Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Daniel Teixeira Maldonado
Título(s): [pt] Os bastidores da Educação Física na escola pública paulistana: a percepção da realidade cotidiana.
Resumo: [pt] O objetivo deste estudo foi compreender como os bastidores do cotidiano escolar público influenciam a prática pedagógica dos professores de Educação Física (EF) da rede municipal de São Paulo, os quais atuam em 37 escolas de Ensino Fundamental da Diretoria Regional de Ensino (DRE)-Penha, na zona leste da cidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra não probabilística intencional composta por 79 professores de EF e 56 gestores (diretores e coordenadores pedagógicos), cujas informações foram coletadas por meio de entrevista, tendo como roteiro aspectos que o entrevistado classificava, numa escala de 1 a 7, como aqueles que dificultavam ou facilitavam a efetivação da prática pedagógica do professor de EF. A análise estatística foi realizada com o auxílio do software SPSS, versão 21.0, e os resultados foram apresentados de acordo com a frequência, porcentagem, média e desvio padrão. Foi utilizado o teste U de Mann-Whitney com nível de significância de 5% para comparar as respostas dos seguintes grupos: a) profissionais formados até a década de 80 e formados na década de 90 em diante; b) profissionais com até 10 anos de experiência na mesma escola com aqueles com mais tempo de experiência; c) profissionais com até 10 anos de experiência na rede municipal com aqueles com mais tempo de experiência; d) profissionais que atuam em escolas da periferia da DRE com os que atuam em regiões centrais; e) professores de EF e gestores. Questões como baixa remuneração, precárias condições de trabalho, intensificação do trabalho docente e controle profissional dificultavam a prática pedagógica e estavam presentes diariamente no cotidiano dos professores, destas, quase todas estavam relacionadas aos aspectos de ordem sociopolítica, cultural, institucional e organizacional, sem que os professores de EF consigam controlar uma parte considerável desses aspectos. Em contrapartida, fatores relacionados com a organização da rede de ensino, da escola e uma didática reflexiva facilitavam a prática pedagógica. Não houve diferença significativa na percepção dos grupos sobre a maioria dos fatores comparados e as que foram identificadas estavam ligadas ao cargo ocupado pelo entrevistado. Foi concluído que é necessário compreender a complexidade do cotidiano escolar público para propor políticas públicas que possam melhorar a qualidade da Educação por meio da melhoria da remuneração e das condições de trabalho do professor de EF, da diminuição da intensificação do seu trabalho e do aumento de sua autonomia pedagógico-profissional.
Abstract: [en] The aim of this study was to understand how the backstage of public school´s routine influences teaching practice of Physical Education teachers (PE) of the city of São Paulo that work in 37 primary schools of the Regional Education District (DRE)-Penha, on the east side of the city. This is a descriptive study, with non- probabilistic intentional sample composed of 79 PE teachers and 56 managers (directors and coordinators), whose information was collected through interviews with a road map including aspects classified by the respondent on a scale of 1-7, such as those that hindered or facilitated the effectiveness of PE teachers teaching. The statistical analysis was performed with the help of the SPSS software, version 21.0, and the results were presented with frequency, percentage, average and standard deviation. Mann-Whitney U test with 5% significance level was used to compare the answers of the following groups: a) professionals graduated until the 80s to those graduated in the 90s and onwards; b) professionals with up to 10 years of experience in the same school to those with longer experience; c) professionals with up to 10 years of experience in municipal schools to those who have longer experience; d) professionals working in schools of the outskirts of the DRE to those working in central regions; e) PE teachers and managers. Issues such as low payment, poor working conditions, intensification of teaching and professional control harm the pedagogical practice and are present every day in the teachers’ professional life, and are almost all related to socio-political, cultural, institutional and organizational aspects without the PE teachers being able to control a considerable part of them. In contrast, factors related to the school system’s organization, organization of each school and a reflective teaching facilitate the pedagogical practice. There was no significant difference in the perception of groups on most factors compared, and those who were identified, are linked to the position held by the interviewee. We conclude that it is necessary to understand the complexity of the public school’s routine in order to propose public policies that may improve the quality of education through better PE teacher’s remuneration and their working conditions, as well as decreased intensification of their work and increase of their pedagogic-professional autonomy.
Titulação: Doutorado em Educação Física
Orientador (a): Profa. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Banca

-

Assuntos: Educação física - estudo e ensino, Cotidiano escolar, Percepção, Prática pedagógica.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica