Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: André Bizerra
Título(s): [pt] Dança Sob a Ótica da Neurociência: Análise da Percepção da Dimensão Corporal e Movimento
Resumo: [pt] O ato de dançar requer um elevado grau de coordenação motora, tornando-se assim, uma rica fonte de material para estudos neurocientíficos. Muitos aspectos neurocognitivos estão envolvidos na dança, destacamos aqui o aspecto da percepção corporal, em particular, o aspecto dimensional da percepção do próprio corpo e a imagética motora, que é um processo ativo em que uma ação específica é reproduzida mentalmente, sem que seja executada de fato. O presente estudo tem por objetivo analisar os aspectos perceptuais (percepção da dimensão corporal e imagética motora) e o aspecto motor (equilíbrio dinâmico) envolvidos na prática da dança, comparando indivíduos fisicamente ativos e inativos. Fizeram parte deste estudo 48 indivíduos divididos em quatro grupos: 1) Grupo Profissional (GP); 2) Grupo Formação em Dança (GF); 3) Grupo Ativo Fisicamente (GA); 4) Grupo Inativo Fisicamente (GI). Foram utilizados os testes: Image Marking Procedure (Percepção da dimensão corporal); teste do tempo de reação para reconhecimento das mãos direita e esquerda (lateralidade); e teste de equilíbrio em estrela (equilíbrio dinâmico). A análise estatística demonstrou que o bailarino não constrói uma percepção da dimensão corporal pela prática da dança, mesmo tendo apresentado uma maior habilidade no teste motor (equilíbrio dinâmico), pois observou-se que não há uma relação direta com a percepção da dimensão corporal, levando-nos a concluir que trata-se de uma habilidade tarefa/dependente adquirida por meio da especificidade do movimento. Nesta pesquisa verificamos a associação estatística entre o nível de conhecimento e a percepção da dimensão corporal, que demonstrou uma tendência de o nível intelectual influenciar na percepção do próprio corpo. Constatamos, então, que a dança e a prática de atividade física contribuem para construir a percepção da dimensão do próprio corpo, mas não podem ser consideradas o fator determinante. O presente estudo nos abriu novos horizontes no que se refere ao entendimento da construção da percepção da dimensão corporal.
Abstract: [en] Dancing demands a high degree of motor coordination, becoming a rich source of material in order to help neuroscientific researches. Many neuroscientific aspects are involved in the dancing practice. In this research are highlighted the body perception, particularly, the body size perception and motor imagery, which is an active process when a specific action is mentally reproduced, within being actually executed. This research aims analyzing the perceptions aspects (body size perception and motor imagery) and motor aspects (dynamic balance) involved in the dancing practice, drawing a comparison between physically active and inactive individuals. Forty-eight persons made part of this research, divided into four groups: 1) Professional Group (GP); 2) Dance Students Group (GF); 3) Physically Active Group (GA); and 4) Physically Inactive Group (GI). We have applied the following tests: Image Marking Procedure; Left/right hands recognition reaction time test (laterality); and Star Excursion Balance Test (dynamic balance). Statistical analysis has shown that the dancer do not build a body size perception by means of the dance practice even though they have showed more ability in the motor test (dynamic balance). So that, we have observed that there are no direct relation to the body perception, drawing us to conclude that it is an action-dependent ability acquired through the movement specificity. We have also verified a statistic association among the educational level and the body size dimension in which has shown that the educational level might influence in the body size perception. By this research, we have realized that dancing and physical activities practice could help building a body size perception although we cannot consider as a determinate factor. This study has made us comprehend other understandings that refers to building a body size perception.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Prof. Dra. Eliane Florêncio Gama
Banca Eliane Florêncio Gama [Orientador]
Assuntos: [pt] Dança
[pt] Neurociências
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica