Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Lidiane Marani
Título(s): [pt] O currículo da educação física na rede municipal de barueri: as perspectivas dos professores.
Resumo: [pt] O presente estudo surgiu de inquietações na prática pedagógica, especialmente quando ingressei na Prefeitura de Barueri como professora de Educação Física. Assim como em diversos municípios e estados brasileiros, Barueri possui proposta curricular específica para cada área de conhecimento. O objetivo deste estudo foi conhecer as perspectivas do professores de Educação Física do município de Barueri sobre o Plano de Referência do componente e sobre sua implementação. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva. O instrumento de coleta de dados foi entrevista semiestruturada realizada com quatorze professores efetivos há pelo menos um ano na rede municipal. As entrevistas gravadas e transcritas foram analisadas com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Apenas uma professora entrevistada se declarou contrária o Plano de Referência. Os demais professores consideram que o Plano pode nortear e uniformizar a Educação Física na rede. Entretanto, como identificado na literatura, esta padronização pode desrespeitar características específicas da comunidade escolar. Os participantes apresentam críticas ao Plano de Referência, classificadas em três categorias. Em relação á concepção que orienta a proposta, os professores criticaram a incoerência entre os objetivos propostos e o currículo definido, assim como a valorização excessiva do esporte. Sobre os conteúdos, os professores criticaram a repetição e falta de diversificação; a sequência; a inflexibilidade; a inadequação ás características dos alunos e a falta de integração com outras áreas do currículo. Quanto á forma de implementação da proposta, as críticas dos docentes se focalizaram sobre a forma como a avaliação é realizada na rede, falta de recursos materiais; a preparação de tarefas burocráticas no cotidiano docente; a ausência de um material apostilado e falta de investimento na formação continuada. A interferência do Plano de Referência (currículo prescrito) sobre as perspectivas e ações dos docentes (currículo praticado) foi perceptível, já que os professores planejam suas aulas com base no currículo proposto. Entretanto, grande parte dos professores declararam inserção de outros temas e conteúdos, assim como excluir e/ou modificar da ordem dos conteúdos. Foi possível perceber também tensões e conflitos presentes na construção do currículo, já que diferentes perspectivas são apresentadas pelos professores. A realização do estudo permitiu compreender que os professores são favoráveis á existência de um currículo comum na rede, mas anseiam por alguma flexibilidade para adequar este currículo ás suas concepções e/ou ás características e necessidades dos estudantes.
Abstract: [en] This study arose from concerns in pedagogical practice, especially when joined in Barueri Prefecture as a teacher of Physical Education. As in many cities and states in Brazil, Barueri has specific curriculum proposal for each area of expertise. The aim of this study was to understand the perspectives of the Barueri city's physical education teachers on the component Reference Plan and on its implementation A qualitative research and descriptive type was performed. The data collection was semi-structured interview with fourteen tenured teachers for at least one year in public schools. Recorded and transcribed interviews were analyzed with the help of content analysis technique. Only one interviewed teacher declared contrary the reference plan. Other teachers consider that the Plan can guide and standardize the Physical Education on the network. However, as identified in the literature, this standardization can disregard the specific characteristics of the school community. Participants have criticisms of the Reference Plan, classified into three categories. Regarding the design that guides the proposal, teachers criticized the inconsistency between the proposed objectives and defined curriculum, as well as the excessive appreciation of the sport. About contents, teachers criticized the repetition and lack of diversification; the sequence; inflexibility; the inadequacy of the characteristics of students and the lack of integration with other areas of the curriculum. As for how to implement the proposal, criticism of teachers is focused on how the assessment is carried out on the network, lack of material resources; preparing paperwork in everyday teaching; the absence of a apostilled equipment and lack of investment in continuing education. Interference Reference Plan (prescribed curriculum) on the perspectives and actions of teachers (practiced curriculum) was noticeable, as teachers plan their lessons based on the proposed curriculum. However, most teachers said inclusion of other themes and content, as well as delete and / or modify the contents of the order. You could also see tensions and conflicts present in the curriculum construction, since different perceptions are presented by teachers. The completion of the study allowed us to understand that teachers are favorable to the existence of a common curriculum in the network, but yearn for some flexibility to tailor this curriculum to their views and / or the characteristics and needs of students.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Profa. Dra. Elisabete dos Santos Freire.
Banca

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Assuntos: Educação Física, Currículo, Ensino, Perspectivas Docentes
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Pesquisa Específica