Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Fernanda Buonome El Khouri
Título(s): [pt] Efeitos dos estilos de ensino comando e descoberta guiada no processo ensino-aprendizagem do apoio invertido em escolares do 3º ano do ensino fundamental
Resumo: [pt] O objetivo do estudo foi investigar os efeitos de dois estilos de ensino - comando versus descoberta guiada - do Espectro do Mosston de estilos de ensino na aquisição de habilidades e retenção do apoio invertido. Os participantes foram 45 alunos do terceiro ano de uma escola estadual da cidade de São Paulo, Brasil, que foram divididos em dois grupos: de comando (n = 22) e descoberta guiada (n = 23). O apoio invertido foi praticado durante seis sessões de aquisição, realizadas entre um pré-teste e pós-teste/ retenção. O desempenho motor foi avaliado por um teste qualitativo (fases de desenvolvimento) e quantitativo (pontuação). A motivação intrínseca foi avaliada ao fim da experiência pela IMIp (Inventário de Motivação Intrínseca). O teste do qui-quadrado revelou que o número de crianças que migram para estágios avançados de retenção foi maior no grupo de descoberta guiada. A MANOVA não mostrou diferenças entre os grupos em relação a motivação intrínseca; Os meninos mostraram níveis mais elevados na subescala de pressão e tensão, quando comparados com as meninas.
Abstract: [en] The aim of the study was to investigate the effects of two teaching styles - command versus guided discovery - from Mosston's Spectrum of Teaching Styles in the skill acquisition and retention of the handstand in scholars. Participants were 45 third graders from a suburban school in Brazil who were assigned to two groups: command (n=22) and guided discovery (n=23). The handstand was practiced during six acquisition sessions, carried out between a pretest and a posttest/retention. Motor performance was assessed by a qualitative (development stages) and a quantitative (scores) test. Intrinsic motivation was assessed at the end of the experiment by the IMIp. Chi-Square test revealed that the number of children who migrate to advanced stages on retention was higher in the guided discovery group. The MANOVA showed no group differences regarding intrinsic motivation; Boys showed higher levels in the subscale of pressure and tension when compared to girls.
Titulação: Mestra em Educação Física
Orientador (a): Prof. Cassio de Miranda Meira Junior
Banca Cassio de Miranda Meira Junior [Orientador]
Assuntos:

[pt] Aprendizagem motora
[pt] Educação física – Estudo e ensino

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