Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Bruno Freitas Meireles
Título(s): [pt] Percepção de gestores do Programa Mais Educação a respeito das contribuições do esporte para o desenvolvimento infanto-juvenil.
Resumo: [pt] Este estudo descreve características de Programas de Educação Integral (PEI) em municípios do estado de São Paulo que aderiram ao Programa Mais Educação (PME), patrocinado pelo governo federal e o perfil de seus gestores além de revelar a visão dos gestores de PEI referentes ao desenvolvimento integral dos alunos por meio do esporte. Os PEI, em sua maioria, ampliam em 3 horas, em média, a jornada escolar dos alunos. As áreas temáticas mais comuns são: “Acompanhamento Pedagógico”, “Artes e Educação Patrimonial” e “Esporte e Lazer”, cujas atividades mais desenvolvidas são: Futsal, Atletismo e Recreação. O estudo tem caráter qualitativo e descritivo, coletou informações por meio de um questionário com 16 questões fechadas e uma questão aberta aplicado a 68 gestores, e a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples e a partir da questão como o esporte contribui na formação dos alunos de PEI? foi realizada análise ideográfica para compreensão do discurso individual e da nomotética para uma visão do conjunto. Os resultados mostram que a maioria dos gestores é do sexo feminino, são funcionários públicos efetivos com média de ±6,2 anos de trabalho no município e atuam, em sua maioria, na gestão das secretarias municipais há cerca de 3 anos. O estudo demonstra uma visão ampla dos gestores indicando que compreendem que o esporte contribui no desenvolvimento dos alunos nas diferentes dimensões. Os benefícios mais indicados foram em relação ao desenvolvimento da personalidade (respeito, disciplina e valores), das dimensões físicas (habilidades motoras e capacidades físicas) e das relações sociais (socialização e trabalho em equipe). Já os menos lembrados foram o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento perceptual.
Abstract: [en] This study describes characteristics of Programs of Integral Education (PEI) in municipalities in the state of Sao Paulo that joined the Program More Education (PME), sponsored by the federal government and the profile of its managers in addition to revealing the vision of managers of PEI for the integral development of the students through sports. The PEI, in their majority, expand in 3 hours, on average, the school day for students. The thematic areas are "Pedagogical Accompaniment", "Arts and Heritage Education" and "Sports and Leisure", whose more developed activities are futsal, Athletics and Recreation. The study is qualitative and descriptive, gathered information by means of a questionnaire with 16 questions and an open question applied to 68 managers, and data analysis was performed by means of descriptive statistics and simple from the question How the sport in contributing to the formation of students of PEI? was ideographic analysis for understanding the individual speech and through a nomothetic for a view of the whole. The results show that the majority of managers is female, are public employees effective with average of ±6.2 years of work in the city and act, in its majority, in the management of municipal departments for about 3 years. The study shows a broad view of managers indicating they understand that sport contributes to the development of students in different dimensions. The most suitable benefits were for the development of personality (respect, discipline and values), the physical dimensions (motor skills and physical abilities) and social relations (socialization and teamwork). Already the least reminded been the development of language and the perceptual development.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Profª Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Banca

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Assuntos: [pt] Gestão educacional, Gestão esportiva, Educação integral, Programa Mais Educação, Políticas públicas.
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