Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Wagner Pulzi
Título(s): [pt] Avaliação na Educação Física Escolar: considerações acerca das inter-relações entre movimento e aprendizagem
Resumo: [pt] A avaliação é um processo fundamental na prática pedagógica, cuja função é identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos, verificar se os objetivos do planejamento foram alcançados e levantar informações úteis para a regulação do processo ensino-aprendizagem, envolvendo a interpretação de resultados obtidos a partir de uma leitura da realidade. Na Educação Física, há um entendimento restrito sobre o ato de avaliar, tornando essa prática ainda mais limitada e evidenciando que a mesma ainda resume-se somente à observação e à presença física do aluno. A partir da análise do movimento, podemos ter indícios de dificuldades apresentadas pelos alunos, refletindo possíveis déficits em sua vida acadêmica. Assim, a avaliação dos aspectos motores é fundamental para que se possa identificar essas dificuldades e realizar intervenções. Com essas considerações, os objetivos dessa dissertação foram analisar como têm sido realizadas as avaliações e registros dos alunos nas aulas de Educação Física do ensino fundamental ciclo I, discutir as implicações dos modelos de avaliação, avaliar se há a preocupação em perceber o movimento dos alunos como fator que interfere na aprendizagem, identificar se os professores possuem conhecimento sobre distúrbios motores e verificar como identificam em seus alunos alterações relacionadas ao desenvolvimento dos movimentos. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, de nível exploratório, e participaram dessa pesquisa vinte professores de Educação Física do ensino fundamental ciclo I. Os participantes foram indicados por terceiros e por indicação de alguns dos próprios participantes, sendo a amostra composta por 12 mulheres e 8 homens. Para a discussão dos resultados, utilizamos a análise de discurso. Assim, observamos que os professores acreditam que a prática avaliativa é de fundamental importância, tendo como objetivo acompanhar o desenvolvimento dos alunos, sendo verificado que a prática repousa sobre a dimensão procedimental dos conteúdos e considerando o aspecto motor como objeto de observação, avaliação e de acompanhamento da evolução dos alunos. Os professores afirmaram também utilizar registros para fazer esse acompanhamento, bem como afirmaram possuir uma prática interdisciplinar. Embora exista a percepção das dificuldades dos alunos refletidas através do movimento, havendo relação com as dificuldades apresentadas em sala de aula, apenas um professor demonstrou conhecimento quanto ao transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). Uma vez que esse transtorno interfere significantemente na vida do aluno influenciando negativamente o seu desempenho acadêmico, a avaliação dos aspetos motores se faz necessária para identificar essas dificuldades, já que a motricidade humana é o objeto de estudo da Educação Física.
Abstract: [en] The evaluation is a fundamental process in pedagogical practice, whose function is identify the difficulties and potential of students, check if the objectives of the plan were achieved and raise useful information to regulate the teaching-learning process, involving the interpretation of results obtained from a reading of reality. In physical education, there are a limited view on the act of evaluation, making this practice even more limited and showing that it still boils down only to observation and physical presence of the student. From the analysis of the movement, we have evidence of the difficulties presented by the students, reflecting possible deficits in their academic life. Thus, evaluation of motor aspects is essential so that we can identify these problems and perform interventions. With these considerations, the objectives of this dissertation were to analyze how evaluations and records of students have been conducted in physical education classes in first cycle elementary school, discuss the implications of the valuation models, to assess whether there is concern in understanding the movement of students as a factor that interferes in learning, identify whether teachers have knowledge of motor disorders and check on their students changes related to the development of movements. It is a work of qualitative and exploratory level, and participated in this survey twenty Physical Education teachers of cycle I primary education. Participants were nominated by third parties and indication of some of the participants themselves, and the sample was made of 12 women and 8 men. For a discussion of the results, we used the analysis of discourse. Thus, we found that teachers believe that the evaluation method is crucial, aiming to follow the development of students, and found that the practice rests on the procedural dimension of content and considering the motor aspect as an object of observation, assessment and monitoring the progress of students. Teachers also reported the use of records to make that up and claim to possess an interdisciplinary practice. Although there is the perception of the students' difficulties reflected through movement and was associated with the difficulties presented in the classroom, only one teacher demonstrated knowledge about the developmental coordination disorder (DCD). Since this disorder interferes significantly in the student's life negatively affecting their academic performance, the evaluation of motors aspects is needed to identify these difficulties, since the human movement is the object of study in Physical Education.
Titulação: Mestra em Educação Física
Orientador (a): Prof. Graciele Massoli Rodrigues
Banca

Graciele Massoli Rodrigues [Orientador]

Assuntos:

[pt] Educação física – Estudo e ensino
[pt] ucação física escolar

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