Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Valdilene Aline Nogueira
Título(s): [pt] A Pedagogia da Educação Física: diálogos e reflexões em uma Comunidade de Aprendizagem.
Resumo: Esse estudo tem como objetivo descrever e compreender como ocorre a Pedagogia da Educação Física (EF) em uma Comunidade de Aprendizagem, incluindo as práticas corporais sistematizadas que acontecem nela, com ênfase na descrição das aulas deste componente curricular. Realizou-se também um esforço em compreender os significados que os educandos e educadores atribuem às aulas de EF e, assim, encontrar elementos que possibilitem diálogos pedagógicos acerca da discussão sobre a disciplina no âmbito escolar brasileiro. O contexto da pesquisa foi uma escola não seriada, de tempo integral, que não apresenta divisões por disciplinas ou classes em seu currículo e que se caracteriza enquanto Comunidade de Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação fenomenológica, organizada em três momentos: Pré-configuração da Realidade, onde se iniciou o movimento de aproximação entre a pesquisadora e o universo pesquisado; Configuração da Realidade, etapa em que foram realizadas as coletas dos dados e; Reconfiguração da Realidade, onde ocorreu a devolutiva aos participantes da pesquisa dos conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores. A coleta de dados se deu através dos olhares da pesquisadora sobre o documento curricular da Comunidade de Aprendizagem, da observação não-participante das práticas corporais e das entrevistas com os educandos e educadores. Foram ouvidos 9 (nove) educandos de ambos os sexos com idades que variaram entre 12 (doze) e 15 (quinze) anos de idade e que estudavam na escola há pelo menos 1 ano, além de 2 (dois) professores de EF que lá atuam. A proposta metodológica desta pesquisa, por assim organizada, visou contribuir para o universo investigado na tentativa de que nossas indagações sirvam de fomento para reflexões futuras na Comunidade de Aprendizagem. Espera-se também que os resultados encontrados apontem para uma compreensão da EF que contribua para a construção de uma prática pedagógica mais crítica e significativa para educandos e educadores de outras escolas.
Abstract: [en] This study aims to describe and understand how the Pedagogy of Physical Education in a Learning Community occurs, as well as to observe the systematized corporal practices that take place in it, with emphasis on the description of the classes of this curricular component. An effort was also made to understand the meanings that the learners and educators attribute to the Physical Education (PE) classes and to find elements that allow pedagogical dialogues about the discussion on the discipline in the Brazilian school environment. The context of the research was a non-serial, full-time school that does not present divisions by disciplines or classes in its curriculum and is characterized as a Learning Community. It is a qualitative research of phenomenological orientation, organized in three moments: Pre-configuration, where the movement of approximation between the researcher and the researched universe began; Configuration, step in which the data were collected and Reconfiguration of Reality, where it occurred the feedback to the research participants the knowledge acquired in the previous stages. Data collection took place through the researcher's views on the curriculum of the Learning Community, as well as the non-participant observation of the corporal practices and the interviews with the learners and educators. During the study, 9 (nine) students of both sexes, with ages ranging from 12 (twelve) to 15 (fifteen) years old who had been studying at school for at least 1 year were heard, as well as the 2 (two) Physical Education teachers who work there. The methodological proposal of this research aimed to contribute to the universe investigated in the attempt that our inquiries serve as encouragement for future reflections on learning community. It is expected that the results point to an understanding of the PE that contributes to the construction of a more.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Profa. Dra. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Banca

-

Assuntos: Educação Física, Métodos de Ensino.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica