Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Elisangela Marquine
Título(s): [pt] Estandes Imobiliários.
Resumo: [pt] O estande imobiliário é uma edificação temporária para apresentação de novos empreendimentos, construída no terreno do lançamento ou em suas proximidades. É uma importante ferramenta de marketing para o mercado imobiliário, pela situação da oferta de um produto intangível durante a maior parte das vendas. Demanda que a arquitetura seja tratada como ferramenta de comunicação, se valendo de linguagens, estilos e signos representativos do empreendimento. Apesar dos estandes serem frequentemente vistos, pouco se conhece a respeito: sabe-se que ele aparece quando um novo empreendimento é lançado e que em curto prazo será demolido, sinalizando terem sido comercializadas a maior parte das unidades postas à venda. Apesar do curto período de vida (1 a 3 anos) os estandes têm presença significativa como uma edificação na Cidade. No entanto, tanto do ponto de vista do marketing quanto da arquitetura, o estande é pouco estudado. Isto motivou a presente investigação, que objetivou resgatar seu histórico e analisar estes projetos sob a perspectiva da arquitetura e do mercado. Foram abordados diversos tópicos que interferem na sua concepção e funcionamento, compondo um levantamento estruturado em história, arquitetura, marketing e construção. Como resultado tem-se um material que futuramente poderá servir como ponto de referência para outras abordagens do tema. A pesquisa de abordagem metodológica descritiva foi desenvolvida com base em registros do marketing imobiliário da cidade de São Paulo de primórdios do século XX até os dias atuais. Foram feitas entrevistas com os mais diversos envolvidos e público, utilizados acervos fotográficos, levantado um significativo número de projetos e foram feitos estudos de casos, apresentando-se exemplos de soluções bem-sucedidas.
Abstract: [en] The real estate sale center is a temporary building for presentation of new projects, being built at the launch’s site or in its vicinity. It is an important marketing tool for the real estate market, because the situation of offering na intangible product on the most part of their selling. Demands the architecture treated as a communication tool, making use of representative languages, styles and signs of enterprise. Although the sales centers are often seen, little is known about them: people observe that it appears when a new project is launched and in the short term will be removed, indicating they were sold the most units offered. Despite the short-lived (one to three years) the sales centers have significant presence as a building in the city. However, from both marketing and architecture point of view, has been little studied. This motivated the present investigation sought to recover its history and analyze projects from the perspective of architecture and market. Various topics which interferes in its conception and operation were approached, making a survey which is divided into history, architecture, marketing and construction. It resulted material that hereafter can serve as a reference point for another ways to address the issue. This research that used the descriptive method was developed based on records of real estate marketing the City of São Paulo since the early days of the twentieth century until today. Interviews were conducted with a wide range of steakholders, photographic colletions were used, as a significant number of projects were raised and case studies have been made, presenting examples of successful solutions.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Prof. Adilson Costa Macedo
Banca

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Assuntos: Mercado imobiliário, Marketing, Arquitetura.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica