Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Pollyane de Barros Albuquerque Vieira
Título(s): [pt] O texto escrito como recurso didático nas aulas de educação física: a perspectiva dos professores
Resumo: [pt] Ao longo da história, as aulas de Educação Física têm passado por diversas modificações. Essas transformações, além de buscar “promover” a Educação Física (EF) ao patamar de disciplina escolar, trouxeram a necessidade de que o movimento fosse compreendido para além do “saber fazer”. O que antes privilegiava o paradigma da aptidão física e esportiva, hoje sugere a leitura do movimento, em seus aspectos socioculturais, políticos, históricos, sociológicos, normativos, valorativos, isto é, uma abordagem que perpasse pelo “saber sobre e agir”. Diante desses novos significados e exigências presentes, os professores se deparam com atribuições nem sempre percebidas no passado, como a organização e sistematização de um currículo que atenda às necessidades dos estudantes ou a adequação da metodologia de ensino, o que envolve o uso de novos recursos didáticos. Durante muito tempo, os recursos didáticos utilizados nas aulas de Educação Física pareciam estar restritos aos implementos esportivos. Entretanto, tais recursos abrangem uma infinidade de materiais que são utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo: mapas, vídeos, músicas, livros didáticos, textos, entre outros. Apesar de textos para leitura serem bastante utilizados nas outras disciplinas escolares, ainda trata-se de um artefato raramente explorado nas aulas de educação física. Contudo, é possível verificar o surgimento de diversas iniciativas, envolvendo tanto o setor público como o privado, que têm estimulado ou exigido que os professores utilizem o texto em suas aulas. Assim, por iniciativa própria ou por uma imposição da rede de ensino na qual atuam, muitos professores de Educação Física enfrentam, atualmente, a necessidade de utilizar o texto como recurso em suas aulas. Como o texto tem sido utilizado? O que pensam esses professores sobre esta utilização? Qual a perspectiva deles sobre o trabalho que realizam? Para responder estas questões, a presente pesquisa teve como objetivos conhecer a perspectiva e experiências dos professores de Educação Física sobre a utilização do texto escrito como recurso didático; identificar os objetivos do professor ao utilizar o texto; analisar as possibilidades de utilização do texto como recurso didático nas aulas de Educação Física; identificar os textos escritos que têm sido utilizados pelos professores; identificar os temas e os saberes abordados nos textos escritos utilizados. Foi realizada uma pesquisa descritiva, pautada na abordagem qualitativa de pesquisa. Assim, investigamos 21 participantes, professores de Educação Física do Estado de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas e, análise dos textos escritos utilizados, os quais foram analisados com a aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os professores entrevistados estão preocupados com a formação continuada, que os objetivos de uso dessa estratégia estão relacionados com a necessidade de aprofundar e ampliar o conhecimento dos alunos e que existe uma variedade de gêneros textuais utilizados pelos professores.
Abstract: [en] Throughout history, the Physical Education classes have undergone several modifications. These changes, in addition to seeking to "promote" the physical education (PE) to the level of school discipline, brought the need for the movement to be understood beyond the "know-how". What once privileged the paradigm of physical fitness and sport, today suggests reading the motion, in their socio-cultural, political, historical, sociological, normative, evaluative aspects, i.e., an approach that pervades the "know about and act." Given these new meanings and demands, teachers are faced with assignments not always perceived in the past as the organization and systematization of a curriculum that meets the needs of students or the suitability of this methodology, which involves the use of new resources didactic. For a long time, teaching resources used in physical education classes seemed to be restricted to sporting implements. However, these resources cover a multitude of materials that are used to mediate the process of teaching and learning, such as: maps, videos, music, textbooks, and texts, among others. While reading texts to be widely used in other school subjects, yet it is an artifact rarely explored in physical education classes. However, it is possible to see the emergence of various initiatives, involving both the public and the private sector, which have encouraged or required that teachers use the text in their classes. Thus, on its own initiative or by a levy of the school system in which it operates, many physical education teachers are currently facing the need to use the text as a resource in their classes. How has the text been used? What do these teachers think about this use? What is their perspective on the work they do? To answer these questions, this research aims to identify the perspective and experiences of physical education teachers on the use of written text as a teaching resource; identify the goals of the teacher to use the text; examine the possibilities of using the text as a teaching resource in Physical Education; name written texts that have been used by teachers; identify the issues and knowledge covered in the written texts used. A descriptive, based on a qualitative research approach was performed. Thus, we investigated 21 participants, physical education teachers in the state of São Paulo, through semi-structured interviews and analysis of written texts used, which were analyzed with the technique of content analysis. The results show that the teachers interviewed are concerned about the continuing education, the goals of using this strategy are related to the need to deepen and broaden the knowledge of students and there is a variety of genres used by teachers.
Titulação: Mestra em Educação Física
Orientador (a): Prof. Elisabete dos Santos Freire
Banca

Elisabete dos Santos Freire [Orientador]
Marcos Garcia Neira
Graciele Massoli Rodrigues

Assuntos:

[pt] Comunicação escrita
[pt] Educação física – Estudo e ensino
[pt] Professores de educação física

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