Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Talitha Bonini Ferreira
Título(s): [pt] A formação do profissional de educação física para atuação em equipes multidisciplinares na área da saúde
Resumo: [pt] O objetivo desse trabalho foi discutir, do ponto de vista de professores especialistas no tema, a formação dos Profissionais de Educação Física (PEF) para atuar em equipe multidisciplinar em Saúde, . Este estudo tem caráter qualitativo, do tipo descritivo exploratório. Foram realizadas entrevistas com quatro docentes vinculados à área de Saúde de cursos de graduação em Educação Física. Para analisar as respostas dos docentes, as entrevistas foram transcritas e codificadas. Os códigos foram agrupados por semelhança e originaram duas categorias, “formação para saúde” e “atuação”, bem como subcategorias. Esse método auxiliou a análise e interpretação das respostas, sendo possível verificar que, na visão dos docentes, houve um avanço no discurso da saúde pública na Educação Física, porém não o suficiente.. Ainda há um distanciamento entre a demanda do mercado de trabalho e o que é ensinado na graduação. Para os docentes entrevistados, seria interessante que fosse repensado o conteúdo que de fato é necessário haver nos currículos da graduação em EF, com mais possibilidades e/ou opções para os graduandos seguirem carreira. A demanda do mercado de trabalho, com o currículo mínimo e todas as possibilidades de atuação, seria bem mais atrativo. Outro fator importante citado é a escassez de estudos da educação física voltados para o âmbito da saúde, pois se houvesse mais estudos poderia auxiliar de forma mais abrangente na atuação dos profissionais no trabalho multidisciplinar, seriam propostas melhores formas de avaliação e os PEF teriam mais conteúdo sobre o assunto. .
Abstract: [en] The objective of the Project was to discuss the upbringing of Physical Education professionals (PEF) to act in a multidisciplinary team in health, from the point of view of teachers and professionals of this area. This research is qualitative, exploratory and descriptive. Interviews with four teachers linked to the health area of Physical Education undergraduate course were conducted. To analyze the teachers’ answers, the interviews were transcribed and coded. The codes were grouped by similarity and generated two categories, “training for health” and “practice”, as well as subcategories. This method helped the analysis and the interpretation of the answers. Through then, it was possible to verify that, according to the teachers´ view, there was a progress on the public health discourse at Physical Education, however it is not enough. There is still a distance between the demands of the labor market and what is taught at the undergraduation course . For teachers, the fact that the Physical Education undergraduation course curricula are not standardized and do not have a higher internship supply in multidisciplinary team, hamper the PEF training for this market, even with the student’s engagedness in this field of knowledge. Another important fact mentioned is the small number of studies of Physical Education aimed to the health area, because if there were more studies it could help in an extensive way on co-operation of professionals at multidisciplinary work, there would be better proposals of assessment and the PEF would have more content about the subject.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Prof. Maria Luiza de Jesus Miranda
Banca

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Assuntos: Educação Física, Formação profissional, Saúde, Equipes multidisciplinares
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Pesquisa Específica