Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Keli Garcia Alexandruk
Título(s): [pt] Critérios de sustentabilidade aplicados á escola pública do Estado de São Paulo
Resumo: [pt] Esta dissertação tem por objetivo analisar a aplicação dos critérios de sustentabilidade ao prédio escolar no Estado de São Paulo, tal como vem sendo experimentado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação-FDE. Para o embasamento deste trabalho, são estudados: os acontecimentos que levaram á atual conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente, incluindo o surgimento do termo “desenvolvimento sustentável” e a introdução do discurso sobre educação ambiental nas escolas como política pública do Brasil; os conceitos específicos vinculados á arquitetura sustentável, construção sustentável e escola sustentável, visando mostrar as divergências e consensos no uso de tais definições. Procurou-se identificar, ainda, na evolução do edifício escolar em São Paulo, premissas, soluções e instrumentos existentes com foco no conforto ambiental, que nortearam e modificaram em cada período a construção escolar, na expectativa de que tal resultado pudesse concorrer para a avaliação das soluções recentemente implementadas pela FDE. Na etapa seguinte, para o estudo de caso, o exemplo selecionado é o da Escola Estadual Ilha da Juventude, localizada na Rua Ilha da Juventude, Vila Brasilândia, Jaraguá, em São Paulo, por ter sido a primeira escola do estado de São Paulo projetada (2009) e construída (2012) segundo as orientações necessárias á obtenção do Certificado de Alta Qualidade Ambiental. A análise realizada considera, primeiramente, os critérios de conforto e sustentabilidade, incorporados ao projeto da escola segundo a orientação do selo certificador, comparando-os, em seguida, com as práticas anteriormente existentes.
Abstract: [en] This dissertation aims to analyze the application of sustainability criteria to the school building in the state of São Paulo, as it has been experienced by Fundação para o Desenvolvimento da Educação (Foundation for the Development of Education) - FDE. The following points were studied as the basis of this work: the events that led to the current awareness of the need to preserve the environment, including the emergence of the term "sustainable development", as well as the introduction of the discourse on environmental education in schools as public policy in Brazil; the specific concepts related to sustainable architecture, construction and school, aiming to show the differences and consensus in the use of such definitions. We also sought to identify, in the evolution of school building in São Paulo, assumptions, existing solutions and tools focused on environmental comfort that guided and modified the school construction in each period with the expectation that such a result could contribute to the evaluation of newly implemented solutions by FDE. In the next step, for the case study, the selected example was a public school named Escola Estadual Ilha da Juventude, on Ilha da Juventude Street, Vila Brasilândia, Jaraguá, in São Paulo because it was the first school in the state of São Paulo that was designed (2009) and built (2012) according to the guidelines needed to obtain the High Environmental Quality Certificate. The analysis considers, firstly, the criteria of comfort and sustainability incorporated into the school project according the orientations of the certification seal, comparing them then with the previously existing practices.
Titulação: Mestra em arquitetura e urbanismo
Orientador (a): Profª Kátia Azevedo Teixeira
Banca

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Assuntos: [pt] Escola pública, Sustentabilidade, Certificação ambiental.
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