Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Igor Aparecido De Andrade
Título(s): [pt] A aprendizagem significatica de conceitos da biomecânica nas aulas de educação física: análise de uma proposta didática.
Resumo: [pt] A Educação Física (EF) é um componente do currículo escolar responsável por possibilitar a aprendizagem de conhecimentos sobre o movimento humano. Conhecimentos sobre a Biomecânica podem ser aprendidos nas aulas, permitindo aos estudantes compreender como é possível realizar o movimento de forma mais eficiente. Embora vários autores defendam a introdução de conhecimentos sobre a Biomecânica nas aulas de EF, pouco se sabe sobre quais conhecimentos devem ser aprendidos e como esses conhecimentos podem ser ensinados. O objetivo desta pesquisa foi elaborar, aplicar e avaliar uma proposta didática para a aprendizagem significativa de conceitos da Biomecânica como conteúdo da Educação Física Escolar (EFE). Foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo a aplicação e avaliação de uma proposta didática previamente elaborada com base na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), para a inclusão de conhecimentos sobre a mecânica do movimento humano nas aulas de EF. Cooperaram com a pesquisa 17 estudantes do 5ยบ ano do Ensino Fundamental I (EFI), que participaram de 10 aulas, nas quais vivenciaram atividades diversas para que compreendessem como a inércia, a transferência de velocidade angular para linear e a absorção de força estão presentes e influenciam nos movimentos que realizam. Durante as aulas, os estudantes solucionaram problemas motores com auxílio de organizadores prévios e com a utilização dos princípios da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados dois questionários e a observação das aulas aplicadas. As observações permitiram perceber evidências de aprendizagem significativa, confirmadas com a utilização dos questionários em momentos diferentes. Desse modo, constatou-se a obliteração dos subsunçores, o que permitiu aos participantes aplicar os conceitos discutidos em situações reais e/ou hipotéticas. Considera-se que os conceitos selecionados estão adequados ás características dos participantes e que as estratégias utilizadas permitiram a construção de um ambiente propício para a aprendizagem. Concluiu-se que é possível ensinar nas aulas de EF conhecimentos conceituais significativos envolvidos na mecânica do movimento humano, permitindo ao aluno compreender-se como ser em movimento.
Abstract: [en] Physical Education (PE) is a component of the school curriculum responsible for enabling the learning of knowledge of human movement. Knowledge of biomechanics can be learned in the classroom, allowing students to understand how it is possible to move more efficiently. Although several authors advocate the introduction of knowledge of Biomechanics in PE classes, little is known about what knowledge should be learned and how this knowledge can be taught. The objective of this research was to develop, implement and evaluate a didactic proposal for meaningful learning of Biomechanics concepts as the content of Physical Education School (PES). A qualitative research was carried out, involving the implementation and evaluation of a didactic proposal previously prepared based on the Theory of Meaningful Learning (TML) for the inclusion of knowledge about the mechanics of human movement in PE classes. The participants were 17 students in the 5th year of elementary school (ES), who participated in 10 classes in which experienced various activities to understand how the inertia, the transfer of angular velocity for linear and power absorption are present and influence the movements they perform. During the classes the students solved motor problems, with the help of previous organizers and use the principles of progressive differentiation and integrative reconciliation. As instruments for data collection were used two questionnaires and observation of applied classes. The observations allowed to see evidence of significant learning, confirmed with the use of questionnaires, at different times. Thus, there has been the obliteration of subsumers, which allowed participants to apply the concepts discussed in real and/or hypothetical situations. It is considered that the selected concepts are tailored to the characteristics of the participants and the strategies used allowed the construction of an enabling learning environment for learning. We conclude that it is possible to teach in PE classes significant conceptual knowledge involved in the mechanics of human movement, enabling the student to understand how to be moving.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Profa. Dra. Elisabete dos Santos Freire
Banca

-

Assuntos: Educação Física Escolar, Currículo, Biomecânica.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica