Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Cristiany Aparecida Marano Coppi
Título(s): [pt] Desenho geométrico: visualização e habilidades que não são desenvolvidas.
Resumo: [pt] O Desenho Geométrico é uma disciplina extremamente necessária para os alunos de todos os níveis de aprendizagem, porque se desenvolvem o olhar e a percepção geométrica que auxiliam na definição de conceitos, demonstração de propriedades, resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio e da criatividade. Essa importância é acentuada, em especial, no Ensino Médio, por significar a preparação para os cursos superiores nas áreas específicas que se faz uso desses conhecimentos. Por isso, preocupando-se com o aprendizado dessa disciplina e também na aquisição de habilidades e de suas influências, desenvolveu-se esta pesquisa, cujo foco é o de compreender por que esse ensino foi paulatinamente deslocado das grades curriculares em que deveria integrar-se aos conteúdos de Geometria para o Ensino Fundamental e Médio, tornando-se facilitadora de aprendizagens no curso de Ensino Superior. Com base em autores, como Dewey e Bourdieu, foram identificados fatores fundamentais que levam os seres humanos a pensar, visualizar e perceber o mundo onde estão inseridos, e como tais fatores são mais ou menos articulados – conhecimento esse que pode colaborar na associação com o ensino e a aprendizagem. Posteriormente, foram apontadas questões de diferentes ordens que repercutiram sobre o ensino, associados ás Leis de educação e parâmetros curriculares, provocando a ausência gradual, nos cursos escolares, do ensino de Geometria, especificamente da disciplina Desenho Geométrico. A partir da contribuição de Lawlor e Massironi, são abordadas a importância e a necessidade do desenvolvimento do pensamento geométrico na formação do raciocínio e as questões relativas á representação que se desenvolvem para as práticas nas diferentes modalidades de ensino.
Abstract: [en] Geometric Drawing is a discipline of paramount importance for students at all levels since it paves the way for the development of the visual geometric perception which is important to define concepts, demonstrate properties, solve problems and consolidate reasoning and creativity. This is particularly important at Secondary School as preparation for pursuing a related University degree. In light of that, this research aimed at understanding the reasons why this discipline has progressively been removed from the Geometry contents taught at Primary and Secondary Schools which bridge the gap for learning at Higher Education. Based upon Dewey’s and Bourdieu’s findings there have been identified fundamental factors prompting human beings to think, visualise, perceive the world and comprehend how those factors are intertwined - knowledge of it may narrow the gap between teaching and learning. Subsequently, there have been highlighted a plethora of issues which impacted on learning and were associated with Education Law and curriculum contents triggering the gradual disappearance of Geometric Drawing teaching within the Geometry discipline. Commensurate with Lawlor’s and Massironi’s contributions this study has also postulated the importance and need for developing a geometric rationale to acquire knowledge and stated the questions related to the different teaching methods.
Titulação: Mestra em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Profª Kátia Azevedo Teixeira
Banca

-

Assuntos: [pt] Visualização, Percepção, Representação, Desenho.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica