Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Milena Pedro de Morais
Título(s): [pt] Estratégias de ensino de natação para pessoas com lesão medular
Resumo: [pt] A natação para a pessoa lesada medular apresenta inúmeros benefícios nos aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e cognitivos. Porém o processo de adaptação ao meio líquido e a aprendizagem do nado, deve ser feito de forma a aproveitar o potencial e a funcionalidade motora do nadador, através do planejamento de ações e estratégias de ensino que busquem um nadar efetivo com o menor número de adaptações possíveis e respeitando as condições específicas da lesão. Os objetivos deste estudo foram verificar a condução do processo de ensino de natação para lesados medulares, verificar de que forma o professor analisa a funcionalidade motora do nadador lesado medular, compreender como o processo instrucional atua na aprendizagem do nado por lesados medulares na visão dos professores e avaliar as dificuldades encontradas por professores de nadadores lesados medulares durante o processo de ensino. A pesquisa contou com doze professores de natação que atuam com lesados medulares. Essa amostra foi não probabilística, por acessibilidade e indicação de terceiros. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada com nove temas que foram desenvolvidos em formato de questão. Foi ainda utilizado diário de campo. A análise dos resultados aconteceu com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Observamos que o reconhecimento da potencialidade ou não da pessoa com lesão medular interfere de forma direta na eficiência do processo de ensino e na atuação do professor, pois a partir do momento em que este reconhecimento se estabelece, ampliam-se as possibilidades de movimento e estratégias de ensino a serem desenvolvidas. O uso de estratégias criadas com base em técnica tradicional do nado, mostrou que há baixa sensibilização ou mesmo desconhecimento com relação ao trabalho de promoção da funcionalidade motora do nadador que se confirma na medida em que o aporte e suporte da literatura específica se mostra incipiente e não satisfaz o desejo de conhecimento do professor. Contudo, o estudo possibilitou apresentar estratégias de ensino relacionadas á condução, á instrução, aos materiais pedagógicos auxiliares, á percepção e ao ambiente em que podem ser desenvolvidas, que estão disponibilizadas ao final dessa pesquisa.
Abstract: [en] Swimming for spinal cord injured person has numerous benefits on the physiological, psychological, social and cognitive. But the process of adaptation to the liquid medium and the learning of swimming, should be done in order to harness the potential and motor swimmer functionality through action planning and teaching strategies that seek an effective swim with the fewest adjustments possible and respecting the specific conditions of the injury. The objectives of this study were to assess the conduct of swimming teaching process for spinal cord injury, verify how the teacher analyzes the driving feature of spinal cord injured swimmer, understand how the instructional process operates in learning swimming for injured spinal cord in the view of teachers and assess the difficulties faced by teachers of spinal cord injured swimmers during the teaching process. The research was twelve swimming teachers who work with spinal cord injuries. This sample was not probabilistic, accessibility and display of third parties. Data collection was conducted through semi-structured interviews with nine themes that were developed in question format. It was also used a field diary. The results happened based on content analysis proposed by Bardin (2011). We note that the recognition of the capability or not the person with spinal cord injury interferes directly in the efficiency of the teaching process and teacher performance, because from the moment that this recognition is established, expanded the possibilities of movement and strategies teaching to be developed. The use of strategies designed based on traditional technique of swimming showed that there is a low awareness or even lack of knowledge with regard to work to promote the motor functionality swimmer who confirms the extent that the supply and support of specific literature incipient and does not satisfy the teacher's knowledge of desire. However, the study made it possible to present teaching strategies related to driving, education, auxiliary teaching materials, the perception and the environment in which they can be developed, which are available at the end of this research.
Titulação: Mestra em Educação Física
Orientador (a): ProfÂȘ Graciele Massoli Rodrigues
Banca

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Assuntos: Natação, Lesão medular, Estratégias de ensino.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica