Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: José Martins Freire Júnior
Título(s): [pt] Estratégias para ensinar esporte nas aulas de educação física: um estudo na cidade de aparecida - SP.
Resumo: [pt] O esporte é um dos conteúdos trabalhados pela Educação Física escolar que possui várias possibilidades didático-pedagógicas. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi descrever e analisar como os professores de Educação física ensinam os conteúdos esportivos nas aulas ministradas do 6º ao 9º ano nas escolas municipais da cidade de Aparecida-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de orientação fenomenológica, na modalidade fenômeno situado, utilizando a técnica da entrevista semiestruturada. As entrevistas foram transcritas e lidas pelo pesquisador para que o mesmo se familiarizasse com o material e identificasse as unidades de significado presentes nos discursos dos pesquisados. A análise ocorreu em nível individual (análise ideográfica) e, posteriormente, abrangeu o grupo como um todo (análise nomotética). Os resultados mostraram que os professores ensinam, principalmente os esportes coletivos de quadra, como objetivo de desenvolver os alunos integralmente, mas possuem uma forte ligação com os objetivos relacionados ao aspecto físico motor, ou seja, melhorar a base motora. Em relação ás estratégias de ensino, a maioria utiliza os jogos pré-desportivos, o jogo formal com regras oficiais, exercícios de repetição dos fundamentos e atividades lúdicas. Os estilos de ensino Comando (A) e Tarefa (B) são os mais comumente utilizados. A maior parte dos discursos evidencia contradições entre objetivos educativos, declarados por meio do esporte, e as estratégias de ensino utilizadas.
Abstract: [en] Sport is one of the contents worked for Physical Education which has several didactic and pedagogical possibilities. Thinking about it, the aim of this study was to describe and analyze the way ten physical education teachers in the city of Aparecida-SP, of both genders, working in eight public schools, teach sports content for the 6th up to 9t grades. This is a qualitative research of phenomenological orientation, situated phenomenon mode, which used the technique of semi-structured interview. The interviews were transcribed and read by the researcher to acquaint with the material and identify the units of meaning present in the speeches of those surveyed. The analysis took place on an individual level (ideographic) and subsequently covered the group as a whole (nomothetics). The results showed that teachers mainly teach team sports court, aims to develop the full students, but have a strong connection with the objectives related to the motor physical aspect, training athletes, attend competitions, improve motor base. In relation to teaching strategies, most uses pre-sports games, the formal game with official rules, repetition exercises of the fundamentals and recreational activities. Command teaching styles (A) and task (B) are the most commonly used. Most of the speeches showed contradictions between educational objectives stated through sport and the teaching strategies used.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Profa. Dra. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Banca

-

Assuntos: Educação física, Estratégias de ensino, Esporte escolar.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica