obra Da Mediação à Transmediação: Dissolver para resolver – é uma nova forma, extraprocessual e extrajudicial, de administrar e de dissolver conflitos, mediante a intervenção de um terceiro imparcial que não tem poder decisório. Trata-se do Transmediador, que atua junto aos indivíduos envolvidos na controvérsia desde um ponto de vista amplo e includente, visando alterar a percepção do mediando acerca do conflito. Na Transmediação não se busca necessariamente o acordo, que pode, ou não, ocorrer, mediante autocomposição. O objetivo é a transformação pessoal e a superação do ressentimento e do trauma provocados pela situação conflitiva. O Transmediador pode trabalhar com apenas uma das pessoas, não sendo necessário o comparecimento de todos os envolvidos no conflito.

 

CASA DE MEDIAÇÃO

A Faculdade de Direito da USJT inaugurou no dia 18 de abril de 2011 sua Casa de Mediação, nas Unidades Mooca e Butantã. O evento contou com a participação da Juíza de Direito Mariella Ferraz Arruda Nogueira, membro da Comissão do Projeto de Conciliação sobre Juizados Especiais do Conselho Nacional de Justiça, e da Presidente do CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem), Ana Lúcia Pereira.

A Casa de Mediação é a primeira do gênero no Brasil. Seus trabalhos tiveram início em 2010 para atendimento do publico interno (especialmente conflitos entre alunos) e em 2011 se expandiram para servir a população do entorno da Universidade.

Os alunos, para ingressarem no quadro de estagiários, devem participar de um curso de formação básica em Transmediação e no semestre seguinte participar de sessões de atendimento na condição de observadores, além de prestarem atendimento nos plantões da Casa de Mediação.

O curso vale horas complementares e a atividade, voluntária, vale como estágio profissional supervisionado.

O atendimento aos mediandos é individual e sigiloso. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13:00 h às 17:00 h.

Para agendamento da primeira sessão, os interessados deverão contactar, a Casa de Mediação, no Campus Mooca (Rua Marcial, 115) pelo telefone 2799-1877, e, no Campus Butantã pelo telefone (11)3817-6712 ou pelo e-mail casademediacao@usjt.br, procurar por Thamires.

Atuam na Casa de Mediação os docentes Annie Dymetman, Solange Gonçalves Dias, Ana Paula Pulgrossi e Simone Lara.

SUPORTE AOS ALUNOS

O serviço de Mediação de Conflitos tem sido oferecido a todo o corpo discente da USJT desde o início de 2010. Trata-se de uma alternativa à instauração de procedimentos disciplinares, quando há a disposição, por qualquer das partes, de descontinuar processos de agressividade, frequentemente acirrados quando há queixa à autoridade institucional. O serviço de Mediação de Conflitos tem obtido excelentes níveis de satisfação por parte dos mediandos em casos como os de assédio moral, bullying e toda a sorte de agressões físicas e morais a que estão sujeitas as pessoas em quaisquer locais e meios de convivência social e coletiva.

BIBLIOGRAFIA INDICADA

• BUSH, R. A. Baruch e FOLGER, J. P. La Promesa de Mediación. Ed. Granica
• CATÃO, Ana Lucia Prado. Mediação e Judiciário: problematizando fronteiras psi-jurídicas. Mestrado em Psicologia Social – PUC/SP – 2009
• DYMETMAN, Annie. Transmediação: Novo paradigma em Mediação de Conflitos (título provisório). Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2011 (no prelo)
• SAMPAIO, Lia Regina Castaldi e BRAGA NETO, Adolfo. O que é Mediação de Conflitos. Editora Brasiliense

• WARAT, Luis Alberto. O Ofício do Mediador: surfando na Pororoca. Editora Fundação Boiteux

Leia aqui os textos de Ademir Buitoni:
PDFA dogmática jurídica e a indispensável Mediação
PDFA função da intuição na Mediação
PDFA ilusão do normativismo e a Mediação

Acesse o Manual de Mediação do Ministério da Justiça:
Manual de Mediação Judicial.

Voltar Página Inicial

PROUNI | CAPES | FIES | CIPA | TRABALHE CONOSCO

Unidade Mooca - R. Taquari, 546 - Mooca - São Paulo/SP - CEP 03166-000 | Unidade Butantã - Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã - São Paulo/SP - CEP 05503-001

© 2000 / 2017 Universidade São Judas Tadeu