Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Samanda Nobre do Carmo Saboia
Título(s): [pt] O ensino da dança nas escolas estaduais do ensino fundamental I da cidade de Macapá - AP
Resumo: [pt] Este estudo tem como objetivo discutir o ensino da dança nas escolas públicas da cidade de Macapá – AP. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo. Fizeram parte do estudo 20 professores de Educação Física do Ensino Fundamental I que atuam nas Escolas da rede Estadual de Ensino. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com roteiro temático. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo preconizada por Bardin (2011). Nas escolas estaduais da cidade de Macapá, o conteúdo dança vem sendo trabalhado de distintas formas – Em algumas instituições como conteúdo da Educação Física, e em outras, como atividades extracurriculares. Algumas vezes fomenta debates educativos sobre valores socialmente construídos, e em algumas vezes apenas aparece para reproduzir uma manifestação cultural, o que nem sempre é garantia de aquisição de conhecimento por parte da comunidade escolar. As dicas verbais e as demonstrações se constituem nas principais estratégias utilizadas pelos professores de Educação Física para dinamização do conteúdo dança em suas aulas. Sugere-se que a dança como conteúdo das aulas de Educação Física na nas escolas estaduais da cidade de Macapá precisa ser constantemente ressignificada, para que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores atuem com possibilidade libertadora para os alunos. .
Abstract: [en] This study aims to discuss the teaching of dance in public schools in the city of Macapá - AP. For that, a qualitative descriptive research was carried out. The study included 20 teachers of Physical Education of Elementary School I who work in the Schools of the State Education Network. As a data collection instrument, the semi-structured interview with thematic itinerary was used. The data collected were submitted to the content analysis recommended by Bardin (2011). In the state schools of the city of Macapá, dance content has been worked in different ways - in some institutions as Physical Education content, and in others as extracurricular activities. Sometimes it fosters educational debates about socially constructed values, and sometimes only appears to reproduce a cultural manifestation, which is not always a guarantee of knowledge acquisition by the school community. Verbal cues and demonstrations are the main strategies used by Physical Education teachers to dynamize dance content in their classes. It is suggested that dance as content of physical education classes in the state schools of the city of Macapá needs to be constantly re-signified, so that the teaching strategies used by teachers act with a liberating possibility for students.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Prof. Graciele Massoli Rodrigues
Banca

-

Assuntos: Dança ,Conteúdo, Estratégia, Educação Física Escolar
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica