Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Helaine Quaresma dos Santos
Título(s): [pt] O ensino da dança na formação do licenciado em educação física: significados de uma vivencia.
Resumo: A presente investigação teve como objetivo identificar as contribuições de uma vivencia sobre dança, para construção do sentido em graduandos de Educação Física. Para tanto, nos apropriamos dos procedimentos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa. Fizeram parte do estudo 20 acadêmicos concluintes do curso de Educação Física do Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP, sendo 9 (nove) do sexo feminino e 11 (onze) do sexo masculino. O estudo foi dividido em três momentos: No primeiro momento foi realizado um grupo focal com o objetivo de perceber o entendimento dos sujeitos participantes do estudo com relação à dança, suas vivências e suas percepções enquanto conteúdo e ferramenta pedagógica. O segundo momento foi composto de oito encontros os quais tiveram como objetivo vivenciar vários aspectos abordados sobre a dança, e no terceiro momento, foi realizado um segundo grupo focal com o objetivo de verificar qual a contribuição das vivências propostas pela pesquisa. Para o desenvolvimento dos três momentos fizemos uso do diário de campo e das técnicas da observação participante. As falas dos sujeitos envolvidos no processo de investigação foi submetida à técnica de análise clássica de conteúdo proposta por Bardin (2011). Após análise das falas dos depoentes, foram estruturadas categorias de análises, interpretadas à luz da literatura científica. Encontramos que, para os alunos, a dança possui um caráter polissêmico, uma vez que, enquanto manifestação humana tem distintas funções tais como: expressar sentimentos, promover libertação, ser arte e lazer. Verbalizaram que suas experiências com a dança aconteceram por obrigações, o que contribuiu para que se tornassem pouco significativas. Além disso, apontaram o preconceito como barreira para vivenciar a dança nos diversos espaços sociais. Após a segunda etapa da pesquisa em que foram vivenciadas diversas estratégias de ensino da dança, os alunos enquanto protagonistas do processo de construção/reconstrução/construção fizeram da dança um veículo socializador de experiências. As estratégias de ensino que foram utilizadas serviram para que os alunos participantes do estudo se sentissem confiantes para desenvolver o conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Pode-se concluir que, por intermédio das estratégias utilizadas, os participantes passaram a significar positivamente e ressignificar o ensino da dança. No decorrer do segundo grupo focal os participantes do estudo manifestaram-se a favor das estratégias de ensino utilizadas, e encorajaram-se para ministrar o conteúdo dança na escola, mesmo entendendo as inúmeras dificuldades que poderão encontrar para trabalhar com o conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Conclui-se o ensino da dança quando provido de trato pedagógico poderá se constituir em uma ferramenta pedagógica a favor do processo de formação do aluno.
Abstract: [en] This research aimed to identify the contributions of experiences about dance, to build the sense undergraduate Physical Education. Therefore, we appropriate the theoretical and methodological procedures of qualitative research. Participants were 20 graduating students of the Physical Education course of Amapá Higher Education Centre - CEAP, 9 (nine) female and eleven (11) males. The study was divided into three stages: the first time we conducted a focus group in order to realize the understanding of participants in the study with respect to the dance, their experiences and their perceptions as content and pedagogical tool. The second time was composed of eight meetings which aimed to experience various aspects addressed on the dance, and the third time, there was a second focus group in order to verify the contribution of the experiences proposed by the research. For the development of the three times we use the field diary and techniques of participant observation. The speeches of the subjects involved in the investigation process was submitted to the classical analysis of technical content proposed by Bardin (2011). After analysis of the speeches of the deponents, categories were structured analysis, interpreted in the light of the scientific literature. We found that for students, the dance has an ambiguous character, since, as a human manifestation has distinct functions such as express feelings, to promote freedom, be art and leisure. Verbalized that their experiences with the dance happened by bonds, which helped them to become insignificant. Also, they pointed prejudice as a barrier to experience dance in different social spaces. After the second stage of the research in which they experienced various teaching strategies dance, students are actively engaged in the process of construction / reconstruction / construction made the dance a socializing vehicle experiences. Teaching strategies that have been used served to the students participating in the study feel confident to develop content dancing in physical education classes. It can be concluded that, through the strategies used, participants have come to mean positively and reframe the teaching of dance. During the second focus group study participants expressed themselves in favor of used teaching strategies, and encouraged to teach the dance content in school, even understanding the numerous difficulties that can find to work with content dance in classes PE. It follows the dance education when provided with pedagogical approach could constitute a pedagogical tool in favor of the student training process.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Profa. Maria Luiza de Jesus Miranda
Banca

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Assuntos: Dança, Ensino – Metodologia, Educação física escolar.
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